Santiago Ribeiro a 0,080s do pódio em Baltar

Jovem piloto da Ericeira garantiu o 4.º lugar no traçado dos arredores de Paredes, na categoria X30 Sénior pontuável para o Campeonato de Portugal de Karting.

(auto.look2010@gmail.com)

Santiago Ribeiro ficou a escassos 0,080 segundos de um lugar no pódio na terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA, disputada no passado fim-de-semana, em Baltar. Jovem piloto de apenas 15 anos superou dificuldades com os pneus e acumulou pontos importantes na exigente categoria X30 Sénior.

Sob elevadas temperaturas em Baltar, a categoria-rainha do Campeonato de Portugal de Karting (CPK) voltou a ter três dezenas de pilotos em pista, com uma luta acérrima pelas posições cimeiras. Para Santiago Ribeiro, a principal dificuldade prendeu-se com o jogo de pneus que lhe foi entregue pelo fornecedor do campeonato para o dia de sábado, que se revelou muito menos competitivo do que o esperado. Isso obrigou Santigo Ribeiro a recuperar cinco posições na manga de qualificação e depois mais quatro lugares na Final, que viria a terminar no 9.º posto.

No domingo, com um jogo de pneus em boas condições, Santigo Ribeiro começou por ser o 5.º mais rápido nos treinos cronometrados e depois apostou tudo na Final, onde rodou durante várias voltas no 3.º lugar, até passar para o 4.º lugar já na fase final da corrida. Um resultado importante para o jovem piloto da Ericeira, numa categoria com 30 participantes, muitos deles com larga experiência e extenso palmarés.

«Nos treinos e no “warm-up” de sábado pensava estar muito perto do topo da tabela, mas depois percebemos que os pneus que nos atribuíram eram muito menos eficazes do que a média. No domingo tivemos um jogo normal de pneus e pude andar mais próximo dos melhores tempos, mesmo com temperaturas elevadas. Estava confiante para a Final e ficámos muito próximos do pódio, o que confirma que, em condições normais, podíamos ter andado nos primeiros lugares também no sábado. Tenho de agradecer todo o trabalho da minha equipa, a EKO/Birel ART Portugal, à minha família e aos meus patrocinadores, a Valente & Ribeiro, Loja das Tintas, Ribeiro & Ravago e Westriangular», referiu o promissor piloto da Ericeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *