“Sprint qualifying” a testar em três GP em 2021

Fórmula 1 cria nova forma de qualificação. Os pilotos disputarão uma mini-corrida de 100 quilómetros para se determinar os lugares na grelha de partida.

(auto.look2010@gmail.com)

A Fórmula 1 acaba de anunciar uma nova forma de qualificação que será testada em três Grandes Prémios esta época, a começar no de Inglaterra. A reunião, que juntou a Federação Internacional do Automóvel, a Fórmula 1 e as 10 equipas, aprovou o novo formato por unanimidade.

Os pilotos disputarão uma mini-corrida de 100 quilómetros para se determinar os lugares na grelha de partida na corrida de domingo. A sexta-feira, que era aproveitada para os treinos livres, manter-se-á sem alterações mas será usada para se determinar quem irá disputar o “sprint qualifying” de sábado.

O primeiro colocado do “sprint qualifying” recebe três pontos, o segundo dois pontos e o terceiro um ponto. Ainda não se sabe que provas terão esta nova forma de qualificação. O que se sabe é que duas provas europeias terão o “sprint qualifying”, uma delas em Silverstone, Inglaterra.

«Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade, que vai trazer aos nossos fãs ainda mais contacto com a modalidade em 2021», disse o presidente da Fórmula 1, o italiano Stefano Domenicali.

De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo, esta novo formato visa «aumentar a acção em pista e chegar a mais fãs» da F1 de forma inovadora. Também permite premiar pilotos e equipas, ao dar-lhes a hipótese de lutar em pista pelo melhor lugar possível na grelha de partida.

No primeiro treino livre na manhã de sexta-feira, de 60 minutos, as equipas podem escolher dois tipos de pneus. No segundo treino de qualificação para o “sprint qualifying” à tarde, as equipas terão cinco jogos de pneus mais macios disponíveis.

No sábado de manhã, sessão de treinos livres com as equipas a poderem escolher apenas um tipo de pneus a usar. Na tarde de sábado, a corrida de qualificação de 100 km, com dois jogos de pneus para cada equipa. Na corrida de domingo serão usados os restantes jogos de pneus.

Este formato deverá ser introduzido a partir do GP de Inglaterra, de 16 a 18 de Julho. A medida tem, ainda, de ser aprovada pelo Conselho Mundial da FIA, no que deve ser apenas uma formalidade. No próximo fim-de-semana disputa-se o Grande Prémio de Portugal no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *