Sessão encurtada e Ferrari… na frente

Se a interrupção de uma sessão é algo que pilotos e equipas não gostam, o facto de suceder em Monte Carlo agrava a situação por passar a haver menos tempo para colocar borracha no asfalto e encontrar as melhores soluções para a corrida.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A segunda sessão de treinos livres foi interrompida a seis minutos do final, em consequência do embate de Mick Schumacher (Haas) nas barreiras, em Massenet, com o asfalto a ficar cheio de detritos, que levou a direcção da corrida a dar a sessão por terminada, uma vez que, nos treinos livres, o relógio não para quando a sessão é interrompida.

Para trás ficou uma sessão dominada pela Ferrari, que assegurou o 1-2, com o monegasco Charles Leclerc, apesar de penalizado por não ter feito a sessão inaugural, por problemas na caixa de velocidades, a bater o espanhol Carlos Sainz por 0,112”, com os pilotos dos carros vermelhos a serem os únicos que chegaram ao segundo 11, mas assim longe do 1’10,166” que garantiu a “pole position” em 2019, pois o ano passado a prova foi anulada, devido à Covid-19.

Com 10 minutos de treino, a luta entre o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) estava ao rubro com os dois a fazerem o mesmo tempo, com vantagem para o holandês que o tinha alcançado primeiro, ainda que o tráfego o tivesse prejudicado na segunda volta.

Os dois colocaram-se atrás do dois Ferrari com vantagem para o inglês que foi 0,007” mais rápido que o seu adversário. Entretanto, a Mercedes passava a preparar a corrida, com Lewis Hamilton a cumprir várias voltas com pneus médios, enquanto o finlandês Valtteri Bottas usava pneus macios, com o objectivo de perceber o desgaste que cada tipo apresentava, para definirem a estratégia para a corrida, uma vez que uma ida às “boxes”, em Monte Carlo, faz perder muito tempo e, como tal, é preciso perceber qual o melhor pneu para utilizar na Q2, que será o usado no arranque, e qual a melhor altura para fazer a troca de pneus.

O finlandês acabaria por registar o quinto tempo, mas o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que tinha sido o mais rápido na sessão matinal, não foi além da oitava marca, sendo, ainda, suplantado pelo inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e pelo francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), que viu o seu colega de equipa, o japonês Yuki Tsunoda, o único que não melhorou o tempo da manhã, a não passar das 11 voltas, em consequência de um “toque” nas barreiras, que fez mais estragos do que era suposto, no primeiro momento.

O italiano António Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) completaram o lote dos 10 mais rápidos. A qualificação terá lugar no sábado, por amanhã, sexta-feira, ser dia de descanso para a Fórmula 1.

TEMPOS DOS TREINOS

PILOTO CARRO MOTOR 1.º TREINO 2.º TREINO
Charles Leclerc Ferrari SF21 Ferrari 1’19,618″ 1’11,684″
Carlos Sainz Ferrari SF21 Ferrari 1’12,606″ 1’11,796″
Lewis Hamilton Mercedes W12 Mercedes 1’12,995″ 1’12,074″
Max Verstappen Red Bull RB16B Honda 1’12,648″ 1’12,081″
Valtteri Bottas Mercedes W12 Mercedes 1’13,131″ 1’12,107″
Pierre Gasly Alpha Tauri AT02 Honda 1’12,929″ 1’12,498″
Sergio Perez Red Bull RB16B Honda 1’12,487″ 1’12,708″
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C41 Ferrari 1’14,106″ 1’12,746″
Sebastian Vettel Aston Martin AMR21 Mercedes 1’13,732″ 1’12,982″
Lando Norris McLaren MCL35 Mercedes 1’13,236″ 1’12.379″
Kimi Raikkonen Alfa Romeo C41 Ferrari 1’14,081″ 1’13,065″
Fernando Alonso Alpine A521 Renault 1’14,205″ 1’13,175″
Lance Stroll Aston Martin AMR21 Mercedes 1’14,090″ 1’13,195″
Esteban Ocon Alpine A521 Renault 1’14,320″ 1’13,199″
Daniel Ricciardo McLaren MCL35 Mercedes 1’14,281″ 1’13,257″
George Russell Williams FW 43B Mercedes 1’14,840″ 1’13,509″
Nicholas Latifi Williams FW 43B Mercedes 1’14,268″ 1’13,593″
Nikita Mazepin Haas VF-21 Ferrari 1’14,616″ 1’14,407″
Mick Schumacher Haas VF-21 Ferrari 1’14,801″ 1’14,416″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT02 Honda 1’13,746″ 1’14,829″

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *