SEAT reinventa-se com 70 anos de história

 Fundada a 9 de Maio de 1950, a SEAT celebra este sábado o seu 70.º aniversário com os olhos postos no futuro. Uma história de sucessos, desafios e transformações constantes: de um fabricante de automóveis a uma empresa grande, sustentável, inovadora e tecnológica.

(auto.look2010@gmail.com)

Há setenta anos, a SEAT iniciou uma emocionante viagem. A 9 de Maio de 1950 foi fundada a empresa que pôs Espanha sobre rodas e democratizou a mobilidade. A partir desse momento, e ao longo dos seus 70 anos de história que celebra no próximo sábado, a SEAT sofreu uma profunda transformação e demonstrou uma capacidade constante de reinvenção.

Esta viagem, cheia de desafios, fez da empresa o que ela é hoje. A única empresa automóvel que concebe, desenvolve, fabrica e comercializa veículos em Espanha, é o principal investidor industrial em I+D no país, representa 1% do PIB e exporta 80% dos veículos. Uma empresa sólida, que faz parte do Grupo Volkswagen, o grupo líder mundial do sector automóvel. Uma empresa que está a crescer e continua a oferecer as melhores soluções de mobilidade para facilitar a vida das pessoas.

O presidente e vice-presidente da SEAT das Finanças e IT, Carsten Isensee, afirmou que «ao longo dos seus 70 anos de história, a SEAT demonstrou a sua capacidade de se reinventar e enfrentar com sucesso os desafios que se lhe colocaram». «Uma força transformadora que viu a SEAT crescer de um fabricante de automóveis para uma sólida empresa tecnológica e industrial».

DE BARCELONA PARA O MUNDO

A SEAT abriu as portas da fábrica da Zona Franca em 1953 com uma produção diária de cinco veículos SEAT 1400. Após 40 anos de produção de modelos icónicos da história da marca, como o SEAT 600 e o SEAT 127, a empresa decidiu construir uma nova fábrica, maior e mais moderna, transferindo assim a produção de Barcelona para Martorell a partir de 1993.

Esta fábrica, que arrancou após um investimento inicial de 244.500 milhões de pesetas (1.470 milhões de euros), foi inaugurada com o lançamento da segunda geração SEAT Ibiza e do novo SEAT Cordoba, que foram produzidas a uma taxa de 1.500 unidades por dia.

A empresa conta hoje com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde actualmente são fabricados o Ibiza, o Arona e o Leon. Além disso, produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% eléctrico da SEAT, na Eslováquia. Até hoje, foram produzidos mais de 19 milhões de veículos SEAT.

Desde que a empresa efectuou a sua primeira venda no estrangeiro em 1965, tendo a Colômbia como destino, a SEAT estabeleceu-se como o principal exportador industrial espanhol, representando quase 3% do total das exportações da economia espanhola. Actualmente, os veículos da SEAT chegam a locais tão diversos como a Nova Zelândia, o México e a Guiana Francesa.

A evolução da SEAT ao longo dos últimos 70 anos tem sido exponencial, desde a concepção dos seus automóveis, passando pela produção, até ao volume das exportações. Actualmente, o mesmo número de automóveis é produzido em três minutos, antes num dia inteiro, e, ao contrário dos dois anos de espera na década de 1950 para receber um 600, hoje, com o serviço Fast Lane, pode comprar um automóvel em 10 minutos com 5 cliques, e recebê-lo em menos de 21 dias.

UMA VASTA E COMPETITIVA GAMA DE PRODUTOS

Ao longo de 70 anos, a empresa automobilística lançou um total de 75 modelos, incluindo diferentes versões e gerações, entre eles alguns que marcaram um antes e um depois, começando em 1953 com o SEAT 1400, o primeiro veículo fabricado pela empresa, ou com o lendário SEAT 600, que foi apresentado em 1957 e logo se tornou um ícone de liberdade e mobilidade.

Em 1984 chegou o primeiro SEAT Ibiza e em 1999 o SEAT Leon, que tem sido um sucesso de vendas desde o seu lançamento. De referir ainda que em 2016 a empresa reforçou a gama ao entrar no segmento dos SUV com o SEAT Ateca, o SEAT Arona e o SEAT Tarraco, e em 2019 a empresa anunciou o SEAT Mii electric, o primeiro veículo eléctrico da empresa.

A evolução e modernização dos automóveis tem sido uma constante ao longo de todo o percurso, ao que se acrescentou um desenvolvimento tecnológico em todos os aspetos do automóvel, desde os sistemas de segurança até à conectividade mais avançada. Além disso, como parte do compromisso da SEAT com uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente, a empresa está numa forte ofensiva eléctrica.

Neste sentido, lançará novos modelos híbridos eléctricos e plug-in em 2020 e 2021, que se vão juntar à versão eléctrica do SEAT Mii, já à venda: a nova família Leon, que tem uma versão PHEV; o Tarraco PHEV e o recentemente lançado CUPRA Formentor, que terá uma variante híbrida plug-in eléctrica. Finalmente, o el-Born vai juntar-se ao Mii electric como o segundo veículo 100% eléctrico da empresa.

CUPRA: A CAPACIDADE DA SEAT DE SE REINVENTAR

A CUPRA sempre foi a maior expressão de desportivismo da SEAT desde o lançamento do CUPRA Ibiza em 1996. Em 2018, a SEAT volta a colocar em cima da mesa a sua capacidade de reinvenção e cria a CUPRA. A CUPRA é a marca da empresa que foi criada com o objectivo de apresentar um projecto único, dando-lhe acesso a novos mercados e a novos clientes, que procuram um produto mais especial, e que irá contribuir para aumentar a margem de contribuição da SEAT.

A nova marca foi concebida para cativar os entusiastas do automobilismo e caracteriza-se pelo design contemporâneo e pelo desempenho desportivo dos seus modelos baseados na electrificação. Após o lançamento do CUPRA Ateca e da nova família CUPRA Leon, o construtor de automóveis apresentou o CUPRA Formentor, o primeiro modelo especialmente concebido para a marca desportiva SEAT e fabricado em Martorell, na sua recém-inaugurada CUPRA Garage.

EMPRESA DE TECNOLOGIA DE MOBILIDADE

Se a SEAT nasceu com o objectivo de democratizar a mobilidade em Espanha, nos últimos anos a empresa deu passos gigantescos para se tornar um prestador de serviços de mobilidade que vai além do fabrico de veículos, a fim de responder a uma das grandes tendências do futuro: a economia colaborativa, partilhada e sustentável.

Neste sentido, em 2019 a SEAT foi designada como o centro de competência em micromobilidade para todo o Grupo Volkswagen, para liderar a estratégia de novos produtos e serviços para a mobilidade urbana.

Para o efeito, a empresa lançou a SEAT Urban Mobility, uma unidade de negócio estratégica em mobilidade urbana, e apresentou o eScooter Concept, a primeira moto SEAT, e o eKickscooter Concept, produtos aos quais se juntam a scooter eléctrica EXS Kickscooter.

Por outro lado, como exemplo desta capacidade de reinvenção e transformação total, em 2019 a empresa criou um centro de excelência no desenvolvimento de software: SEAT:CODE. O novo laboratório trabalha para impulsionar duas grandes dimensões dentro do SEAT.

Por um lado, procura continuar a impulsionar a transformação digital e aumentar a eficiência através da digitalização dos processos. Por outro lado, pretende reforçar os modelos de negócio em torno dos novos conceitos de mobilidade, conectividade e digitalização do automóvel, com especial enfoque no SEAT.

Além disso, em 2020, a empresa vai inaugurar a nova CASA SEAT, um espaço no coração de Barcelona, que foi criado para prestar homenagem a Barcelona, a cidade que viu nascer a SEAT há 70 anos. A CASA SEAT será o local de encontro para descobrir a mobilidade do futuro e acolherá múltiplas actividades para se tornar uma referência na agenda cultural de Barcelona.

PRESENTE E FUTURO DA INDÚSTRIA EM ESPANHA

Nos seus 70 anos de história, a SEAT tem mantido um caminho de crescimento contínuo e sustentável, que tem impulsionado a indústria automóvel em Espanha. Se a produção de veículos começou em 1953 com uma mão-de-obra de 925 pessoas, hoje mais de 15.000 funcionários trabalham na SEAT e tem um efeito multiplicador sobre a indústria auxiliar, gerando cerca de 100.000 postos de trabalho no total.

Com um volume de negócios de 11.157 milhões de euros em 2019 e exportações tanto de veículos como de componentes que representam 81% do volume de negócios (9.041 milhões de euros), a SEAT é o principal exportador industrial espanhol. Da mesma forma, a SEAT Martorell é hoje a fábrica que produz mais automóveis em Espanha, o segundo maior mercado de produção de veículos da Europa.

De referir que a SEAT afectou 1.259 milhões de euros a investimentos e despesas de I&D em 2019, dos quais 27 milhões de euros foram investidos directamente em iniciativas sustentáveis nas instalações de Martorell com o objectivo de reduzir as emissões de CO2 e, graças a uma estratégia ambiental ambiciosa, tornar Martorell uma fábrica com emissões carbono zero até 2030.

Além disso, a empresa tornou-se também uma referência em saúde ocupacional no meio empresarial, na sequência da abertura em 2017 do CARS (Centro de Atención y Rehabilitación Sanitaria). Um centro médico único que oferece medicina preventiva, de cuidados e de reabilitação aos mais de 15.000 trabalhadores da empresa e que realiza mais de 70.000 consultas por ano.

UM PASSADO E UM FUTURO JUNTOS: DO SEAT 600 AO FABRICO DE VENTILADORES

A SEAT está presente na vida das pessoas há 70 anos e também quis mostrar o seu compromisso com a sociedade e as suas necessidades numa época complexa como a Covid-19. Durante este período difícil, o SEAT lançou várias iniciativas para combater o vírus. Especificamente, para produzir os materiais mais procurados pelos hospitais, tais como ventiladores.

Uma equipa de 150 profissionais trabalhou durante semanas para desenvolver um protótipo, utilizando engrenagens impressas na SEAT, eixos da caixa de velocidades e o motor adaptado de um limpa pára-brisas do SEAT Leon. O resultado foi a produção de mais de 600 ventiladores de emergência, que foram enviados para hospitais em toda a Espanha. Um grão de areia para dar esperança no futuro, onde juntos voltaremos às ruas e estradas. Sentir, pouco a pouco, a liberdade.

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