Sébastien Ogier entra a ganhar
O gaulês Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) não podia desejar melhor regresso à marca francesa ao vencer o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

É a sétima vitória do campeão do mundo, na prova monegasca, conseguidas com carros de quatro marcas diferentes (Peugeot – 2009, Volkswagen – 2013, 2014, 2015 e 2016, Ford – 2017 e 2018 e Citroën – 2019), o que lhe permite igualar o número de triunfos do seu compatriota Sébastien Loeb, e mantendo a invencibilidade que dura desde 2013.
Mas foi uma vitória sofrida face à réplica dada pelo belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), que chegou a passar pelo comando, na fase inicial da prova.
O belga entrou ao “ataque” no derradeiro dia da competição e, depois de ter partido de Monte Carlo a 4,3 segundos do francês, à partida para a derradeira especial, La Cabanette – Col de Braus (13,58 km) a vitória estava a escassos 0,4 segundos.

Era o tudo ou nada para os dois pilotos, com Sébastien Ogier a entrar melhor e Thierry Neuville a responder, tendo chegado a estar na frente, para, na fase final da especial, o piloto da marca francesa a conseguir ganhar 1,8 segundos ao seu adversário, para garantir o triunfo, o 45.º da carreira, por escassos 2,2 segundos.
O estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC), que foi o primeiro comandante da prova e que perdeu tempo em consequência de um furo, completou o pódio, ocupado por carros de três marcas diferentes, impondo-se ao francês Sébastien Loeb (Hyundai i20 Coupé WRC), que cumpriu a primeira das seis provas agendadas, e do finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) com os três a ficarem separados por 14,7 segundos, diferença que traduz o que foi o duelo pela posição.

O inglês Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) teve uma boa estreia ao volante do carro da marca japonesa e foi o mais rápido na “Power Stage”, batendo Sébastien Ogier, por 3,9 segundos.
Mau começo da Ford, que viu o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC) terminar num discreto 11.º lugar, mas marcando um ponto por ter sido o quinto mais rápido na “Power Stage”, atrás não só do vencedor e dos dois primeiros da geral, mas também de Ott Tanak.
Entre os RC2, o inglês Gus Greensmith (Ford Fiesta R5) confirmou a vitória com 51,9 segundos de avanço sobre o francês Yoann Bonato (Citroën C3 R5), com outro o francês, Stéphane Sarrazin (Hyundai i20 Coupé WRC), a completar o pódio da categoria que, tal como no caso da classificação absoluta, é ocupado por carros de três marcas diferentes.
FICHA DA PROVA
Rali – Monte Carlo
Data – 24,/27 de Janeiro
Organizador – Automobile Club de Monaco
Estrutura – 1 366,43 km divididos por quatro etapas: Gap – Gap (127,27 km); Gap – Gap (457,06 km); Gap – Mónaco (557,52 km); Mónaco – Mónaco (224,58 km)
PC – 16 (2 + 6 + 4 + 4) previstas, 15 (2 + 5 + 4 + 4) percorridas
Extensão das PC – 323,83 km (41,35 km + 125,12 km + 93.38 km + 63,98 km) regulamentados, 303,79 km (41,35 + 105,08 km + 93,38 km + 63,98 km) cumpridos
Percentagem das PC – 23,69 % idealizada, 22,23 % concretizada
Inscritos – 84 (12 RC1, 31 RC2, 10 RC3, 24 RC4, 5 RC5, 2 RGT)
Participantes – 84 (12 RC1, 31 RC2, 10 RC3, 24 RC4, 5 RC5, 2 RGT)
Classificados – 57 (9 RC1, 24 RC2, 5 RC3, 15 RC4, 3 RC5, 1 RGT)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Ott Tanak, da 1.ª à 3.ª PC; Thierry Neuville, da 4.ª à 6.ª PC; Sébastien Ogier, da 7.ª à 16.ª PC
RC1 – Ott Tanak, da 1.ª à 3.ª PC; Thierry Neuville, da 4.ª à 6.ª PC; Sébastien Ogier, da 7.ª à 16.ª PC
RC2 – Yoann Bonato, da 1.ª à 7.ª PC; Gus Greensmith, da 8.ª à 16.ª PC
RC3 – Cédric Durand, da 1.ª à 8.ª PC; Federico Gasperetti, na 9.ª PC; Cédric Duran, da 10.ª à 16.ª PC
RC4 – Yohan Rossel, na 1.ª PC; Nicolas Latis, da 2.ª à 5.ª PC; Yohan Rossel, da 6.ª à 16.ª PC
RC5 – Richard Desbordes, da 1.ª à 16.ª PC
RGT – Enrico Brazzoli, da 1.ª à 16.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC)
RC1 – Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Citroen C3 WRC)
RC2 – Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta R5)
RC3 – Cédric Duran/Caroline Mazet (Renault Clio R3)
RC4 – Yoann RosselBenoit Fulcran (Peugeot 208 R2)
RC5 – Richard Desbordes/Steven Desbordes (Citroen DS3 R1)
RGT – Enrico Brazzoli/Manuel Fenoli (Fiat 124 Abarh RGT)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Sebastien Ogier/Julien Ingrassia | Citroen C3 WRC | 3.21’15,9″ |
2.º | Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul | Hyundai i20 Coupé WRC | a 2,2″ |
3.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Toyota Yaris WRC | a 2’15,2″ |
4.º | Sébastien Loeb/Daniel Elena | Hyundai i20 Coupé WRC | a 2’28,2″ |
5.º | Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla | Toyota Yaris WRC | a 2’29,9″ |
6.º | Kris Meeke/Paul Nagle | Toyota Yaris WRC | a 5’36,2″ |
7.º | Gus Greensmith/Elliot Edmondson | Ford Fiesta R5 | a 13’04,6″ |
8.º | Yoann Bonato/Benjamin Boulloud | Citroen C3 R5 | a 13’56,5″ |
9.º | Stéphane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci | Hyundai i20 R5 | a 14’06,8″ |
10.º | Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul | Ford Fiesta R5 | a 16’03,4″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Ott Tanak | 7 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 |
Thierry Neuville | 3 | 4 | 3 | 3 | 2 | 0 |
Sébastien Ogier | 2 | 3 | 7 | 1 | 2 | 0 |
Sébastien Loeb | 2 | 0 | 0 | 1 | 4 | 2 |
Kris Meeke | 1 | 4 | 0 | 4 | 2 | 0 |
Jari-Matti Latvala | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 4 |
Elfyn Evans | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Andreas Mikkelsen | 0 | 0 | 1 | 3 | 0 | 1 |
Esapekka Lappi | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 |
Teemu Suninen | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 2 |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”, DEPOIS DA PROVA MONEGASCA
PILOTOS
1.º, Sébastien Ogier, 29 pontos; 2.º, Thierry Neuville, 21; 3.º, Ott Tanak, 17; 4.º, Kris Meeke, 13; 5.º, Sébastien Loeb, 12; 6.º, Jari-Matti Latvala, 10; 7.º, Gus Greensmith, 6; 8.º, Yoann Bonato, 4; 9.º, Stéphane Sarrazin, 2; 10.º, Adrien Fourmaux, Teemu Suninen, 1
MARCAS
1º., Hyundai Shell Mobis WRT, 30 pontos; Citroen Total WRT, 25; 3.º, Toyota Gazoo Racing WRT, 25; 4.º, M-Sport Ford WRT, 14
Citroen 25; Hyundai, 18 + 12; Toyota 15 + 10
Próxima prova – Rali da Suécia, de 14 a 17 de Fevereiro