Team Petronas a postos para o Dakar

O Team Petronas De Rooy Iveco vai alinhar na 42.ª edição do Rally Dakar com três camiões Iveco Powerstar, conduzidos por Janus van KasterenJr, Vick Versteijnen e AlbertLlovera, e um Iveco Trakkercom MichielBeckx aos comandos.

(auto.look2010@gmail.com)

Tudo está preparado para o arranque do Dakar 2020, o rali-raid mais exigente do mundo, e que, pela primeira vez na sua história, se realiza na Arábia Saudita. É também um novo começo para o Team Petronas De Rooy Iveco, que vai lutar pelo pódio com quatro novos e motivados pilotos a integrar a equipa.

O Team Petronas De Rooy IVECO vai enfrentar os demolidores terrenos de competição recorrendo a três Iveco Powerstar e a um Iveco Trakker. Pelo 9.º ano consecutivo, a Iveco tem o estatuto de fornecedor oficial da equipa, providenciando veículos, motores e peças. Todos os camiões Iveco contam com motores Iveco Cursor 13, com potências até 1000 cv, especificamente desenvolvidos pela FPT Industrial, a marca de propulsores do grupo CNH Industrial.

Nesta 42.ª edição da prova, o Rali Dakar deixa o continente sul-americano e instala-se no Médio Oriente, disputando-se perante as grandiosas e variadas paisagens da Arábia Saudita. O percurso cobre 7.500 km, dos quais 5.000 são cumpridos em especiais cronometradas. O deserto é o terreno dominante este ano, representando 75% do percurso e colocando à prova todas as capacidades e mestria de condução e navegação dos pilotos, que terão de lidar com o todo o tipo de situações em pisos extremamente arenosos.

Para Thomas Hilse, presidente da marca IVECO, o «o Team Iveco está ansioso pelo arranque do Rali Dakar, que se realizada pela primeira vez na Arábia Saudita». «Mais uma vez, os nossos camiões vão demonstrar a sua enorme fiabilidade nos terrenos mais difíceis, a que se juntam as condições extremas do deserto. Apostamos claramente nos lugares do pódio, contando, para o efeito, com o elevado desempenho dos nossos potentes propulsores projectados e construídos pela FPT Industrial. Este ano, é com orgulho que apresentamos uma equipa inteiramente nova, constituída por pilotos com o seu enorme entusiasmo e forte espírito de equipa. Além disso, todos podem contar com o apoio e a orientação de Gerard de Rooy. Posso garantir que todos ficarão impressionados com a determinação da equipa em assumir este novo desafio, sujeitando-se aos limites de forma imparável, como é característico da Iveco».

 

UTILIZAR A EXPERIÊNCIA

ADQUIRIDA NAS EDIÇÕES ANTERIORES

Janus van KasterenJr é um piloto de todo-o-terreno e alinha pela terceira vez no Rali Dakar ao volante de um Iveco Powerstar Evo 3 (#505), acompanhado pelo navegador Marcel Snijders e o mecânico DarekRodewald. KasterenJrconta poder utilizar toda a sua experiência adquirida nas edições anteriores, nas quais obteve, por diversas vezes, classificações entre os 10 primeiros das etapas.

Albert Llovera, ex-esquiador olímpico, participa em ralis há já vários anos, apesar de paralisado da cintura para baixo. Fez a sua estreia no Rali Dakar em 2014 e, desse então, participou em quatro edições da prova. Llovera estará ao volante do segundo IVECO Powerstar Evo 3 (#517), especialmente adaptado às suas necessidades específicas de condução. A bordo do seu camião seguem, também, o navegador Ferran Marco Alcayna e o mecânico Marc Torres.

Vick Versteijnen ganhou experiência de condução de camiões em duas edições do Rali Dakar, tendo-se estreado na prova em 2015,tendo, então, causado sensação ao concluir a prova apesar dos sérios problemas que afectavam o seu veículo. Versteijnen participou ainda nas edições de 2018 e 2019 do “Morocco Desert Challenge”. Versteijnen está aos comandos de um Iveco Powerstar Evo 2 (#522), sendo acompanhado pelo navegador Teun van Dal e pelo mecânico André van der Sande.

Para MichielBecx, trata-se da primeira participação no Rali Dakar ao volante de um camião, assumindo a função de assistência rápida à equipa, transportando diferentes peças e equipamentos. O Iveco Trakker (#531) terá a bordo Edwin Kuijipers como navegador e Bernard den Kinderen, o mecânico mais experiente da equipa.

PETRONAS É O PRINCIPAL PATROCINADOR

A Petronas Lubricants International é, pelo 9.º ano consecutivo, o principal patrocinador e parceiro técnico da equipa, assegurando o fornecimento dos lubrificantes desenvolvidos em conjunto com a IVECO e a FPT Industrial e recomendados para toda a gama de veículos ligeiros e pesados, bem como todos os fluidos funcionais, tais como o óleo de transmissão PETRONAS TUTELA e todos os outros produtos de manutenção dos camiões de competição ao longo de todo o rali.

Todos os veículos da equipa utilizam o óleo de motor premium Petronas Urania, cuja fórmula inclui a mais avançada tecnologia de aditivos especificamente desenvolvidos para total protecção e fiabilidade do motor, proporcionando também menores consumos e maior desempenho.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação