Santinho Mendes “mata” saudades das pistas

Quarta ronda dos Campeonatos de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy está de “pedra e cal” na pista da Boavista, em Mação. As lutas pelos triunfos sucedem-se, numa prova marcada pelo regresso de Santinho Mendes às pistas “baptismo” no Ralicross, ao volante do Opel Astra 2.0 do neto António com que alinha na categoria Nacional 2RM, assinalando os 50 anos de carreira.

(auto.look2010@gmail.com)

Mação Verde Horizonte é a quarta prova do PTRX 2020. Nesta tarde de sábado, tiveram lugar os treinos e as primeiras corridas de qualificação, que serviram já para dar uma primeira ideia dos possíveis escalonamentos de forças para as Finais, que vão ser disputadas este domingo à tarde.

INICIAÇÃO

A vitória nas duas primeiras corridas de qualificação garantiu a Gonçalo Novo, em Toyota Starlet, uma dose de confiança extra para a jornada de amanhã. Gonçalo Rocha (Peugeot 106 XSI) e André Monteiro (Toyota Corolla) foram os que mais tentaram contrariar o domínio do piloto aveirense da Motofil, completando por esta ordem a classificação deste primeiro dia de provas. Rafaela Barbosa em Citroën AX, a única senhora em prova nesta classe, continua o seu processo, não conseguiu concluir nenhuma das corridas do dia, mas enquanto esteve em prova demonstrou sempre um ritmo regular.

NACIONAL 2 RM

Depois da ausência de Castelo Branco, Adão Pinto, aos comandos de um Opel Astra, regressou da melhor maneira ao Campeonato. Na primeira corrida deixou escapar o lugar mais alto do pódio para Fernando Silva (Seat Ibiza), mas venceu a segunda e nas contas do final do dia acabou por levar a melhor. Com o piloto do Ibiza TDI a concluir o dia no segundo lugar, seria Andreia Sousa (Peugeot 306) a fechar o pódio, posição que também ocupou nas duas primeiras corridas.

NACIONAL A 1.6

O Citroën Saxo de Leonel Sampaio voltou a impor-se à concorrência. Terminando as duas corridas do dia sempre com uma vantagem superior a dois segundos face aos rivais. Rafael Rocha, garantiu o segundo posto do dia, seguido de Américo Sousa, ambos em Citroën Saxo. O quarto posto foi reclamado pelo Tiago Ferreira em Peugeot 106.

 

SUPER 1600

Embalado pela conquista na anterior jornada de Castelo Branco, José Queirós em Peugeot 206, liderou o primeiro dia de qualificação. Bruno Gonçalves em Citroën Saxo foi quem mais tentou contrariar o piloto do 206, tendo mesmo que impor um ritmo ao nível de uma Final. Rogério Sousa em Ford Fiesta e Jorge Machado em Citroën C2, protagonizaram um “duelo” ímpar durante toda a qualificação, mas no final seria Sousa a Levar a melhor.

SUPERCARS

Os aveirenses João Novo, em Peugeot 206, e José Lameiro, Skoda Fabia, dividiram entre si as duas primeiras corridas do dia. Mas, na contabilidade final, o resultado foi mais favorável ao piloto da Motofil. José Lameiro que a cada volta parece cada vez mais adaptado ao Fabia, ainda chegou a liderar a segunda corrida, mas na terceira volta, na entrada para a recta da meta, “perdeu” a trajectória, atravessou-se na pista e João Novo aproveitou para assumir o comando. Daniel Pacheco em Subaru Impreza, mas na Divisão 2, garantiu o terceiro posto à geral.

KARTCROSS

Jorge Gonzaga, aos comandos de um LSB RX01, começou a defender da melhor maneira a actual liderança do Campeonato de Kartcross, vencendo a primeira corrida de qualificação desta quarta jornada do PTRX. Pedro Rosário, em Semog Bravo, reservou o segundo posto e provou que está cá para discutir os lugares cimeiros do campeonato. Luís Almeida (LBS RX1) que também ocupa uma posição cimeira na tabela fechou o pódio deste primeiro dia. Daniela Godinho (Semog Bravo) melhor entre as Senhoras foi oitava à geral. João Pinheiro (LBS RX01) no 12.º lugar, foi o melhor entre os Iniciados. Em ASK EVO, Tiago Pinto foi o melhor Rookie.

SUPER BUGGY

O piloto Paulo Godinho, em Super Buggy, impôs-se à concorrência, nomeadamente ao Semog Buggy do espanhol Oscar Gomez.

Já o piloto Miguel Mota, que conduz um Toniauto TT, com chassis do construtor António Santos, de Barbouço, concelho da Mealhada, foi terceiro, na contabilidade final deste primeiro dia.

SANTINHO MENDES: 50 ANOS DE CARREIRA

Santinho Mendes é o nome que se destaca na lista de inscritos desta quarta jornada do PTRX, Mação Verde Horizonte. O pluricampeão de automobilismo está este fim-de-semana no traçado da Boavista, para celebrar 50 anos de carreira, conviver com amigos e claro “matar saudades” do ambiente de pista.

Este regresso «foi um género de brincadeira dos “mais novos” e, claro, aceitei», disse o piloto que apesar de ter experimentado e vencido na generalidade das disciplinas do desporto automóvel nacional, faz aqui em Mação a sua estreia no Ralicross e, claro, aos comandos do Opel Astra 2.0 com que o neto António, desta vez ausente pois está em período de exames, alinha na categoria Nacional 2RM.

Antes da ida para a pista, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting também não quis deixar passar em branco a ocasião, com Francisco Fidalgo, dirigente da estrutura federativa, a entregar a Santinho Mendes um troféu comemorativo destes 50 anos de carreira.

AVEIRENSE JOÃO NOVO

COM PEUGEOT 206 NA SUPERCAR

João Novo, na categoria Supercar, alinhou em Mação aos comandos de um Peugeot 206, deixando desta vez em casa o Citroën DS3 que na anterior jornada levou a Castelo Branco, prova onde foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas que acabou por perder na “secretaria” devido a uma penalização. Como é seu apanágio e independentemente do carro com que se apresenta será certo que o único objectivo é a vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: