Teodósio com “jackpot” no Casinos do Algarve

 

Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5) terminou hoje na liderança o segundo dia do Rali Casinos do Algarve, mas foi o piloto Teodósio Motorsport que “jogou” e arrecadou o “jackpot”, sagrando-se campeão nacional da especialidade.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Um ano depois de ter falhado a primeira oportunidade, em consequência de uma avaria mecânica, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5 Evo) garantiu a conquista do título e tornou-se no 22.º piloto a alcançá-lo ao longo dos 53 anos de existência do campeonato, depois de em 1974, a crise do petróleo ter levado ao cancelamento da sua realização.

A correr em casa, Ricardo Teodósio faz o título regressar ao Algarve, 32 anos depois de Inverno Amaral o ter conquistado. Um título merecido, pela regularidade mostrada ao longo da temporada, traduzida numa vitória (Mortágua) e três segundos lugares (Serras de Fafe, Castelo Branco e Algarve), e que já tinha justificado na temporada anterior.

Sabendo que só a vitória lhe interessava para poder lutar pela reconquista do título, que foi seu pela última vez em 2009, Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5) fez uma prova ao ataque, garantiu o triunfo, o 22.º da sua carreira, que o torna o terceiro piloto com mais vitórias, atrás de Joaquim Santos (39) e Fernando Peres (30), mas o abandono de José Pedro Fontes (Citroen C3 R5), esta manhã, acabou por prejudicar as suas aspirações, pois o piloto da marca francesa podia ter pressionado Ricardo Teodósio e lutado pelo segundo lugar o que complicaria a vida ao piloto algarvio.

Com o abandono de José Pedro Fontes, o derradeiro lugar do pódio foi ocupado pelo campeão madeirense, Alexandre Camacho (Skoda Fabia R5), que fez mais uma incursão ao continente e conseguiu um excelente resultado.

Armindo Araújo (Hyundai i20 R5) que, na prova de despedida do título, teve uma presença discreta, apesar de à partida integrar o lote de candidatos ao ceptro, mas deu sempre a sensação de alguma falta de vontade, talvez por a temporada não ter corrido como desejava.

Excelente prova de Pedro Almeida (Skoda Fabia R5), cada vez mais adaptado ao carro, e boa recuperação do madeirense Pedro Paixão (Skoda Fabia R5) que, depois de um furo, logo na fase inicial, que o atirou para o 17.º lugar, recuperou 10 posições, para terminar atrás do espanhol Robert Blach (Citroen C3 R5).

João Marcelino (Renault Clio RS), que fechou o “top ten”, foi o mais rápido entre os que tripulam carros de duas rodas motrizes.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Casinos do Algarve

Data – 1/2 de Novembro

Organizador – Clube Automóvel do Algarve

Estrutura – 391,70 km divididos por quatro secções: Fatacil – Fatacil (145,97 km); Fatacil – Fatacil (55,57 km); Fatacil – Fatacil (174,29 km); Fatacil – Praia da Rocha (15,88 km)

PC – 10 (4 + 1 + 4 + 1)

Extensão das PC – 120,78 km (58,88 km + 1,60 km + 57,80 km + 2,50 km)

Percentagem das PC – 30,83 %

Inscritos – 25 (14 RC2, 4 RC2N, 3 RC3, 1 RC4, 3 RC5)

Participantes – 22 (12 RC2, 4 RC2N, 2 RC3, 1 RC4, 3 RC5)

Classificados – 17 (9 RC2, 2 RC2N, 2 RC3, 1 RC4, 3 RC5)

Comandantes sucessivos

Absoluto – José Pedro Fontes, da 1.ª à 3.ª PC; Bruno Magalhães, da 4.ª à 10.ª PC

RC2 – José Pedro Fontes, da 1.ª à 3.ª PC; Bruno Magalhães, da 4.ª à 10.ª PC

RC2N – Adruzilo Lopes, na 1.ª PC; Vítor Teodósio, na 2.ª e 3.ª PC; José Merceano, da 4.ª à 10.ª PC

RC3 – João Marcelino, da 1.ª à 10.ª PC

RC4 – Ernesto Cunha, da 1.ª à 10.ª PC

RC5 – Hugo Araújo, da 1.ª à 10.ª PC

Vencedores

Absoluto – Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Hyundai i20 R5)

RC2 – Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Hyundai i20 R5)

RC2N – José Merceano/João Brito (Mitsubishi Lancer X)

RC3 – João Marcelino/Valter Cardoso (Renault Clio RS)

RC4 – Ernesto Cunha/José Almeida (Peugeot 208 R2)

RC5 – Hugo Araújo/Fernando Miguel (Kia Picanto)

CLASSIFICAÇÃO

POS.EQUIPACARRO TEMPO
1.ºBruno MagalhãesHugo MagalhãesHyundai i20 R51.10’53,4″
2.ºRicardo Teodósio/José TeixeiraSkoda Fabia R5 Evoa 16,1″
3.ºAlexandre Camacho/Pedro CaladoSkoda Fabia R5a 1’00,6″
4.ºArmindo Araújo/Luís RamalhoHyundai i20 R5a 1’06,1″
5.ºPedro Almeida/Miguel RamalhoSkoda Fabia R5a 2’53,6″
6.ºRobert Blach/Jose MuradoCitroen DS3 R5a 3’54,2″
7.ºPedro Paixão/Luís RodriguesSkoda Fabia R5a 4’11,4″
8.ºMiguel Correia/Pedro AlvesSkoda Fabia R5a 5’14,2″
9.ºAntónio Dias/Nuno Rodrigues da SilvaSkoda Fabia R5a 7’05,3″
10.ºJoão Marcelino/Valter CardosoRenault Clio RSa 9’32,7″

OS MAIS RÁPIDOS

 1.º2.º3.º4.º5.º6.º
Bruno Magalhães324100
José Pedro Fontes300200
Alexandre Camacho231020
Ricardo Teodósio221220
Armindo Araújo210301
Pedro Paixão204110
Pedro Almeida100012
Robert Blach100002
Miguel Correia100010
Pedro Meireles000004

CLASSIFICAÇÃO OFICIOSA DO CAMPEONATO – 1.º Ricardo Teodósio, 150,92 pontos; 2.º, Bruno Magalhães, 146,86; 3.º, Armindo Araújo, 134,94; 4.º, José Pedro Fontes, 115,6; 5.º, Pedro Almeida, 76; 6.º, Miguel César Barbosa, 70,82; 7.º, Ricardo Moura, 46,39; 8.º, Miguel Correia, 44; 9.º, António Dias, 44; 10.º, Pedro Meireles, 40,42.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação