Rui Gonçalves com duplo Peso da Régua

Piloto de Vidago, Vila Real, esteve imparável nos socalcos vinhateiros e margens do rio Douro, no Peso da Régua, somando por triunfos os dois dias de prova da segunda ronda do Campeonato Nacional de Enduro, deixando Hugo Basaúla e Diogo Ventura nos lugares seguintes.

(auto.look2010@gmail.com)

Penalizado na ronda inaugural do Campeonato Nacional de Enduro e por isso fora do primeiro posto final apesar de ter sido o piloto que mais especiais venceu, Rui Gonçalves  (Sherco 450 SEF) “vingou-se” este fim‑de‑semana na segunda prova do calendário 2020 do campeonato da especialidade e levou de vencida os dois dias de prova.

Com 173 pilotos na linha de partida a oitava edição do Enduro Rotas do Douro levou os pilotos até aos socalcos vinhateiros e margens do rio que deu o nome à prova com centro nevrálgico no Peso da Régua, região que mais uma vez se mostrou como perfeita para receber a caravana para uma dupla jornada de intensa competição.

Com quatro especiais por volta o primeiro comandante no dia inaugural foi Diogo Ventura (Beta RR 250 Racing), posição que segurou até ao início da segunda volta quando duas quedas, e depois os raios da roda dianteira da sua moto, o colocaram na quinta posição.

Rui Gonçalves saltou então três lugares e subiu a primeiro, onde esteve durante toda a segunda volta. No início da terceira foi Gonçalo Reis (KTM) quem subiu à liderança para a perder na terceira Extreme novamente para Rui Gonçalves, que não mais largou a primeira posição num dia onde cinco pilotos venceram especiais, com o piloto de transmontano de Vidago, mais uma vez, a ser o que mais especiais venceu, com um total de cinco em 12 possíveis.

No segundo dia de competição foram novamente cinco os pilotos que venceram nas especiais, mas desta feita foi Hugo Basaúla aquele que mais vezes ganhou (4). Vencedor na ronda inaugural do campeonato, o piloto a residir em Coimbra não conseguiu no entanto segurar Rui Gonçalves, que assumiu o comando na segunda volta e não mais o perdeu até ao final das 12 especiais.

Hugo Basaúla foi assim segundo na frente de Diogo Ventura, que venceu a classe E1, ganha no primeiro dia por Gonçalo Reis. Rui Gonçalves venceu nos dois dias a classificação geral e a classe E2.

Entre o pelotão dos pilotos Open a vitória na Open 1 no dia inaugural foi para Rodrigo Belchior (KTM EXC), o mesmo conseguindo o regressado João Ribeiro (Honda RX) na Open 2, ele que no entanto não tem nos seus planos a participação na totalidade do campeonato.

No segundo dia Rodrigo Belchior repetiu a dose na Open 1 enquanto na Open 2 foi outro piloto com “escola” no Trial – João Ribeiro foi campeão nacional na disciplina – a vencer, neste caso Ricardo Damil (Sherco SE).

A Régua trouxe assim um novo vencedor ao Campeonato Nacional num ano onde as diferenças especial a especial são muitos curtas e onde todos os segundos perdidos podem ser impossíveis de recuperar.

A próxima ronda, a terceira do ano, será novamente apenas discutida num dia de prova e serão os trilhos de Góis a “decidir” se o campeonato verá um terceiro piloto a vencer no dia 8 de Março. No dia anterior realizar-se-á a segunda prova do Campeonato Nacional Mini-Enduro.

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