WEC

Team Peugeot TotalEnergies nas 6h de S. Paulo

Quatro semanas depois das 24 Horas de Le Mans, São Paulo aguarda os concorrentes do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) no circuito de Interlagos. Trata-se do Rolex 6 Horas de São Paulo, com o Team Peugeot TotalEnergies a querer regressar aos bons resultados no Brasil.

redacao@autolook.pt

As 6 Horas de São Paulo marcam o início da segunda metade da temporada do WEC – realizada exclusivamente fora do continente europeu – que termina no Bahrein no início de novembro. Com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne comprometidos com a Fórmula E, os Peugeot 9X8 serão pilotados por Paul Di Resta e Mikkel Jensen (#93) e Loïc Duval e Malthe Jakobsen (#94).

Embora o Team Peugeot TotalEnergies não tenha sido recompensado pela sua intensa preparação e esforços nas 24 Horas de Le Mans, a equipa francesa continua determinada e pretende confirmar os progressos demonstrados no início da temporada, nas corridas de seis horas.

A equipa regressa a este formato familiar no Autódromo José Carlos Pace – batizado em homenagem ao piloto brasileiro de Fórmula 1 que venceu o Grande Prémio do Brasil de 1975 – anteriormente conhecido como Interlagos.

Localizado na zona sul de São Paulo, o circuito mais curto do calendário (4,309 km) serpenteia entre os lagos artificiais Guarapiranga e Billings, que abastecem a região de São Paulo. No ano passado, o Team Peugeot TotalEnergies terminou em 8.º lugar com o Peugeot 9X8 #93, que largou em 17.º lugar na grelha.

«Estávamos a descobrir este circuito único e histórico de Interlagos. É uma pista muito variada, com seções rápidas e uma parte mais estreita e sinuosa. O circuito foi parcialmente repavimentado desde a corrida do ano passado. As equipas usaram estratégias de pneus diferentes e não tivemos controlo total das coisas do nosso lado durante essa corrida. Estaremos mais bem preparados este ano», explicou Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport.

Devido a uma sobreposição com o Campeonato do Mundo de Fórmula E da FIA (E-Prix de Berlim), a formação de pilotos será reorganizada para as 6 Horas de São Paulo. O Peugeot 9X8 #93 será conduzido por Paul Di Resta e Mikkel Jensen, enquanto o #94 será partilhado por Loïc Duval e Malthe Jakobsen. O piloto de testes Théo Pourchaire também estará no Brasil como reserva, se necessário.

Os dois Peugeot 9X8 entrarão em pista na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, para duas sessões de treinos livres. No dia seguinte está agendada mais uma sessão de treinos livres, qualificação e a sessão Hyperpole com os 10 melhores Hypercars. A quinta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA 2025 terá início no domingo, dia 13 de julho, às 13h30, hora local (17h30, hora portuguesa).

JEAN-MARC FINOT

VICE-PRESIDENTE SÉNIOR DA STELLANTIS MOTORSPORT

«O nosso objetivo é ter uma segunda metade da temporada forte, começando em São Paulo, onde trabalharemos para melhorar o nosso ritmo de corrida para nos mantermos na luta, como fizemos em Spa-Francorchamps. Também precisamos manter o mesmo nível de excelência operacional que mostrámos em Le Mans e aplicar a nós mesmos o lema nacional do Brasil: “Ordem e Progresso”».

PAUL DI RESTA

(PEUGEOT 9X8 #93)

«Estou ansioso por regressar a Interlagos, onde já corri na Fórmula 1 e, no ano passado, nos Hypercar. É um circuito especial, sobretudo porque se corre no sentido contrário aos ponteiros do relógio – é um grande desafio. Espero que possamos redescobrir o nosso nível de desempenho de Spa-Francorchamps e garantir um bom resultado. Com o JEV a correr em Berlim, seremos apenas nós os dois a partilhar o #93, por isso teremos mais tempo de condução. Todos estão bem descansados depois de Le Mans e estamos prontos para dar início à segunda metade do campeonato».

MALTHE JAKOBSEN

(PEUGEOT 9X8 #94)

«Esta será a minha primeira vez em Interlagos, um circuito lendário – mal posso esperar. Tenho-me preparado no simulador, que é uma ferramenta muito valiosa, uma vez que o nosso tempo de pista antes da corrida é bastante limitado. O tempo também pode desempenhar um papel preponderante. Embora o nosso ritmo de corrida não tenha sido suficientemente forte em Le Mans, a equipa teve um desempenho operacional muito bom ao longo dos dez dias. Estamos prontos para São Paulo e para a segunda metade da temporada».

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