Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico abriu portas

O Centro de Congressos de Alfândega, no Porto, recebe até este domingo a terceira edição do Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico – Salão de Mobilidade Sustentável. O primeiro dia pautou-se pelo sucesso, com o público a aderir em grande número, logo desde a abertura de portas.

(auto.look2010@gmail.com)

O Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico já abriu as portas e conta com a presença de 19 marcas de automóveis, que praticamente representam a totalidade da oferta disponível no mercado, no que à mobilidade descarbonizada diz respeito. Realce para santestreias do Peugeot e-208 e Peugeot 3008 GT HYBRID4, a Hyundai com o lançamento do Kauai híbrido e o restyling da gama completa do Ioniq.

Entre as novidades, destaques para a Mercedes com os e-Plugin e c-Plugin e para a Smart com a apresentação de toda a gama eléctrica. No caso da BMW estão em exposição os modelos 530e, 225xe, 330e, 745e, i3 e i8, sendo que a Mini trouxe o Mini Countryman PHEV. No espaço dedicado à DS estão presentes os automóveis DS 7 Crossback e DS 3 Crossback.

Destaque igualmente para os Tesla Model X, Model S e Model 3, na Mitsubishi Motors o Outlander PHEV e Canter; na Volvo o XC40 PHEV, o V60 PHEV e o XC60 PHEV; da parte da Toyota estão expostos o Yaris Hybrid, C-HR, RAV 4, Corolla Touring Sport Trek, Prius Plug-in e o Camry; a Zeev marca presença com o Fisker Karma e o Fiat 500.

Não ficam igualmente de fora a Renault, com o Zoe; a Audi com o e-tron; a Jaguar com o I-Pace; na Kia o Niro Plug-in e o Optima SW Plug-in. A alemã Volkswagen participa com o e-Golf, a Suzuki com o Swift e o Ignis; o Leaf e o E-NV200 são as estrelas da Nissan e a Mazda tem patentes o 3 e o novo CX-30.

O segmento das duas rodas, que cada vez mais apresenta alternativas reais e saudáveis para a mobilidade, marca forte presença com a participação de instituições como a Byrd com as scooters Niu e TilGreen, a E-Bike, a Nem Motors, a Cocorent e a Abimota, que participa com um espaço onde é possível experimentar diferentes bicicletas.

Estão igualmente presentes várias empresas voltadas para o carregamento e rent-a-car de automóveis descarbonizados e fornecedoras de energia.  São exemplo destas a Watt, EV Chargers, Ampere Energy, EVCE, eVAZ Energy, Circutor, Watts on Wheels, UVE, Prio Energy, Aran, Asean Brown Boveri (ABB), GALP, NRG Kick, e a Magnum Cap. A OK! Teleseguros apresenta uma oferta diferenciada de Seguros para os novos veículos.

Vários dos veículos presentes podem ser experimentados no “Test Drive Galp”. No exterior do edifício da Alfândega está montado um percurso para que o público possa experimentar um híbrido, um eléctrico, ou até mesmo outro tipo de meios de transporte, sempre com a mobilidade sustentável como pano de fundo.

Para este sábado, paralelamente com todo o programa, vão decorrer os seminários, com a seguinte ordem de trabalhos:

11h00 – Contributos dos Recursos Minerais para a Mobilidade Eléctrica, por Joaquim Góis (FEUP).

15h00 – Inovação Automóvel – A nova realidade do sector, por Paulo Spínola (ARAN).

17h00 – Metodologia de carregamento de veículos eléctricos e Tecnologia bidirecional, V2G, Vehicle to Grid, por José Henriques – Magnum Cap e Joaquim Delgado (Universidade de Coimbra).

19h00 – Workshop UVE – Experiência de Utilização de dois automóveis eléctricos, por Manuel Reis (UVE).

Este certame tem como Main Sponsor a GALP, conta com a ABB e a ALTICE como Patrocinadores e a OK! Teleseguros como Seguradora Oficial. O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável vai-se manter aberto até este domingo (dia 20), às 20,00 horas. Os bilhetes podem ser comprados no local, sendo valor unitário de 8 euros.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação