Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico abre amanhã

A Alfândega do Porto recebe a partir desta sexta-feira, dia 18, o Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico, que traz inúmeras novidades ao público.

(auto.look2010@gmail.com)

Com a sustentabilidade na ordem do dia e o paradigma da mobilidade a alterar-se, o Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico – Salão da Mobilidade Sustentável vai praticamente duplicar a área de exposição face a 2018, recebendo novas marcas e garantindo algumas antestreias como o Peugeot e-208, o Hyundai Kauai Híbrido e o Volvo XC40 PHEV. O Salão será igualmente reforçado com a presença de outros veículos, sempre com a mobilidade suave como pano de fundo.

Numa altura em que a discussão em redor da sustentabilidade do planeta ganha novos contornos, a urgência em alterar o paradigma da mobilidade torna-se também relevante. Por isso, o Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico (SAHE) vai crescer, aumentado, assim, a área de exposição e paralelamente passando a ocupar todo o Piso 0 da Alfândega do Porto.

A terceira edição do Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico – Salão da Mobilidade Sustentável, conta com a presença de 19 marcas de automóveis, que na próxima edição vão praticamente representar a totalidade da oferta disponível no mercado, no que à mobilidade descarbonizada diz respeito.

Entre as novidades, destaques para a Mercedes com os e-Plugin e c-Plugin e para a Smart com a apresentação de toda a gama eléctrica. No caso da BMW vão estar em exposição os modelos 530e, 225xe, 330e, 745e, i3 e i8, sendo que a Mini trará o Mini Countryman PHEV. No espaço dedicado à DS vão estar presentes os automóveis DS 7 Crossback e DS 3 Crossback.

Num salão dedicado à mobilidade não podiam faltar os Tesla Model X, Model S e Model 3, na Mitsubishi Motors o Outlander PHEV e Canter; na Volvo destacam-se o XC40 PHEV, o V60 PHEV e o XC60 PHEV; da parte da Toyota vão estar em exposição o Yaris Hybrid, C-HR, RAV 4, Corolla Touring Sport Trek, Prius Plug-in e o Camry; a Zeev marca presença com o Fisker Karma e o Fiat 500.

Não ficam igualmente de fora a Renault, com o Zoe; a Audi com o e-tron; a Jaguar com o I-Pace; na Kia o Niro Plug-in e o Optima SW Plug-in. A alemã Volkswagen participa com o e-Golf, a Suzuki com o Swift e o Ignis; o Leaf e o E-NV200 vão ser as estrelas da Nissan e a Mazda vai ter patentes o 3 e o novo CX-30.

Realce para as seguintes antestreias: Peugeot e-208 e Peugeot 3008 GT HYBRID4, a Hyundai com o lançamento do Kauai híbrido e o restyling da gama completa do Ioniq, sendo que da parte da Volvo evidencia-se o modelo XC40 PHEV. Estes modelos começarão a circular brevemente nas estradas nacionais, podendo a reserva dos mesmos ser efectivada no certame.

O segmento das duas rodas, que cada vez mais apresenta alternativas reais e saudáveis, para a mobilidade, marca forte presença com a participação de instituições como a Byrd com as scooters Niu e TilGreen, a E-Bike, a Nem Motors, a Cocorent e a Abimota.

Vão estar presentes, também, várias empresas voltadas para o carregamento e rent-a-car de automóveis descarbonizados e fornecedoras de energia. São exemplo destas a Watt, EV Chargers, Ampere Energy, EVCE, eVAZ Energy, Circutor, Watts on Wheels, UVE, Prio Energy, Aran, Asean Brown Boveri (ABB), GALP, NRG Kick, e a Magnum Cap. A OK! Teleseguros vai surgir com uma oferta diferenciada de Seguros para os novos veículos.

Se é certo que o Salão vai crescer a adaptar-se às novas realidades de um mercado em plena evolução, é igualmente certo que vai manter as principais características, que o definem desde a primeira edição. Exemplo disso é o espaço onde se vão realizar as experiências ao volante, o “Test Drive Galp”.

No exterior do edifício da Alfândega é montado um percurso para que o público possa experimentar um híbrido, um eléctrico, ou até mesmo outro tipo de meios de transporte, sempre com a mobilidade sustentável como pano de fundo.

Com os objectivos de desenvolver uma acção mais directa com o público, igualmente desde a primeira edição, os seminários são um espaço de debate de ideias, de apresentações, de “desmistificação” do novo paradigma da mobilidade e vão decorrer nos dias 19 e 20. A inscrição pode ser feita em www.salaoautomovelelectrico.pt/

Uma das novidades de 2018 foi o Prémio Os Melhores do Ano – A Escolha do Público e graças ao sucesso conseguido na edição de estreia, o galardão, em que o público é incentivado a eleger o melhor híbrido, híbrido plug-in e eléctrico, vai novamente regressar.

Este certame tem como Main Sponsor a GALP, conta com a ABB e a ALTICE como Patrocinadores e a OK! Teleseguros como Seguradora Oficial. O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável vai abrir as portas do Centro de Congressos de Alfândega do Porto, às 10h00 desta sexta-feira, dia 18 de Outubro, mantendo-se aberto até domingo (dia 20), às 20h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no local, sendo valor unitário de 8 euros.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação