Sucesso do Raid TT em Pinhel com trilhos & vinhos

 A terceira edição do Raid TT Vinhos Beira Interior juntou-se à quinta edição da Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores para proporcionar um fim-de-semana divertido, familiar, tendo como tema os trilhos, a história e os néctares da região. A organização foi do município de Pinhel e Clube Escape Livre.

(auto.look2010@gmail.com)

Pinhel foi o centro de todas as atenções no último fim-de-semana, tanto pela chegada de milhares de visitantes à “cidade falcão”, como da caravana de cerca de uma centena de pessoas e 40 viaturas provenientes de norte a sul do país.

A chuva deu tréguas no sábado, mas o frio marcou presença neste fim-de-semana, um desafio para os participantes, a par dos trilhos enlameados e escorregadios. Com ponto de encontro na feira Beira Interior – Vinhos & Sabores, o melhor das beiras e de Pinhel expôs-se para visitantes e aventureiros do Escape Livre, que puderam provar e adquirir alguns produtos, assistindo ainda à inauguração oficial do certame.

No sábado, as cores de Outono revelaram-se ao longo das etapas, com as vinhas em destaque. Rumo ao norte do concelho de Pinhel, a Casa Forte de Cidadelhe foi o ponto de paragem da caravana, para visitar e observar de perto o pálio secular e ouvir a sua história. Outros trilhos seguiram para Este e conduziram ao concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo e à sua adega premiada, onde os participantes foram recebidos pelo presidente António Madeira. Serpentearam depois por uma paisagem granítica e rural até à chegada aos desafiantes corta-fogos da serra da Marofa.

Seguiram-se outras provas, primeiro na Adega Casas Altas, com a presença do produtor José Madeira Afonso,e depois com um magusto típico na freguesia de Lamegal. Por fim, os últimos desafios do dia em fora de estrada incluíram a passagem em algumas linhas de água e rodearam a barragem do Vascoveiro. Um dia que encerrou com o jantar de gala e entrega de prémios do concurso de vinhos VinDuero-VinDouro, na feira pinhelense.

O programa de domingo apostou na História e, sendo a região rica em fortalezas e “estórias” sobre a defesa do território, começou por, em Almeida, dar a conhecer dois pontos ligados à história militar: o Centro de Estudos e Arquitectura Militar de Almeida, e o Museu Militar.

Já de regresso a Pinhel, o castelo e as muralhas do centro histórico, recentemente requalificadas, deveriam ter sido visitadas, mas devido às chuvas, optou-se por uma breve observação das mesmas e pela visita ao Museu Municipal, antes do almoço na Adega Cooperativa de Pinhel. Um encerramento que brindou novamente aos vinhos e à amizade, com a entrega de lembranças e troféus SPAL.

Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, afirmou que ambicionam «não só divulgar o território, mas, neste fim-de-semana em particular, aquilo que os pinhelenses trabalham todos os dias na terra, o produto que a Beira Interior melhor tem e que é o nosso melhor embaixador, que é o vinho e, desta forma, através do Clube Escape Livre, dar a conhecer o nosso território».

«Esse é o nosso objectivo principal. Acredito que, pelo que vi, as pessoas que percorreram muitos quilómetros para estar em Pinhel neste fim-de-semana levam daqui uma mensagem positiva. O Clube Escape Livre é o parceiro por natureza que chega bem longe e sabe organizar bem, e esse é o principal motivo pelo qual a câmara faz esta parceria. Naturalmente que estamos satisfeitos um ano mais e vamos preparar o próximo», reforçou o autarca pinhelense.

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, considera que «nesta terceira edição, o balanço não podia ser melhor, desde logo pela satisfação dos participantes». «Apresentámos diversidade de trilhos, de experiências de condução e de visitas. Mostrámos a gastronomia e os vinhos, alguns dos emblemas de Pinhel e, uma vez mais, esgotámos as melhores unidades hoteleiras do concelho com as equipas vindas de todo o país. A missão de divulgação foi cumprida», sublinhou.

ACORDO SOBRE CAPITAL

EUROPEIA DA CULTURA ASSINADO EM PINHEL

A “cidade falcão” foi ainda o local escolhido para a assinatura do Acordo de Colaboração para Promoção da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. A escolha prende-se pelo facto de Pinhel ser uma das cidades integrantes desta candidatura e um parceiro de relevo do Clube Escape Livre.

O acordo foi assinado pelo vereador do pelouro da Cultura da Guarda, em representação do presidente, e pelo presidente do Clube Escape Livre, com a presença do presidente da câmara de Pinhel. O documento prevê a conjugação de esforços de ambas as partes para incentivar e facilitar a cooperação mútua de divulgação da Guarda, enquanto Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

No acto, Victor Amaral referiu que «a assinatura deste acordo em Pinhel representa o que pretendemos nesta candidatura: a Guarda e a região unidos e em parceria com instituições que são uma mais-valia na promoção e na divulgação, como é o caso do Clube Escape Livre».

Está assim oficializado o desiderato do Clube Escape Livre de dar continuidade ao seu lema de promoção e divulgação da Guarda e da região. O 3.º Raid TT Vinhos Beira Interior teve como viatura oficial a Classe X da Mercedes-Benz e o patrocínio Bridgestone, First Stop, Valorpneu, AFN, Matrizauto e SPAL. O apoio institucional foi do Município de Pinhel, Turismo do Centro de Portugal e Junta de Freguesia de Lamegal. O apoio à divulgação foi da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, LOBA e TMG.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação