Sucesso garantido no Vodafone Rally de Portugal
A Toyota Gazoo Racing chega a Portugal na liderança do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA. A 55.ª edição do Vodafone Rally de Portugal terá lugar de 19 a 22 de Maio e marca a entrada numa nova fase importante da época 2022 uma vez que será a estreia do GR Yaris Rally1 em pisos de terra. A prova portuguesa tem ainda a honra de assinalar os 50 anos do Mundial de ralis FIA.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Criado em 1967, então com a designação de Rali Internacional TAP, a mais importante prova do automobilismo nacional teve, ao longo da sua história os mais diversos nomes, com a actual designação, Vodafone Rali de Portugal a datar de 2007. Portugal a fazer parte do lote de países, em conjunto com a Áustria, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Itália, Marrocos, Mónaco, Polónia, Quénia e Suécia, Integrou, em 1973, o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis, sucessor do Campeonato Internacional de Marcas.
No ano em que o Campeonato do Mundo assinala o seu 50.º aniversário, a prova portuguesa integra o calendário pela 43.ª vez, com Portugal a ser o sétimo país, entre os 35 que já organizaram provas “Mundiais”, atrás da Finlândia (51), Itália (51), Inglaterra (47), França (46), Mónaco (46) e Suécia (46).
Como reconhecimento da importância da prova portuguesa, a FIA assinala a comemoração do 50.º aniversário do campeonato em Portugal, onde estarão presentes pilotos, navegadores e carros que fazem parte da sua história.
Mas a prova portuguesa fica marcada, ainda antes de começar, por dois factos: ser aquele que reúne maior número de inscritos (100) e que tem maior extensão de provas de classificação (338,34 km), com as três efectuadas (Monte Carlo, Suécia e Croácia) a não chegarem às três centenas.
Presentes no Rali de Monte Carlo onde foram, respectivamente, primeiro e segundo, os franceses Sébastien Loeb (Ford Puma Rally1) e Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) estão de regresso à competição nas estradas de terra portuguesas, na prova que marca a estreia dos novos Rally1 nos pisos de terra.
Essa é uma das maiores curiosidades da prova portuguesa, uma vez que é o primeiro confronto directo entre as três marcas envolvidas, num piso que pode contribuir para o aparecimento de surpresas.
Apesar de terem estado ausentes das duas provas anteriores, os franceses, que desde cedo mostraram interesse em integrar a prova portuguesa no seu calendário desportivo, integram o lote de candidatos ao triunfo, com Sébastien Ogier (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017) a partir em busca da sexta vitória, que, a acontecer, o tornará no piloto com mais triunfos em Portugal, desfazendo a igualdade que tem com o finlandês Markku Alen, enquanto o piloto da Ford (2007 e 2009) procura o terceiro triunfo.
Candidatos ao triunfo são igualmente os vencedores das três últimas edições da prova portuguesa, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), em 2018, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), em 2019, e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Rally1), em 2021, por a edição de 2020 ter sido cancelada em consequência da pandemia.
No lote de candidatos é preciso incluir, ainda, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), vencedor de duas das três provas efectuadas, que chega a Portugal no comando do campeonato, com 29 pontos de avanço sobre o belga Thierry Neuville, depois de ter mostrado uma enorme confiança, ao vencer na Croácia na “Power Stage”, depois de ter comandado toda a prova e perdido a primeira posição na especial anterior.
Contudo, o facto de abrir a estrada, no primeiro dia, pode condicionar o seu resultado final, mas há a curiosidade de ver como vai reagir a uma situação desconhecida, já que nas provas anteriores esse problema não se colocava.
OS PORTUGUESES NO “REINO” DO WRC
Como sempre, a prova, que fecha a fase de pisos de terra do Campeonato de Portugal de Ralis, atrai a atenção das equipas portuguesas, embora, hoje em dia, o sempre desejado título de “melhor equipa portuguesa” tenha perdido importância, já que muitas optam por não ir além da etapa de abertura, que é aquela que dá pontos para o campeonato.
O tirsense Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) comanda o campeonato. O bracarense Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo) está moralizado pela vitória alcançada no Rali Terras d’Aboboreira, que lhe permitiu inscrever o nome na lista de vencedores do Campeonato de Portugal.
O piloto de Oeiras, Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally2), procura a primeira vitória do ano. Já o algarvio Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), a revalidação do título é mera quimera, depois dos maus resultados nas provas anteriores.
Apesar de tudo, todos estão na discussão dos 25 pontos do campeonato, na etapa inaugural, restando saber quais os que vão continuar em busca do título de melhor português.
José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) e Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2) estarão atentos à luta travada à sua frente e prontos para tentarem partido dos “estragos” que ela possa provocar para somarem preciosos pontos.
QUATRO DIAS DE AVENTURAS E PERIPÉCIAS NA ESTRADA
Mantendo a estrutura base, desde que a prova passou a decorrer no norte do país, a edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal não deixa de ter algumas novidades. A primeira logo na quinta-feira ao final do dia e princípio de noite no arranque da prova, em Coimbra, com a realização de uma super-especial (2,82 km), com início às 19h03, depois da cerimónia de partida.
A segunda novidade acontece na sexta-feira, que começa com uma dupla passagem pelas clássicas provas de classificação de Lousã (12,03 km – 8h08 e 12h31), Góis (19,33 km – 10h05 e 13h31) e Arganil (18,72 km – 10h08 e 14h38) e termina com a classificativa de Mortágua (18,15 km – 16h05), numa nova versão por ter sido criado um palco que vai permitir aos espectadores verem cerca de dois quilómetros do traçado, e a Super Especial de Lousada (3,36 km – 19h03).
No sábado mantêm-se as duas visitas às especiais de Vieira do Minho (17,48 km – 7h38 e 14h38), mais extensa por ter um novo começo, Cabeceiras de Basto (22,03 km – 8h38 e 15h38) e Amarante (37,24 km – 9h54 e 16h54) a prova de classificação mais extensa da prova, para o dia terminar com a super-especial do Porto (3,30 km – 19h03) na Foz, desenhada ao redor das instalações do Clube de Ténis da Foz.
Finalmente, no domingo, o dia será passado na região de Fafe, com passagem pelos troços cronometrados de Felgueira (8,91 km – 7h08 e 10h08), Montim (8.69 km – 7h57) e Fafe (11,18 km – 8h38 e 12h18), com a segunda passagem pela última a funcionar como “Power Stage”.
CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS
“MUNDIAL”
PILOTOS
1.º Kalle Rovampera 76
2.º Thierry Neuville 47
3.º Craig Breen 30
4.º Sébastien Loeb 27
5.º Ott Tanak 27
6.º Takamoto Katsuta 26
7.º Gus Greensmith 20
8.º Sébastien Ogier 19
9.º Elfyn Evans 17
10.º Esapekka Lappi 15
11.º Andreas Mikkelsen 12
12.º Oliver Solberg 8
13.º Yohan Rossel, 6
14.º Ole Christian Veiby 4
15.º Kajetan Kajetanowicz 4
16.º Emil Lindholm 3
17.º Erik Cais 2
18.º Jari Huttunen 2
19.º Nikolay Gryazin 2
20.º Egon Kaur 1
NAVEGADORES
1.º Jonne Halttunen 76
2.º Martijn Wydaeghe 47
3.º Paul Nagle 30
4.º Isabelle Galmiche 27
5.º Martin Jarveoja 27
6.º Aaron Johnston 26
7.º Jonas Andersson 20
8.º Benjamin Veillas 19
9.º Scott Martin 17
10.º Janne Ferm 15
11.º Torstein Eriksen 12
12.º Elliot Edmondson 8
13.º Valentin Sarreaud 6
14.º Stug Rune Skjaermoen 4
15.º Maciej Szczepaniak 4
16.º Petr Tesinsky 2
17.º Mikka Lukka 2
18.º Reeta Hamalainen 2
19.º Konstantin Alexandrov 1
20.º Silver Simm 1
MARCAS
1.ª Toyota Gazoo Racing World Rally Team 126
2.ª Hyundai Shell Mobis World Rally Team 84
3.ª M-Sport Ford World Rally Team 80
4.ª Toyota Gazoo Racing World Rally Team NG 30
“PORTUGAL”
PILOTOS
1.º Armindo Araújo 72
2.º Miguel Correia 63
3.º Bruno Magalhães 54
4.º José Pedro Fontes 40
5.º Pedro Almeida 55
6.º Ricardo Moura 28
7.º Paulo Neto 22
8.º Pedro Meireles 16
9.º Ricardo Teodósio 11
10.º Paulo Meireles 10
Estão classificados mais 18 pilotos
NAVEGADORES
1.º Luís Ramalho 72
2.º Jorge Carvalho 63
3.º Carlos Magalhães 54
4.º Inês Ponte 40
5.º Mário Castro 33
6.º António Costa 28
7.º Vítor Hugo 26
8.º José Teixeira 14
9.º Pedro Alves 10
10.º Rui Raimundo 7
Estão classificados mais 14 navegadores
EQUIPAS
1.ª The Racing Factory 97
2.ª ARC Sport 96
3.ª Sports & You 91
4.ª Inside Motor 5
5.ª Prolama Competição 3
6.ª Racing4You 2
Vencedores no Rally de Portugal
ANO | NOME | EQUIPA | CARRO |
1967 | Rali Internacional TAP | Carpinteiro Albino/Silva Pereira | Renault 8 Gordini |
1968 | Rali Internacional TAP | Tony Fall/Ron Crellin | Lancia Fulvia HF |
1969 | Rali Internacional TAP | Francisco Romãozinho/”Jocames” | Citroen DS 21 |
1970 | Rali Internacional TAP | Simo Lampinen/John Daveport | Lancia Fulvia HF |
1971 | Rali Internacional TAP | Jean Pierre Nicolas/Jean Todt | Alpine Renault 1800 |
1972 | Rali Internacional TAP | Achim Warmbold/John Davenport | BMW 2002 |
1973 | Rali Internacional TAP | Jean Luc Therier/Jacques Jaubert | Alpine Renault 1800 |
1974 | Rali Internacional TAP | Rafaelle Pinto/Arnaldo Bernacchini | Fiat 124 Spyder |
1975 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Markku Alen /Ilkka Kivimaki | Fiat 124 Spyder |
1976 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Sandro Munari/Silvio Maiga | Lancia Stratos |
1977 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Markku Alen /Ilkka Kivimaki | Fiat 131 Abarth |
1978 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Markku Alen /Ilkka Kivimaki | Fiat 131 Abarth |
1979 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Hannu Mikkola/Arne Hertz | Ford Escort RS 1800 |
1980 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Walter Rohrl/Christian Geistdorfer | Fiat 131 Abarth |
1981 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Markku Alen /Ilkka Kivimaki | Fiat 131 Abarth |
1982 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Michele Mouton/Fabrizia Pons | Audi Quattro |
1983 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Hannu Mikkola/Arne Hertz | Audi Quattro |
1984 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Hannu Mikkola/Arne Hertz | Audi Quattro |
1985 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Timo Salonen/Sepp Harjanne | Peugeot 205 T16 |
1986 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Joaquim Moutinho/Edgar Fortes | Renault 5 Tour Corse |
1987 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Markku Alen /Ilkka Kivimaki | Lancia Delta Integrale |
1988 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Massimo Biasion/Carlo Cassina | Lancia Delta Integrale |
1989 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Massimo Biasion/Tiziano Siviero | Lancia Delta Integrale |
1990 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Massimo Biasion/Tiziano Siviero | Lancia Integrale 16V |
1991 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Carlos Sainz/Luis Moya | Toyota Celica GT-4 |
1992 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | Juha Kankkunen/Juha Piironen | Lancia HF Integrale |
1993 | Rali de Portugal/Vinho do Porto | François Delecour/Daniel Grataloup | Ford Escort Cosworth |
1994 | TAP/Rali de Portugal | Juha Kankkunen/Nicky Grist | Toyota Celica GT-4 |
1995 | TAP/Rali de Portugal | Carlos Sainz/Luis Moya | Subaru Impreza 555 |
1996 | TAP/Rali de Portugal | Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva | Toyota Celica GT-4 |
1997 | TAP/Rali de Portugal | Tommi Makinen/Sepp Harjanne | Mitsubishi Lancer IV |
1998 | TAP/Rali de Portugal | Colin McRae/Nicky Grist | Subaru Impreza WRC |
1999 | TAP/Rali de Portugal | Colin McRae/Nicky Grist | Ford Focus WRC |
2000 | TAP/Rali de Portugal | Richard Burns/Robert Reid | Subaru Impreza P200 |
2001 | TAP/Rali de Portugal | Tommi Makinen/Sepp Harjanne | Mitsubishi Lancer VI |
2002 | TMN/Rali de Portugal | Didier Auriol/Thierry Barjou | Toyota Corolla WRC |
2003 | TMN/Rali de Portugal | Armindo Araújo/Miguel Ramalho | Citroen Saxo Kit-Car |
2004 | TMN/Rali de Portugal | Armindo Araújo/Miguel Ramalho | Citroen Saxo Kit-Car |
2005 | PT/Rali de Portugal | Daniel Carlsson/Mattias Andersson | Subaru Impreza WRX |
2006 | PT/Rali de Portugal | Armindo Araújo/Miguel Ramalho | Mitsubishi Lancer VIII MR |
2007 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Loeb/Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2008 | Vodafone/Rali de Portugal | Luca Rossetti/Matteo Chiarcossi | Peugeot 207 S2000 |
2009 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Loeb/Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2010 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | Citroen C4 WRC |
2011 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | Citroen DS3 WRC |
2012 | Vodafone/Rali de Portugal | Mads Ostberg/Jonas Andersson | Ford Fiesta RS WRC |
2013 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2014 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2015 | Vodafone/Rali de Portugal | Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla | VW Polo R WRC |
2016 | Vodafone/Rali de Portugal | Kris Meeke/Paul Nagle | Citroen DS3 WRC |
2017 | Vodafone/Rali de Portugal | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | Ford Fiesta WRC |
2018 | Vodafone/Rali de Portugal | Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul | Hyundai i20 Coupé |
2019 | Vodafone/Rali de Portugal | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Toyota Yaris WRC |
2020 | Não houve | ||
2021 | Vodafone/Rali de Portugal | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota Yaris WRC |
Número de vitórias
PILOTOS
5 – Markku Alen, Sebastien Ogier
3 – Armindo Araújo, Massimo Biasion, Hannu Mikkola
2 – Juha Kankkunen, Sebastien Loeb, Tommi Makinen, Colin McRae, Carlos Sainz
1 – Didier Auriol, Richard Burns, Daniel Carlsson, Carpinteiro Albino, François Delecour, Elfyn Evans, Tony Fall, Simo Lampinen, Jari-Matti Latvala, Rui Madeira, Kris Meeke, Joaquim Moutinho, Michele Mouton, Sandro Munari, Thierry Neuville, Jean Pierre Nicolas, Mads Ostberg, Rafaelle Pinto, Walter Rohrl, Francisco Romãozinho, Luca Rossetti, Timo Salonen, Ott Tanak, Jean Luc Therier, Achim Warmbold
NAVEGADORES
5 – Ilkka Kivimaki, Julien Ingrassia
3 – Nicky Grist, Sepp Harjanne, Arne Hertz, Miguel Ramalho
2 – John Davenport, Daniel Elena, Luis Moya, Tiziano Siviero
1 – Jonas Andersson, Mattias Andersson, Mikka Antilla, Thierry Barjou, Arnaldo Bernacchini, Carlo Cassina, Matteo Chiarcossi, Ron Crelin, Edgar Fortes, Christian Geistdorfer, Nicolas Gilsoul, Daniel Grataloup, Martin Jarveoja, Jacques Jauber, “Jocames”, Silvio Maiga, Scott Martin, Paul Nagle, Juha Piironen, Fabrizia Pons, Robert Reid, Nuno Rodrigues da Silva, Silva Pereira, Jean Todt
MARCAS
8 – Citroën (C4 WRC, 3; Saxo Kit Car, 2; DS3 WRC, 2; DS 21, 1)
8 – Lancia (Delta Integrale, 3; Fulvia HF, 2; Stratos, 1; Integrale 16V, 1; HF Integrale, 1)
6 – Fiat (131 Abarth, 4; 124 Spyder, 2)
6 – Toyota (Toyota Celica GT-4, 3; Yaris WRC, 1; Corolla WRC, 1)
4 – Ford (Escort RS, 1; Escort Cosworth, 1; Focus WRC, 1 ; Fiesta WRC, 1)
4 – Renault (8 Gordini, 1; Alpine, 1; Alpine A110, 1; 5 Tour de Corse, 1)
4 – Subaru (Impreza 555, 1; Impreza WRC, 1; Impreza P2000, 1; Impreza WRX, 1)
3 – Audi (Quattro, 3);
3 – Mitsubishi (Lancer IV, 1; Lancer VI, 1 ; Lancer VIII, 1)
3 – VW (Polo R WRC, 3)
2 – Peugeot (205 Turbo 16, 1; 207 S2000, 1)
1 – BMW (2002, 1)
1 – Hyundai (i20 Coupé, 1)
CAMPEÕES DO MUNDO – PILOTOS
1979 – Bjorn Waldgaard (Suécia)
1980 – Walter Rohrl (Alemanha)
1981 – Ari Vatanen (Finlândia)
1982 – Walter Rohrl (Alemanha)
1983 – Hannu Mikkola (Finlândia)
1984 – Stig Blomqvist (Suécia)
1985 – Timo Salonen (Finlândia)
1986 – Juha Kankkunen (FInlândia)
1987 – Juha Kankkunen (FInlândia)
1988 – Massimo Biasion (Itália)
1989 – Massimo Biasion (Itália)
1990 – Carlos Sainz (Espanha)
1991 – Juha Kankkunen (Finlândia)
1992 – Carlos Sainz (Espanha)
1993 – Juha Kankkunen (Finlândia)
1994 – Didier Auriol (França)
1995 – Colin McRae (Reino Unido)
1996 – Tommi Makinen (Finlândia)
1997 – Tommi Makinen (Finlândia)
1998 – Tommi Makinen (Finlândia)
1999 – Tommi Makinen (Finlândia)
2000 – Marcus Gronholm (Finlândia)
2001 – Richard Burns (Reino Unido)
2002 – Marcus Gronholm (Finlândia)
2003 – Petter Solberg (Noruega)
2004 – Sebastien Loeb (França)
2005 – Sebastien Loeb (França)
2006 – Sebastien Loeb (França)
2007 – Sebastien Loeb (França)
2008 – Sebastien Loeb (França)
2009 – Sebastien Loeb (França)
2010 – Sebastien Loeb (França)
2011 – Sebastien Loeb (França)
2012 – Sebastien Loeb (França)
2013 – Sebastien Ogier (França)
2014 – Sebastien Ogier (França)
2015 – Sebastien Ogier (França)
2016 – Sebastien Ogier (França)
2017 – Sebastien Ogier (França)
2018 – Sebastien Ogier (França)
2019 – Ott Tanak (Estónia)
2020 – Sebastien Ogier (França)
2021 – Sebastien Ogier (França)
CAMPEÕES DO MUNDO – CONSTRUTORES
1973 – Renault Alpine
1974 – Lancia
1975 – Lancia
1976 – Lancia
1977 – Fiat
1978 – Fiat
1979 – Ford
1980 – Fiat
1981 – Talbot
1982 – Audi
1983 – Lancia
1984 – Audi
1985 – Peugeot
1986 – Peugeot
1987 – Lancia
1988 – Lancia
1989 – Lancia
1990 – Lancia
1991 – Lancia
1992 – Lancia
1993 – Toyota
1994 – Toyota
1995 – Subaru
1996 – Subaru
1987 – Subaru
1998 – Mitsubishi
1999 – Toyota
2000 – Peugeot
2001 – Peugeot
2002 – Peugeot
2003 – Citroën
2004 – Citroën
2005 – Citroën
2006 – Ford
2007 – Ford
2008 – Citroën
2009 – Citroën
2010 – Citroën
2011 – Citroën
2012 – Citroën
2013 – Volkswagen
2014 – Volkswagen
2015 – Volkswagen
2016 – Volkswagen
2017 – M-Sport
2018 – Toyota
2019 – Hyundai
2020 – Hyundai
2021 – Toyota