Russo Alexey Lukyanuk procura o tri em Roma

Aos comandos de um Citroën C3 Rally2, o piloto russo, vencedor em 2018 e 2020, chega a Roma, palco da terceira prova do Campeonato da Europa de Ralis (ERC), no comando da competição.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Alexey Lukyanuk

Com nove pontos de vantagem sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 Evo), Alexey Lukyanuk está apostado em somar a terceira vitória na prova italiana, desempatando a seu favor a igualdade em número de triunfos que partilha com o italiano Umberto Scandola.

Moralizado pela vitória entre os RC2 no Rali da Estónia, prova pontuável para o “Mundial”, onde bateu o seu adversário, o russo, vencedor na Polónia, na prova inaugural do campeonato, sente que pode “fugir” aos seus perseguidores e cimentar a posição de comandante da competição.

A maior oposição poderá, contudo, vir do seu compatriota Nikolay Grayzin (VW Polo GTi R5), que venceu na Letónia, depois de ter abandonado na prova polaca, em consequência de dois furos.

Nicolas Gryazin

Esta situação surgiu numa altura em que usufruía de uma margem confortável sobre o piloto da marca francesa, vantagem que se esvaiu com o primeiro furo, para na classificativa seguinte, um segundo, e sem dispor de pneu sobresselente, o forçou a renunciar. Contudo, pelo andamento que tem mostrado será um sério candidato a repetir o que fez na Letónia.

Na linha da frente na luta pela vitória estarão, ainda, o polaco Makolaj Marczyk (Skoda Fabia Rally2 Evo), que defende o terceiro lugar no campeonato, e o inglês Craig Breen (Hyundai i20 R5), que traz para a prova italiana o ritmo que o levou ao segundo lugar no Rali da Estónia, prova realizada no passado fim-de-semana, que contou para o Campeonato do Mundo da especialidade.

Aloísio Monteiro

A título de curiosidade, e ao redor de tudo aquilo que os italianos Umberto Scandola (Hyundai i20 R5), que triunfou em 2015 e 2016, e Giandomenico Basso (Skoda Fabia Rally2 Evo), que ganhou em 2019, poderão surpreender se estiverem na luta pelos lugares do pódio, até porque se tratam de pilotos que nunca atiram a toalha ao chão.

Portugal vai estar presente no Rali de Roma com a dupla formada por Aloísio Monteiro e Sancho Eiró (Skoda Fabia R5 Evo), que habitualmente faz questão de integrar o pelotão do Campeonato da Europa de Ralis há já vários anoa a esta parte, bem como o navegador Hugo Magalhães, que volta a acompanhar o alemão Nick Loof (Ford Fiesta Rally4).

A estrada

A prova italiana decidir-se-á em 14 provas de classificação, que representam 190,09 km dos 731,04 km do percurso total. O arranque acontecerá ao final da tarde desta sexta-feira, em Roma (Castel Sant’Angelo), com a realização de uma Super Especial (2,72 km), antes da caravana rumar a Fiuggi, cidade que dista cerca de 90 km da Cidade Eterna.

No sábado, os concorrentes enfrentam uma dupla passagem por duas especiais, com a manhã a ter uma terceira e a tarde a fechar com nova Super Especial.

Finalmente no domingo teremos uma dupla passagem por duas especiais, uma delas a mais extensa (21,17 km), e três passagens pela classificativa que abre e fecha o dia.

Classificações do Campeonato

PILOTOS – 1.º Alexey Lukyanuk, 64 pontos; 2.º Andreas Mikkelsen, 55; 3.º Miko Marczyk, 41; 4.º, Nicolas Gryazin, 39; 5.º, Efren Llarena, 37; 6.º, Craig Breen, 34; 7.º, Nil Solans, 25; 8.º, Erik Cais, 21; 9.º, Norbert Herczig, 20; 10.º, Emílio Fernandez, 16. Estão classificados mais 11 pilotos

NAVEGADORES – 1.º Ola Floene, 55 pontos; 2.º Szymon Gospodarczyk, 41; 3.º Konstantin Aleksandrov, 39; 4.º, Alexey Arnautov, 38; 5.º, Sara Fernandez, 37; 6.º, Paul Nagle, 34; 7.º, Dmitry Eremeev, 26; 8.º, Marc Marti, 25; 9.º, Jindriska Zakova, 21; 10.º, Ramon Ferencz, 20. Estão classificados mais 12 navegadores

EQUIPAS – 1.ª Toksport World Rally Team, 99 pontos; 2.ª Rallye Team Spain, 93; 3.ª Sainteloc Junior Team, 71; 4.ª Porvoon Autopalvelu, 66; 5.º, Yacco ACCR Team, 60; 6.º, OT Racing, 49; 7.º, Topp-Cars Rally Team, 47; 8.º, Orlen Team, 45; 9.º, Team MFR Tyres, 42; 10.º, Northon Racing, 36. Estão classificadas mais 16 equipas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *