Seis primeiros estão separados por nove pontos

A caravana do WTCR FIA regressa este fim-de-semana a Aragon, onde Tiago Monteiro vai procurar o rumo do triunfo no Circuito Espanhol de Motorland para disputar a terceira jornada da competição.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

O traçado espanhol de Alcañiz (Aragon) recebe, este fim-de-semana, a terceira prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), com os seis primeiros no lote dos quais se inclui o português Tiago Monteiro (Honda Civic), a entrarem no circuito aragonês separados por nove pontos.

O francês Jean-Karl Verney (Hyundai Elantra N) comanda o campeonato com cinco pontos de avanço sobre o húngaro Attila Tassi (Honda Civic), o uruguaio Santiago Urrutia (Lynk & Co 03) e o francês Yvan Muller (Lynk & Co 03).

Tiago Monteiro e o argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic) estão a nove do líder, p que diz bem do equilíbrio que se verifica neste início de temporada, o que deixa antever duas corridas emotivas no traçado espanhol.

Vencedor na primeira corrida em Nordschleif (Alemanha), Tiago Monteiro viu escapar-se a possibilidade de assumir o comando do campeonato na segunda corrida no Estoril. Numa altura que tinha a corrida controlada e a vitória nas mãos, um dos fechos do capot do motor abriu, obrigando a uma paragem que impediu o portuense de alcançar o triunfo. Tiago Monteiro e sente que em Alcañiz terá uma tarefa difícil na tentativa de chegar à vitória.

«Sabemos que em Aragon vamos ser penalizados com o lastro e, por isso, não vai ser um fim-de-semana fácil, quer na qualificação quer nas corridas, porque vamos estar muito pesados e o calor não vai ajudar, pelo que só temos de minimizar os estragos e arrecadar o maior número de pontos possível», sublinhou Tiago Monteiro.

Fica a curiosidade de ver se o traçado espanhol permite algum dos quatro vencedores anteriores, Tiago Monteiro e Jean-Karl Verney (Nordschleif), Yann Ehrlacher e Attila Taissi (Estoril), ser o primeiro a averbar o segundo triunfo da temporada, ou se há mais dois pilotos a subirem ao lugar mais alto do pódio.

A jornada de Aragon arranca este sábado com os treinos livres às 8h45 e às 11h45 e a qualificação prevista para as 15h30. As corridas serão no domingo às 10h15 e 12h15. Tanto a qualificação como as corridas terão transmissão no Eurosport 2 e os treinos livres poderão ser acompanhados na página de Facebook do FIA WTCR.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º Jean-Eric Verney, 61 pontos; 2.º Attila Tassi, 56; 3.º Yvan Muller, 56; 4.º Santiago Urrutie, 56; 5.º Tiago Monteiro, 52; 6.º Esteban Guerrieri, 52; 7.º Yann Ehrlacher, 49; 8.º Nestor Girolami, 42; 9.º Luca Engstler, 28; 10.º Norbert Michelisz, 28.Estão classificados mais 12 pilotos.

EQUIPAS – 1.º ALL-INKL.DE Muennich Motorsport, 108 pontos; 2.º Cyan Racing Lynk & Co, 105; 3.º ALL-INKL.COM Muennich Motorsport, 94; 4.º Engstler Hyundai N Liqui Molly Racing Team, 89; 5.º Cyan Performance Lynk & Co, 78; 6.º BRC Hyundai N Lukoil Squadra Corse, 51; 7.º Comtoyou DHL Team Audi Sport, 38; 8.º Comtoyou Team Audi Sport, 28; 9.º Zengo Motorsport Services KFT, 19; 10.º Zengo Motorsport Driver’ss Academy, 6; 11.º, Target srl, 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *