TODO TERRENO

Sérgio Matos penalizado por um charco de lama

O piloto de Sever do Vouga, que hoje terminou no 14.º lugar da geral e quarto na categoria T1, no segundo e último Setor Seletivo do ESC Online Baja Montes Alentejanos 2025, deixou descair a Toyota Hilux num “pantanal” que lhe custou a embraiagem.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O resultado final esperado não foi atingido para a dupla Sérgio Matos e Sebastião Dominguez na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno | AM 48. Aos comandos de uma Toyota Hilux, o piloto Constálica, Sin Profile e ZigMax reiniciou o ESC Online Baja Montes Alentejanos 2025 numa toada rápida e consistente, como se de um papel químico se tratasse do que tinha feito na véspera.

Contudo, e a cerca de 50 km após a partida, na cidade de Beja, Sérgio Matos deixou escorregar a viatura da marca nipónica num charco de lama e, a partir daí, a prova ficou “suspensa” para si, durante um período de tempo, para a resgatar.

O piloto Constálica, Sin Profile e ZigMax, que mais parecia um “cirurgião” para finalizar uma “operação” delicada, teve de recorrer a “pinças cirúrgicas” no sentido de retirar a Toyota Hilux do charco. Depois de muito porfiar, com a viatura num “vai e vem” constante, Sérgio Matos e Sebastião Dominguez conseguiram, a custo, de a recolocar nos trilhos do ESC Online Baja Montes Alentejanos.

Porém, e face ao persistente “vai e vai” com que a Toyota Hilux esteve sujeita demoradamente, Sérgio Matos viu-se a braços com a falta da embraiagem, ficando, por via disso, numa posição delicada para atacar mais de uma centena que tinha pela frente.

Como se de um MacGyver se tratasse, o piloto Constálica, Sin Profile e ZigMax não se deixou intimidar com a “adversidade” e utilizou com mestria a ação e a aventura para cruzae a linha de chegada na jornada que marcou o arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno | AM 48, pontuável também para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno.

Apesar deste desfecho, Sérgio Matos garantiu que não foi este o resultado que ambicionava, reconhecendo que tem andamento mais que suficiente para rodar nos lugares da frente, sobretudo da categoria T1, e a Toyota Hilux é uma viatura perfeitamente alinhada com os seus objetivo, os quais passam por discutir o título nacional da referida categoria.

Refira-se que Jorge Cardoso e André Barras (Ford Ranger) logrou o triunfo da categoria T1, com o tempo de 4h23m31s, seguido de César Sequeira e Filipa Sequeira (Mercedes 350 SLC Coupé), 4h24,08s e Lino Carapeta e Fábio Carapeta (Ford Ranger), 4h25m23s, respetivamente. Sérgio Matos e Sebastião Dominguez (Toyota Hilux), 4h25m30s.

A próxima prova é a Baja TT Escuderia de Castelo Branco, organizada pela Escuderia Castelo Branco, de 21 a 23 de março.

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