Suzuki Across para cortar com o convencional

O Across é a mais recente proposta da Suzuki. Trata-se de um SUV apetrechado com um novo sistema híbrido “Plug-in” e tracção 4×4 electrónica E-Four. O modelo reúne argumentos suficientes para cortar com o convencional…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Estilo desportivo vinca a robustez e proclama a chegada de um SUV de nova geração. A proposta da Suzuki caracteriza-se por cantos quadrados, linhas impressionantes e uma dianteira desportiva e agressiva com um pára-choques alto e uma grande grelha frontal aberta. Em suma, o Suzuki Across é o primeiro modelo SUV a sair da Toyota Motor Corporation sob o acordo de colaboração entre as duas marcas.

O Across, desenhado para chamar a atenção a começar pela impressionante carroçaria, é alimentado por um sofisticado sistema híbrido “plug-in” e apresenta um motor a gasolina de 2,5 litros Dynamic Force, combinado com um motor eléctrico em posição frontal com 185 cv e ou outro no trem posterior, a debitar 54 cv, aferindo uma potência máxima combinada de 306 cv.

A transmissão é automática e do tipo e-CVT – variação contínua – com 6 relações pré-definidas e patilhas no volante para trocas manuais. Quanto a performances, a Suzuki anuncia 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

Com a já referida potência de 182 cv e um binário máximo de 270 Nm, o motor eléctrico vai buscar energia a uma bateria de iões de lítio de 18,1 kWh, que está colocado por baixo do veículo.

Equipado com o sistema electrónico E-Four de tracção 4×4, garante uma resposta eficiente, para que a condução e o controle do veículo sejam seguros, inclusive em pisos escorregadios. No seu design exterior, destacam-se os faróis LED com um projector bi-LED –combinam luzes de médios e máximos – e um LED DRL, jantes de liga leve de 19 polegadas em preto brilhante e polidas.

SUZUKI ACROSS

COM QUATRO MODOS DE CONDUÇÃO

O Suzuki Across usufrui um sistema composto por quatro modos de condução: EV (que assume por defeito), Auto EV/HV, HV e o modo carregador de bateria. No primeiro, o veículo desloca-se com recurso apenas ao motor eléctrico. O Auto EV/HV, recorre, assim como no HV, ao motor de combustão, para ajudar, por exemplo, na aceleração; ao passo que no modo carregador de bateria, utiliza o motor de combustão para recarregar a bateria a repor energia na bateria.

Ao nível interior, o Suzuki Across dispõe de moderno espaço para o transporte de cinco adultos em condições de conforto e sem qualquer aperto. A complementar está um painel de instrumentos e uns painéis interiores cobertos com um material macio. O SUV vem equipado com um ecran táctil de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay para iPhone, Android Auto e MirrorLink.

A bagageira, com uma capacidade de 490 litros, está na média do segmento, destacando-se por apresentar úteis soluções de cariz funcional, como são as práticas tomadas eléctricas de 220 V. No que diz respeito à tecnologia, a marca japonesa destaca a presença de sistemas de segurança como a pré-colisão (PCS), o sistema de manutenção de trajectória (LTA) e o controle de velocidade dinâmico (DRCC).

Disponibiliza ainda o reconhecimento de sinais de trânsito, detector de ângulo morto, alerta de tráfico posterior, sistema de chamadas de emergência e-Call e sistema de retenção de travão.

O novo Suzuki Across estará disponível por 56.822 euros, um valor que já inclui a campanha de lançamento.

AMPLA BAGAGEM

 PRÁTICO ARMAZENAMENTO

A porta da bagageira abre-se comodamente par facilitar o acesso a um grande espaço que tem capacidade para 490 litros de equipamento de múltiplas formas e tamanhos. Quando temos as mãos ocupadas, o sistema da porta da bagageira detecta a chave na mala ou no bolso e abre-se automaticamente se, simplesmente deslizarmos o pé para a frente e para trás sob o centro do pára-choques traseiro.

Os numerosos compartimentos existentes no interior do veículo tornam possível guardar e colocar objectos, como moedas, bebidas, smartphones e outros pequenos objectos pessoais de forma a ter tudo organizado e ao alcance da mão.

SISTEMAS INTELIGENTES

PARA CONDUÇÃO SEGURA

Graças aos dispositivos de segurança avançada, a condução torna-se muito tranquila que protege, tanto o condutor como os passeiros. O Sistema Pré Colisão (PCS) ajuda a prevenir colisões monitorizadas na estrada mediante um radar de onda milimétrica e uma câmara monocular. Alerta o condutor quando existe um risco de impacto e fornece assistência à travagem se o risco de colisão aumenta.

Quando o sistema detecta sinais de trânsito mostra no dispplay multi-informação do painel de instrumentos, recordando assim ao condutor os sinais vigentes nesse momento. Já o BSM adverte a presença de um veículo no ângulo morto.

CARACTERÍSTICAS – SUZUKI ACROSS GLX

Motor                                                          Gasolina e 2.5 Plug-in Hybrid

Tracção                                                       E-Four (Electrical 4WD System)

Transmissão                                              E-CVT (Automática)

Versão                                                         GLX

Cilindrada                                                  2.487cc

Potência máxima                                      136KW (185 cv)/6.000 rpm

Binário máximo (Nm/rpm)                   227/3.200 – 3.700 rpm

Alimentação                                              Injecção dupla

Velocidade máxima (km/h)                   180

0-100 (km/h)                                            6,0s

Autonomia em modo eléctrico (km)    75

Pneus e Jantes                                          235/55R19 + Jantes de liga leve

Número de portas                                    5

Dimensões (mm)                                     4.635 Comprimento/1.855 largura/1,690 largura

Distância entre eixos                               6.690mm

Bagageira                                                   1.604 litros

Preço                                                           56.822 euros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *