WRC

Sébastien Ogier conserva comando na Sardenha

O piloto gaulês, que venceu o Vodafone Rally de Portugal há três semanas, concluiu o segundo de três dias da prova italiana com uma vantagem de 11,1 segundos face ao estónio Ott Tänak.

PEDRO RORIZ (redação@autolook.pt)

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GT Yaris Rally1)

Ao contrário do que sucedeu ontem, em que o comando mudou em cada especial, hoje, o piloto francês, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), começou o dia na frente e manteve a posição até ao final do dia, apesar de só ter vendido duas das seis provas de classificação efetuadas.

E se, ontem, o belga já tinha ficado pelo caminho, o que o afastava da luta pela vitória, Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Raly1) partiu para o segundo dia da competição a escassos 2,1 segundos do seu compatriota, pelo que todas as esperanças eram possíveis.

Só que um furo, na segunda prova de classificação do dia, atrasou-o, por ter parado para mudar a roda, mas logo a seguir saiu de estrada, onde voltou com a consequente perda de tempo. Um contratempo que o relegou para o nono lugar, mas na mesma especial, onde tinha furado e saiu da estrada, já não regressou à competição, o que poderá fazer este domingo em “Super Rally’’.

Ott Tänak e Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1)

Sem dificuldade, o seu colega de equipa, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1) vai partir, para os derradeiros 77,78 km competitivos, com 11,1’’ de atraso em relação ao francês pelo que o terceiro triunfo da temporada do piloto da Toyota pode não acontecer.

O finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) ocupa o terceiro lugar do pódio provisório e tudo indica que manterá posição pois dista 55,5 segundos do gaulês Sébastien Ogier e tem mais de três minutos e meio de vantagem face ao inglês Elfyn Evans, que conduz um Toyota GR Yaris Rally1), um dos muitos pilotos vítima de furos, que ocupa o quarto lugar.

Kalle Rovanpera e Jonne Halltunen (Toyota GR Yaris Rally1)

Apesar de não ter sido o mais rápido em nenhuma prova de classificação, entre os RC2, o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) conserva o comando da categoria. Uma posição que ocupa desde o início da prova, partindo, para o derradeiro dia da competição com 19,9 segundos de avanço sobre o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia Rally2) e 37,0 segundos sobre o finlandês Emil Lindholm (Skoda Fabia RS Rally) que completam o pódio provisório.

A prova italiana termina este domingo, com uma dupla passagem por duas especiais, uma delas com 25,19 km, a segunda mais extensa do rali, enquanto a outra, a “Power Stage” tem 13,70 km.

Classificação, após 12 especiais – 1.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GT Yaris Rally1), 2.32’38,9’’; 2.º, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 11,1’’; 3.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halltunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 55,5’’; 4.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’33,3’’; 5.º, Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’56,3’’; 6.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 5’59,6’’ (1.º RC2); 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 6’11,4’’; 8.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2), a 6’19,5’’; 9.º, Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Skoda Fabia RS Rally2), a 6’36,6’’; 10.º, Lauri Joona/Samu Vaaleri (Skoda Fabia RS Rally2), a 7’48,1’’.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *