Sem “jogadas táticas” para o GP de Espanha
Barcelona fecha a segunda sequência de corridas em três fins de semana seguidos de Fórmula 1, que começou em Imola, seguiu para Monte Carlo e termina no traçado catalão.
PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Se em Imola o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) conseguiu voltar a colocar em causa a superioridade dos “McLaren boys”, a exemplo do que tinha sucedido no Japão, já nas ruas monegascas Lando Norris (McLaren/Mercedes) repôs a ordem e garantiu a segunda vitória da temporada.
O piloto inglês ficou à frente do local Charles Leclerc (Ferrari) e do seu colega de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), que comanda o campeonato, com três pontos de avanço sobre o inglês.
Ao contrário do que sucedeu em Monte Carlo, onde as duas paragens obrigatórias permitiram “jogadas táticas” entre os dois pilotos da equipa, com um a atrasar o pelotão, para o outro trocar de pneus e não perder a posição, no traçado catalão essa obrigatoriedade deixa de existir e vai ser uma corrida em que os candidatos à vitória vão ter de esforçar-se do primeiro ao último metro.

Por aquilo que se tem visto esta temporada, o favoritismo recai sobre os pilotos da equipa de Woking, com o jovem Oscar Piastri a mostrar-se mais consistente do que Lando Norris, havendo a curiosidade de saber que vai assumir o papel de principal “out sider”.
Na Red Bull, a esperança é Max Verstappen, uma vez que o japonês Yuki Tsnoda (Red Bull/Honda), da equipa satélite, não está a corresponder à expectativa, tendo, em Monte Carlo, sido batido pelo neo-zelandês Liam Lawson (VCAR/Honda).
Helmut Marko, um dos principais responsáveis da marca de bebidas energéticas, a avançar com a possibilidade de o japonês vir a sair da estrutura austríaca e ser substituído pelo francês Isacl Hadjar (VCAR/Honda), que está na segunda equipa.

Em situação semelhante está a Ferrari, uma vez que o inglês Lewis Hamlton (Ferrari), apesar da vitória na corrida Sprint na China, continua a sentir dificuldades em adaptar-se ao carro e não consegue acompanhar o ritmo de Charles Leclerc, que tudo fez para ganhar em casa, que deverá voltar a entrar na luta pela “pole position” e pelos lugares do pódio.
Apesar de ainda não ter visto nenhum dos seus pilotos no lugar mais alto do pódio, a Mercedes ocupa o segundo lugar entre os construtores graças à regularidade com que o inglês George Russell (Mercedes) e o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), o melhor dos estreantes, têm pontuado, sendo potenciais candidatos aos lugares do pódio.
Entretanto, a FIA decidiu alterar os limites de deflexão das asas, algo que tem provocado grande controvérsia no “paddock”, o que poderá alterar o comportamento dos carros e o desenrolar das corridas.
PROGRAMA
SEXTA-FEIRA (30 DE MAIO)
12h30 / 13h30 – Treino livre 1
16h00 / 17h00 – Treino livre 2
SÁBADO (31 DE MAIO)
11h30 / 12h30 – Treino livre 3
15h00 / 16h00 – Qualificação
DOMINGO (1 DE JUNHO)
14h00 – Corrida
CLASSIFICAÇÕES
PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 161 pontos; 2.º, Lando Norris, 158; 3.º, Max Verstappen, 136; 4.º, George Russell, 99; 5.º, Charles Leclerc, 79; 6.º, Lewis Hamilton, 63; 7.º, Kimi Antonelli, 48; 8.º, Alexander Albon, 42; 9.º, Esteban Ocon, 20; 10.º, Isack Hadjar, 15; 11.º, Lance Stroll, 14; 12.º; Carlos Sainz, 12; 13.º, Yuki Tsunoda, 10; 14.º, Pierre Gasly, 7; 15.º, Nico Hukenberg, 6; 16.º, Oliver Bearman, 6; 17.º, Liam Lawson, 4.
CONSTRUTORES – 1.º, McLaren Formula 1 Team, 319 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 147; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 143; 3.º, Scuderia Ferrari, 142; 5.º, Williams Racing, 54; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 26; 7.º, Visa Cash App RB F1 Team, 22; 8.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 14; 9.º, BWT Alpine F1 Team, 7; 10.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 6.