Sébastien Ogier: “Liderar o WRC não me facilita a vida”

Piloto francês comanda o Mundial com 122 pontos, mais 10 do que o estónio Ott Tanak e 12 em relação ao belga Thierry Neuville.

(auto.look2010@gmail.com)

O francês Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) defende que o facto de ser líder do campeonato não lhe vai «facilitar a vida no Rali de Portugal», pois vai ser obrigado «a abrir a estrada no primeiro dia» da prova.

O detentor do ceptro diz que «para somar muitos pontos» nesta sétima ronda do Mundial de ralis terá de «terminar o mais à frente possível na sexta-feira». «Sempre gostei do Rali de Portugal. Tive bons desempenhos no passado e, por isso, é bastante agradável regressar, apesar de estar consciente de que o facto de liderar o campeonato não me vai facilitar a vida este ano», referiu o piloto francês de Gap.

Segundo Sébastien Ogier, para ter a «oportunidade de somar muitos pontos», será preciso «gerir bem o facto de ser o primeiro em pista na sexta-feira, de forma a terminar o mais à frente possível», sendo que «a gravilha será crucial para o resto da prova».

Novidade no primeiro dia são os troços na região centro, mas Sébastien Ogier espera que o piso seja melhor do que o do Alto Minho: «Temos de fazer um bom trabalho de casa para conseguir andar no máximo logo desde a primeira passagem. Com a alteração que houve este ano na primeira etapa, que era anteriormente a mais dura das três, espero que os troços sejam mais rápidos e mais suaves», sublinhou.

Seis vezes campeão do mundo, consecutivamente entre 2013 e 2018, com duas marcas diferentes (Volkswagen e Ford), Sébastien Ogier fez questão de ir pesquisar na internet imagens dos míticos troços de Arganil nos anos de 80 e 90 do século passado.

«Era verdadeiramente impressionante. Ainda bem que não conduzi a fundo com as pessoas a afastarem-se da pista no último instante. Estou contente por, agora, tanto os pilotos como os fãs, beneficiarmos das melhorias nas condições de segurança, que foram feitas desde então», sustentou.

O piloto francês mantém uma ligação especial com a prova portuguesa, pois foi no Algarve que festejou a primeira vitória no Mundial de Ralis, quando a prova se disputava no Sul, onde «gostava mais do piso».

«Sempre achei que os troços deste rali eram magníficos. Quando me estreei, o rali ainda se disputava no Algarve e tenho de admitir que preferia o tipo de piso de lá, que era mais consistente. A partir de 2015, o evento mudou-se para o Porto, onde as condições são, infelizmente, muito duras nas segundas passagens», explica.

Contudo, faz uma ressalva: «A norte, o nível de entusiasmo dos adeptos nas especiais é incomparável a qualquer outro lugar e isso é bom para o desporto. Por isso, entendo as razões que levaram a mudar a prova para o norte», sublinhou o piloto da Citroën.

Sébastien Ogier também não hesita quando lhe perguntam qual a especial preferida em Portugal, apontando «a de Fafe». «Para além do seu estatuto icónico e das grandes multidões que se reúnem no salto, também é uma especial incrível de se conduzir. Mas, hoje em dia, já todos a sabemos de cor pelo que tende a parecer-se mais com correr num circuito do que num rali», destaca.

Para Sébastien Ogier, «ser o primeiro na estrada no primeiro dia e ter de abrir a pista» será «a principal dificuldade» que enfrenta na prova lusa, em que pode bater mais um recorde.

Com cinco triunfos (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017), tantos quantos Markku Allen, tem a possibilidade de ultrapassar o finlandês e isolar-se como recordista de triunfos. Nada que lhe roube o sono.

«É uma honra partilhar este recorde com um piloto destes, mas não encaro isso como um factor de pressão adicional. Sempre me comprometi com cada prova, tendo as maiores ambições e a tentar dar o melhor a cada rali», concluiu.

O Rali de Portugal é a sétima ronda do campeonato do mundo e decorre de 30 de Maio a 2 de Junho. Sébastien Ogier lidera o Mundial com 122 pontos, mais 10 do que o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) e 12 em relação ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC), vencedor em 2018.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação