Enduro

“Six Days” de Enduro de 2006 em Portugal

Conforme evidenciámos ontem, Portugal vai receber no próximo ano a 100.ª edição dos históricos International Six Days of Enduro, a prova mais antiga do mundo a disputar-se sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Depois de Coimbra (1999), Figueira da Foz (2009) e Portimão (2019), será agora a vez do Litoral Alentejano, entre os dias 12 e 17 de outubro de 2026.

auto.look2010@gmail.com

Divulgação da prova teve lugar em conferência de imprensa em Bergamo

Na véspera do arranque para a 99.ª edição dos International Six Days of Enduro (ISDE), que decorre na região de Bergamo, no norte de Itália, até à próxima sexta-feira, foi apresentada, em conferência de imprensa realizada no auditório da Feira de Bergamo, a muito aguardada 100.ª edição desta histórica competição que se realiza desde 1913.

Portugal foi o país escolhido para celebrar os “Seis Dias” centenários, que irão decorrer no Litoral Alentejano entre os dias 12 e 17 de outubro de 2026, com organização e promoção a cargo da empresa Enjoy & Fun, com a coordenação desportiva a pertencer ao clube Motor Sport Vila Nova de Santo André e supervisão da FIM e Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Numa altura em que se efetua uma transição na denominação oficial da prova – que começou por se designar ISDT – International Six Days Trial (até à edição de 1980), passando depois a chamar-se ISDE – International Six Days of Enduro e, agora, adotando a designação “6Days – FIM Enduro of Nations”, em linha com as competições FIM por seleções nacionais das restantes modalidades –, Portugal irá assim receber pela quarta vez na sua história estas verdadeiras “olimpíadas do Enduro”, depois de ter já acolhido a prova em Coimbra (1999), Figueira da Foz (2009) e Portimão (2019).

O palco escolhido para a marcante edição n.º 100 dos “Seis Dias” será a magnífica região do Litoral Alentejano. Já foram revelados alguns pormenores, como o “quartel-general” da prova e o “paddock” que serão em Grândola.

Em termos de traçado, no primeiro e segundo dia teremos um “loop” entre Grândola, Melides e Alcácer do Sal, enquanto, no percurso a adotar para o terceiro e quarto dia, os pontos de referência serão Grândola, Sines e Santiago do Cacém.

No quinto dia, a prova ruma um pouco mais a sul, num percurso entre Grândola, Santiago do Cacém e Odemira. No total, os concorrentes terão pela frente cerca de 1.400 km de percurso, culminando, no sábado, dia 17 de outubro, na especial de motocross final com partidas em linha, que encerra tradicionalmente os “Seis Dias” e que terá lugar, previsivelmente, no concelho de Sines.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *