Tanak “roubou” liderança a Meeke

O estónio do Toyota Yaris WRC terminou hoje a primeira etapa do rali da Grã-Bretanha, 12.ª prova do Mundial, na frente da qualificação, depois de destronar o colega de equipa Kris Meeke.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Após uma manhã tranquila, onde a chuva foi companhia permanente, a tarde, quando a chuva deixou de cair, tornou-se complicada, com mais uma especial, a segunda da tarde, a ser interrompida, em consequência do violento despiste do finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), depois de, na primeira, ter sido o finlandês Esapekka Lappi (Citroen C3 WRCI) a sair da estrada, mas sem obrigar à interrupção da classificativa.

Entretanto, na derradeira especial do dia, o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) conseguiu desalojar o inglês Kris Meeke (Toyota YarisWRC) do comando da prova, posição que ocupava desde a Super Especial, de ontem, no traçado de Oulton Park.

Mas Kris Meeke não perdeu apenas um lugar, porque, também, o francês Sébastien Ogier (Citroen C3 WRC) conseguiu ultrapassá-lo e ascender ao segundo lugar, com a escassa vantagem de 0,2” sobre o inglês.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), o terceiro candidato ao título, termina o dia na quarta posição, mas na corrida pelo triunfo, uma vez que dista 8,4” do estónio.

No que diz respeito ao RC2, o comando pertence ao checo Jan Kopecky (Skoda Fabia R5 Evo) que dispõe de 7,5” de vantagem sobre o finlandês Kalle Rovampera (Skoda Fabia R5 Evo), com o francês Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia R5) a ocupar a terceira posição da categoria, a escassos 3,3” do finlandês.

CLASSIFICAÇÃO, APÓS A 10.ª PC – 1.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC), 1.14’30,8”; 2.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC), a 3,4”; 3.º, Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), a 3,6”; 4.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 8,4”; 5.º, Andreas Mikkelsen/JAnders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 25,7”; 6.º, Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupé WRC), a 33,5”; 7.º, Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC), a 37,4”; 8.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC), a 51,8”; 9.º, Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford Fiesta WRC), a 2’56,6”; 10.º, Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5 Evo), a 4’01,1” (1.º do RC2).

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação