Surpresa na Finlândia chamada… Craig Breen

Irlandês terminou o primeiro dia do Rali da Finlândia, 10.ª prova do Mundial, na frente da classificação, batendo o seu companheiro de equipa, o estónio Ott Tänak, por 2,8 segundos, num dia dominado pela marca sul-coreana.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Seis provas de classificação, três comandantes e o primeiro dia do Rali da Finlândia a terminar, de forma surpreendente, com o irlandês Craig Breen (Hyundai i20 Coupé WRC) no comando da prova, quando se esperava que fossem os pilotos locais a dominar.

A prova começou com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris WRC), que vai no terceiro navegador da época, a ser o mais rápido na especial de abertura mas a perder o comando a prova, em consequência de um pião que lhe custou “20” e a descida para o 10.º lugar da geral.

Apesar de não ser da casa, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Coupé WRC) assumiu o comando na segunda especial e manteve-o até ao derradeiro troço do dia, altura em que Craig Breen, apesar do troço ser feito de noite, o que beneficiava, do ponto de vista teórico, os pilotos locais, chegou ao primeiro lugar, à frente do estónio, com a Hyundai a dominar no arranque da prova, o que surpreendeu Ott Tanak.

O inglês Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) fecha o pódio provisório, à frente do primeiro finlandês, o regressado Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC), que é seguido pelo seu compatriota Kalle Rovampera (Toyota Yaris WRC), que hoje completa 21 anos.

O líder do campeonato, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), que se pode sagrar campeão nesta prova se fizer mais 16 pontos que Elfyn Evans e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), terminou hoje apenas na sétima posição, já a 33,6 segundos do comandante.

Entre os RC2 é o finlandês Teemu Suninen (VW Polo GTi R5) que termina o primeiro dia na frente, com 7’4” de avanço sobre o seu compatriota Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) e 8,2” sobre o norueguês Mads Ostberg (Citroen C3 Rally2), o que coloca, para já, no pódio da categoria carros de três marcas diferentes.

Para este sábado, os concorrentes cumprem uma dupla passagem pelas classificativas de Kakaristo – Hassi (18,17 km), Paijala (22,61 km), que é a mais extensa da prova, Arvaja (13,49 km) e Patajoki (20,55 km), com o dia a terminar com a segunda passagem pela Super Especial de Harju.

Classificação geral, após seis classificativa – 1.º, Craig Breen/Paul Nagle (Hyundia i20 Coupé WRC), 43’51,3”; 2.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2,8”; 3.º, Elfyn Evans/Martin Scott (Toyota Yaris WRC), a 6,1”; 4.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC), a 6,7”; 5.º, Kalle Rovampera/JonneHalttunen (Toyota Yaris WRC), a 7,9”; 6.º, Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 Coupé WRC), a 31,3”; 7.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), a 33,6”; 8.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Yaris WRC), a 46,9”; 9.º, Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC), a 1’20,6”; 10.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta WRC) a 1’48,9”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *