Serviços “OpelConnect” disponíveis em Portugal

eCall, chamada em caso de avaria e informação do estado do veículo. Aplicação “myOpel” faculta controlos remotos, especialmente em veículos electrificados. A navegação surge com informação em tempo real e gestão de viagem. Os vários modelos Opel produzidos desde Outubro de 2019 já são compatíveis.

(auto.look2010@gmail.com)

A Opel passa a disponibilizar em Portugal o “OpelConnect”, um conjunto alargado de serviços de conectividade e assistência que inclui chamada automática de emergência eCall, chamada em caso de avaria, navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como variadas funções de acesso e controlo remoto, e de informação sobre o estado do veículo. Nos modelos eléctricos e híbridos “plug-in”, o “OpelConnect” permite ainda verificar o estado de carga da bateria, determinar os períodos de carregamento e programar o ar condicionado, entre outras funcionalidades.

A maior parte dos novos modelos Opel produzidos desde Outubro de 2019, com infoentretenimento com navegação, já estão equipados com o módulo “OpelConnect”, pelo que os utilizadores podem agora activar o acesso aos serviços do sistema. O “OpelConnect” faz parte do equipamento de série do Opel Corsa-e e do Opel Grandland X Hybrid, bem como dos modelos Corsa, Crossland X, Grandland X, Combo, Zafira Life e Vívaro sempre que estejam dotados de sistema de navegação. Quando não for o caso, o módulo “OpelConnect” poderá ser a partir de agora solicitado como equipamento opcional (300 euros) em encomendas de novos veículos.

O registo e a activação dos serviços é muito simples, sendo feito “on line” através da abertura de uma conta no portal “myOpel” e acedendo às páginas da loja do “OpelConnect”. Aí estão detalhadas todas as funcionalidades e serviços. O sistema requer um único registo, que garante acesso às três plataformas: a aplicação “myOpel”, o portal “myOpel” e a loja “OpelConnect”.

SEGURANÇA E CONFORTO

O “OpelConnect” contempla os seguintes serviços:

eCall – Num acidente com accionamento de “airbags” ou de tensores dos cintos de segurança, é efectuada automaticamente uma chamada de emergência para o centro de atendimento de emergências das autoridades locais (com a designação internacional de “Public Safety Answering Point, PSAP)”. Se não existe resposta da parte dos ocupantes, o PSAP transmite às equipas de socorro a hora do acidente, a localização do veículo e o sentido em que circulava. A chamada de emergência pode ser efectuada manualmente pressionando a tecla vermelha SOS situada junto ao espelho retrovisor interior, durante mais de dois segundos.

Chamada em caso de avaria – Estabelece ligação directa com o serviço de assistência da Opel. Se o condutor desejar, o sistema pode enviar automaticamente importante informação como a localização do veículo, dados de diagnóstico, hora da avaria, valores de temperatura do líquido de arrefecimento e do óleo, bem como alertas de manutenção.

Estado e informações sobre o veículo – O utilizador pode obter informações acerca do veículo através da aplicação “myOpel”. Os dados disponíveis incluem quilometragem, consumo médio de combustível, intervalos de manutenção e reabastecimentos, bem como lembretes quando se aproximam as alturas das revisões. Para além do utilizador, o concessionário que este selecionou é também avisado dos intervalos de manutenção, facilitando o agendamento da intervenção.

Funções e comandos remotos – Nos modelos de motorização eléctrica, como o Corsa-e ou o Grandland X Hybrid4, o “OpelConnect” oferece várias funções de controlo à distância através da aplicação “myOpel” instalada num “smartphone”. Para além de verificar o estado da carga da bateria, o utilizador consegue programar períodos de recarregamento.

A pré-climatização pode igualmente ser programada a partir da mesma aplicação. Sublinhe-se que o habitáculo dos modelos electrificados da Opel pode ser pré-condicionado quando o automóvel está estacionado, ou seja, o interior é aquecido ou arrefecido automaticamente antes de iniciar viagem.

Gestão de viagem e condução – Destina-se a quem tem sistema de navegação e pretende saber mais sobre o seu próprio perfil de condutor. Duração, distância e velocidade média do último percurso são dados consultados nesta página. Dependendo do modelo, está disponível orientação “Last-mile” do “carro à porta”.

Navegação LIVE – A Navegação em tempo real é um serviço gratuito nos primeiros três anos após activação. Garante informações actualizadas sobre tráfego, o que permite detectar e evitar rapidamente os congestionamentos. O sistema apresenta percursos alternativos e calcula a hora de chegada. Noutra vertente, são assinaladas as estradas com tráfego mais intenso, permitindo ao condutor escolher trajectos com menos trânsito. Outros serviços prestam informações de preços de combustível nos postos de abastecimento situados no percurso, parques de estacionamento e respetivos custos, condições meteorológicas e pontos de interesse como restaurantes e hotéis. No caso dos modelos com motorização electrificada, o sistema indica a localização e disponibilidade de postos de recarregamento.

 

SERVIÇOS OPCIONAIS PARA

MODELOS ELÉCTRICOS E VANTAGENS PARA FROTAS

O “OpelConnect”, apoiando-se em modalidades “Free2Move”, oferece funcionalidades adicionais específicas para os modelos Opel electrificados, que vão desde o “Charge My Car”, com planeador de viagens e acesso a postos de carregamento para automóveis eléctricos, até serviços especiais para utilizadores de frotas.

O “Charge My Car” dá acesso a uma rede de milhares de postos de recarregamento em toda a Europa através da aplicação móvel “Free2Move”. A aplicação faz uma pré-seleção do posto adequado em função da distância, a velocidade de carga disponível e o preço cobrado.

Os utilizadores de automóveis de empresas podem beneficiar de vários serviços específicos e ferramentas para tornar a gestão da frota mais eficiente, as quais facultam, por exemplo, análises de perfis de condução e consumos de combustível, bem como alertas de condição e manutenção do veículo.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO REMOTO

Com o “OpelConnect” e a aplicação móvel “myOpel”, operações como o accionamento do fecho centralizado para abrir ou fechar portas e a ligação de buzina e faróis para localizar o veículo num parque de estacionamento, por exemplo, podem ser efectuadas através das funções remotas.

Com o sistema de fechadura sem chave Open&Start, o acesso ao automóvel pode ser partilhado com a família, uma vez que a aplicação permite que o proprietário dê permissão até cinco pessoas. Esta função está reservada em exclusivo para o novo Opel Corsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: