Sébastien Loeb tonificado após o descanso

O piloto francês Sébastien Loeb, navegado por Fabien Lurquin, conduziu o BRX Prodrive Hunter ao triunfo na sétima etapa dos automóveis na 44.ª edição do Rali Dakar, entre Riyahd e Al Dawadimi, na Arábia Saudita, e recuperou a segunda posição, por troca com o saudita Yazzed Al Rahji.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Loeb e Fabien Lurquin (BRX Prodrive Hunter)

Sem problemas mecânicos ou de navegação, Sébastien Loeb (BRX Prodrive Hunter) venceu a tirada de hoje do Rali Dakar, à frente de Nasser Al-Attiyah, com o tempo de 3h09m32s para percorrer os 401 quilómetros cronometrados.

O piloto francês relegou para a segunda posição o líder da classificação geral, o qatari Nasser Al-Attiyah, navegado por Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux), a 5m26s, que está em modo de gestão, e o espanhol Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron) em terceiro, a 7m43s.

Sébastien Loeb ascendeu ao segundo lugar da classificação geral, por troca com o saudita Yazzed Al Rahji (Toyota Hilux Overdrive), quinto no Sector Selectivo, que ficou a 6m32s do francês na luta pelo segundo lugar. Nasser Al-Attiyah tem, agora, 44m59s de vantagem para Loeb e 53m31s sobre o saudita Yazeed Al Rajhi.

Nasser Al-Attiyah e Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux)

Também sem problemas, os Audi estiveram em evidência, garantindo presença no lote dos 10 mais rápidos. Como já foi referido, a dupla espanhola Carlos Sainz e Lucas Cruz foi a terceira mais rápida aos comandos de um Audi RS Q e-tron, Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger (Aud RS Q e-tron), em quarto e Mattias Ekstrom e Emil Berqvist (Audi RS Q e-tron), em oitavo.

A exemplo do que sucedeu nas motos, revolução nos SSV, com o estreante brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS) a ter um mau dia, a ser 23.º na etapa, a quase uma hora do polaco Aron Domzala (BRP CAN-AM Maverick XRS), que foi o mais rápido no SS, e a cair para quinto.

Luís Portela Morais e David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS)

Décimo no SS, o americano Austin Jones (BRP CAN-AM Maverick XRS) ascendeu ao comando dos SS, com 5’11” de vantagem sobre o polaco Michal Gozcal (BRP CAN-AM Maverick XRS) e 6’33” sobre o espanhol Gerard Farres Guell (BRP CAN-AM Maverick XRS), pelo que tudo volta a estar em aberto no que diz respeito à vitória final, com o americano, o polaco e o espanhol a serem os mais sérios candidatos ao triunfo

Entre os portugueses, Luís Portela Morais, navegado por David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS) voltou a integrar o lote dos 10 mais rápidos, ao ser sétimo e subiu para oitavo da geral, Rui Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS) foi, tal como sucedera na etapa anterior, 32.º, mas subiu para 17.º

ETAPA DE AMANHÃ

A etapa de amanhã estabelece a ligação entre Al Dawadimi e Wadi Ad-Dawasir, localidade onde a caravana regressa no dia seguinte, depois de uma etapa que tem partida e chegada no mesmo local. A etapa é composta por 435 quilómetros, dos quais 395 de especial, com os primeiros 200 a decorrerem em piso de areia e com sucessivas cadeias de dunas, com a organização a admitir que muitos cheguem de noite face às dificuldades do traçado e às “armadilhas” da navegação.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (402 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º Sébastien Loeb/Fabien Lurquin (Prodrive Hunter), 3.09’32”; 2.º Nasser Al-Attuyah/Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux), a 5’26”; 3.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron), a 7’43”; 4.º, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi RS Q e-tron), a 9’40”; 5.º, Yazeed Al Rahji/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive), a 10’03; 6.º, Bernhard Ten Brinke/Sébastien Delauney (Toyota Hilux Overdrive), a 12’54”; 7.º, Lucio Alvarez/Armand Monleon (Toyota Hilux Overdrive), a 13’37”; 8.º, Mattias Ekstrom/Emil Berqvist (Audi RS Q e-tron), a 14’42”; 9.º, Nani Roma/Alex Haro (Prodrive Hunter), a 15’50”; 10.º, Vladimir Vasiliev/Oleg Uperenko (BMW X5), a 18’05”; …: 17.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini John Cooper Works Rally), a 23’00”; …; 51.º, Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux Overdrive), a 1.25’14”

SSV – 1.º, Aron Domzala/Maciej Marton (BRP CAN-AM Maverick XRS), 4.00’56”; 2.º, Michal Gozcal/Szymon Gospodarczyk (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 22”; 3.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega Gil (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 42”; 4.º, Marek Gozcal/Lukasz Laskawiec (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 3’39”; 5.º, Rokas Baciuska/Oriol Mena (BRP Maverick CAN-AM XRS), a 4’49”; …; 8.º, Luís Portela Morais/David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS) a 6’34”; …; 32.º, Rui Oliveira/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XDS) a 1.21’25”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º Nasser Al-Attiyah/Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux), 23.52’22”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter), a 44’59”; 3.º, Yazeed Al Rahji/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive), a 53’31”; 4.º, Lucio Alvarez/Armand Monleon (Toyota Overdrive Hilux), a 1.15’09”; 5.º, Jakub Przygonski/Timo Gottschalk (Mini John Cooper Works Buggy), a 1.30’04”; 6.º, Orlando Terranova/Daniel Oliveras (Prodrive Hunter), a 1’36’55”; 7.º, Vladimir Vasilyev/Oleg Uperenko (BMW X5) a 1.39’47”; 8.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Crosscountry), a 1.44’48”; 9.º, Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux), a 1.47’14”; 10.º, Sebastian Halpern/Bernard Graue (Mini John Cooper Works), a 1.58’24”; 11.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini John Cooper Works Rally), a 2.28’51”; …; 37.º, Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux Overdrive), a 9.01’49”

SSV – 1.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP CAN-AM Maverick XRS), 29.28’14”; 2.º, Michal Gozcal/Szymin Gospodarczyk (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 5’11”; 3.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega Gil (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 6’33”; 4.º, Rokas Baciuska/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 27’58”; 5.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 36’38”; …; 8.º, Luís Portela Morais/David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS) a 2.42’14”; …; 17.º, Rui Oliveira/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XDS) a 6.11’21”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *