Sam Bird: primeiro a bisar na Fórmula E, mas…

Uma manobra “musculada” na derradeira de volta de uma corrida, que foi interrompida e teve duas situações de bandeiras amarelas, permitiu ao inglês Sam Bird (Audi) ultrapassar o alemão Andre Lotterer (DS) e vencer a corrida de Hong Kong, a 50.ª da história da disciplina.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Sam Bird (Audi)

A corrida começou com o holandês Stoffel Vandoorne (Venturi) na “pole position”, mas no arranque Oliver Rowland (Nissan), que estava ao seu lado, arrancou melhor e assumiu o comando, enquanto um desentendimento no fundo do pelotão levou à interrupção da corrida logo nas primeiras voltas, com o comandante do campeonato, o francês Jérôme D’Ambrosio (Mahindra) a ser uma das vítimas, juntamente com o seu colega de equipa, o alemão Pascal Wehrlein (Mahindra).

António Félix da Costa (BMW), que não tinha conseguido melhor do que o 20.º tempo, à frente dos dois homens da Mahindra, ao fazer um bom arranque tinha ganho algumas posições e escapou ao incidente, iniciando uma recuperação que o levaria ao último lugar pontuável.

Após a interrupção Oliver Rowland não resistiu muito tempo no comando e, a partir daí, assistiu-se a um duelo cerrado entre Andre Lotterer e Sam Bird, com os dois a “cavarem” uma diferença confortável para os seus perseguidores, diferença essa que diminuiu com as bandeiras amarelas, mas que era reposta quando a corrida era relançada.

António Félix da Costa (BMW)

Na fase final Sam Bird, que dispunha de mais energia disponível do que Andre Lotterer, para as voltas finais, parecia ter tudo a seu favor para assegurar a vitória, mas o “toque” no seu adversário, que furou e perdeu a hipótese de lutar pela primeira vitória na disciplina, ensombrou o seu triunfo, cabendo ao Colégio de Comissários decidir se a manobra foi licita ou não.

Para já, o argentino Eduardo Mortara (Venturi) e o brasileiro Lucas Di Grassi (Audi) completaram o pódio, mas vai ser preciso aguardar pela decisão do Colégio de Comissários para confirmar a vitória do inglês que, no pódio, não parecia muito convencido do seu triunfo.

António Félix da Costa, depois da má qualificação, provocada pelo facto de não ter conseguido colocar os pneus à temperatura ideal, fez uma corrida de trás para a frente, recuperou 10 lugares, fechou o “top ten” e caiu para o quarto lugar no campeonato.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA

POS.PILOTOCARROTEMPO
    
1.ºSam BirdAudi E-Tron FE 0559’34,425″
2.ºEduardo MortaraVenturi VE VFE05a 1,694″
3.ºLucas di GrassiAudi E-Tron FE 05a 2,282″
4.ºRobin FrijinsAudi E-Tron FE 05a 3,230″
5.ºDaniel AbtAudi E-Tron FE 05a 3,679″
6.ºFelipe MassaVenturi VE VFE05a 4,952″
7.ºMitch EvansJaguar I-Type 3a 5,711″
8.ºGary PaffetVenturi VE VFE05a 6,062″
9.ºOliver TurveyNIO 004a 7,318″
10.ºAntónio Félix da CostaBMW IFE.18a 8,186″
11.ºJose Maria LopezPenske EV-3a 8,912″
12.ºTom DillmannNIO 004a 9,519″
13.ºJean-Eric VergneDS E-Tense FE 19a 13,298″
14.ºAndre LottererDS E-Tense FE 19a 25,964″

CAMPEONATOS

PILOTOS

POS. PONTOS
   
1.ºSam Bird71
2.ºJerome D’Ambrosio53
3.ºLucas di Grassi49
4.ºAntónio Félix da Costa47
5.ºEduardo Mortara45
6.ºRobin Frlins40
7.ºMitch Evans34
8.ºDaniel Abt32
9.ºPascal Wehrlein30
10.ºAndre Lotterer29
11.ºJean-Eric Vergne28
12.ºAlexander Sims18
13.ºSébastien Buemi15
14.ºFelipe Massa12
15.ºOliver Turvey6
16.ºOliver Rowland6
17.ºGary Paffett4
18.ºStoffel Vandoorne3
19.ºJose Maria Lopez2
20.ºNelson Piquet jr.1

EQUIPAS

POS. TOTAL
   
1.ºEnvision Virgin Racing111
2.ºMahindra Racing83
3.ºAudi Sport Abt Schaeffler Formula E Team81
4.ºBMW i Andretti Motorsport65
5.ºDS Techeetah57
6.ºVenturi Formula E team57
7.ºPanasonic Jaguar Racing35
8.ºNissan e. dams21
9.ºNIO Formula E Team10
10.ºHWA Racelab7
11.ºGeox Dragon2

PRÓXIMA PROVA:– Sanya (China), dia 23 de Março

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação