Renovados Audi Q2 e SQ2 já em Portugal

O mais pequeno dos SUV da marca dos quatro anéis, o Audi Q2, está já disponível, nesta nova versão pós-restyling, em Portugal, com versões e preços definidos. Isto, além de uma estética modernizada e promessas de um maior prazer de condução.

(auto.look2010@gmail.com)

Design progressivo e apelativo, dimensões compactas e grande prazer de condução: o Audi Q2 sempre se posicionou como um modelo com carisma, desde o seu lançamento no mercado, há quatro anos. A Audi renovou agora este seu SUV compacto, transmitindo ao exterior um design ainda mais distinto, com detalhes marcantes e novos faróis.

Os serviços Audi connect permitem uma ligação mais próxima entre o veículo e o seu proprietário. E os sistemas de assistência de última geração tornam a experiência de condução ainda mais entusiasmante.

O Audi Q2 é um veículo robusto e desportivo, como o seu design indica logo à primeira vista: os contornos revelam o seu carácter desportivo e poderoso e dão-lhe uma aparência ainda mais desafiante. Este SUV compacto mede agora 4,21 metros de comprimento, mais 17 mm do que o antecessor.

A distância entre eixos de 2,60 metros, a largura de 1,79 metros e a altura de 1,54 metros mantiveram-se inalteradas. O coeficiente aerodinâmico tem um valor Cx de 0,31 na versão equipada com suspensão desportiva – um resultado topo de gama no segmento dos SUV compactos.

Os designers da Audi imprimiram a linha poligonal que caracteriza o design do modelo, e que anteriormente já estava presente na dianteira, à lateral e à secção traseira. No renovado Audi Q2 destacam-se os novos pára-choques, com design mais expressivo, sobretudo na zona inferior, e também os faróis LED, de série (opcionalmente estão disponíveis os faróis LED Matrix).

A redesenhada grelha dianteira Singleframe octogonal, já característica na linguagem Audi, é ligeiramente mais baixa e tem agora três elementos horizontais. Um conjunto que permite que a secção frontal pareça mais larga.

A oferta de cores exteriores no novo Audi Q2 inclui cinco novas tonalidades: verde Apple (uma estreia em modelos da marca), cinzento Manhattan, azul Navarra, cinzento Arrow e azul Turbo. As lâminas laterais nos pilares C poderão ser pintadas na cor da carroçaria, ou em preto, cinzento ou prata, dependendo da linha de equipamento. O mesmo acontece com a secção inferior da carroçaria, que pode ser em contraste ou na cor da restante carroçaria.

Mesmo na versão base, o novo Audi Q2 ilumina a estrada com faróis LED, enquanto os novos faróis Matrix LED, disponíveis em opção, incluem assinatura luminosa dinâmica e indicadores de mudança de direcção dinâmicos. Um módulo partilhado inclui sete LEDs individuais. A luz de feixe de alta luminosidade, controlada inteligentemente, ilumina a estrada sem encandear os outros condutores ou peões.

BLOCO A GASOLINA TFSI E DIESEL TDI: OS MOTORES PARA O Q2

O bloco 1.5 TFSI alimenta o Q2 35 TFSI: tem uma potência de 150 cv (110 kW) e um binário máximo de 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm. A baixas velocidades, o sistema de desactivação dos cilindros da Audi (Audi Cylinder On Demand, COD) desativa temporariamente o segundo e o terceiro cilindros.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 8,6 segundos e a velocidade máxima é de 218 km/h. Estes valores aplicam-se às versões com caixa manual de seis velocidades e transmissão automática S tronic de sete velocidades.

O motor Diesel do Q2 35 TDI também debita uma potência de 150 cv (110 kW) e tem um binário máximo de 360 Nm, permitindo um desempenho de condução semelhante ao 1.5 TFSI. Como todos os motores do Q2, este 2.0 TDI cumpre os limites da nova norma de emissões Euro 6 AP.

O novo Audi Q2 é também proposto com o bloco a gasolina 1.0 de 110 cv (81 kW) e o Diesel 2.0 TDI de 116 cv. Neste motor, o binário máximo é de 200 Nm entre as 2000 e as 3000 rpm. O motor a gasolina de 3 cilindros tem uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 11,2 segundos, uma velocidade máxima de 197 km/h e consumo combinado de combustível de 5,7–5.2 l/100 km (emissões de CO2 de 130–119 g/km). As motorizações 1.5 TFSI, 30 TDI e 35 TDI estão também disponíveis com transmissão S tronic.

UM LUGAR AGRADÁVEL E ESPAÇOSO: O INTERIOR

O espaçoso interior do Audi Q2 acomoda cinco passageiros, permitindo entrar com facilidade e sentar-se numa posição confortavelmente elevada. O compartimento de bagagem tem uma volumetria de 405 litros, expandindo até 1050 litros quando as costas do banco traseiro são rebatidas.

A sobriedade impera no habitáculo, mantendo-se quase inalterado o painel de bordo, à excepção das novas saídas de ventilação, do redesenhado comando do selector da caixa de velocidades e de novos revestimentos e decorações. Novidade na lista de equipamentos de série é o Audi smartphone interface, o cruise control e os sensores de estacionamento traseiro, bem como o Audi Phone Box Light.

Neste modelo versátil e desportivo, o pacote de iluminação ambiente Plus, opcional, permite personalizar a cor do interior do Audi Q2 consoante as preferências do condutor. A iluminação sem reflexo com tecnologia LED cria uma luz extraordinariamente harmoniosa e uniforme. O novo Audi Q2 garante uma fantástica diversão ao volante, com os seus potentes motores e à tecnologia inovadora.

A direcção progressiva permite uma experiência de condução impressionante, graças a uma desmultiplicação variável baseada no ângulo de direcção, assim como a assistência de condução em função da velocidade. A suspensão adaptativa, opcional, ajusta-se a diferentes situações de condução, devido ao controlo de amortecimento.

TRÊS LINHAS DE EQUIPAMENTO

O novo Audi Q2 é proposto com três linhas de equipamento: Base, Advanced e S line. A Base, que dá a entrada à gama, destaca-se pelo ecrã táctil de 8,3 polegadas para o sistema de infoentretenimento, com duas entradas USB, e o carregamento do telemóvel por indução.

Os retrovisores laterais são eléctricos e aquecidos e as jantes em liga leve são de 16 polegadas, enquanto os faróis são em LED. Em termos de conforto interior, destacam-se o volante desportivo multifunções em pele e o ar condicionado automático de duas zonas.

Os sistemas de apoio à condução comportam o controlo dinâmico de direcção, com assistência e ângulo variáveis, o sistema frontal Audi Pre Sense, com detecção de peões e ciclistas, o controlo de velocidade e, atrás, os sensores de estacionamento.

Um patamar acima está o Advanced, com pormenores estéticos que relevam o nível de equipamento, bem patente nas jantes em liga leve de 17 polegadas.

A linha S Line traz outros requintes, como os pára-choques na mesma cor da carroçaria e frisos nas soleiras das portas em alumínio com o logótipo iluminado, sem esquecer a suspensão desportiva.

AUDI SQ2: POTENTE E AUTO-CONFIANTE

O novo Audi SQ2 é a versão mais potente da gama Q2. Com um design renovado, possui o mesmo motor a gasolina de 2,0 litros e 300 cv do antecessor. Já está disponível para venda, a partir de 51.521 euros.

Graças ao potente motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e 300 cv (221 kW) (consumo de combustível combinado: 7,0–8.3 l/100 km; emissões de CO2 combinadas: 159–188 g/km), o SQ2 cumpre a aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,9 segundos.

O binário máximo é de 400 Nm e a velocidade máxima de 250 km/h. Valores de um veículo desportivo num SUV compacto. A potência do Audi SQ2 é transferida de forma eficiente para a estrada através de uma transmissão S tronic de 7 velocidades e da tração permanente quattro.

Em condições de aderência pouco exigentes, o SQ2 funciona com tração dianteira, mas uma embraiagem multidiscos pode variar a repartição do binário do motor para o eixo traseiro, se necessário.

Tal como no modelo anterior, os amortecedores do SQ2 são mais firmes do que nas outras versões do Q2. As molas são mais rígidas e aproximam a carroçaria em 20 mm do solo. A direção é rápida e tem uma relação de andamento variável, dependendo da velocidade em que se transite. O SQ2 possui de série o sistema Drive Select, que permite escolher entre vários modos de condução: Auto, Confort, Dynamic, Eficiency e Individual. Também existe um modo para circular “fora de estrada” (Offroad), que desliga o controlo de estabilidade.

As jantes são de 18 polegadas com design de 5 raios em V e pneus 235/45 R18, de série. Como opção, tem várias jantes de 19 polegadas com pneus 235/40 com design diferente. Os discos de travão têm 340 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 310 mm nas traseiras.

O interior do Audi SQ2 cumpre exactamente o que se espera de um SUV desportivo. Os bancos desportivos com o logótipo S, de série, proporcionam um apoio seguro – ao acelerar, em zonas sinuosas e ao travar. O volante desportivo multifunções com patilhas adapta-se confortavelmente às mãos do condutor.

Também de série, o SQ2 inclui o sistema multimédia com ecrã de 8,3 polegadas (que possui um serviço que permite controlar uma série de parâmetros do automóvel a partir do telemóvel), câmara de marcha-atrás, sensores de estacionamento e alarme.

O novo Audi SQ2 já está à venda em Portugal, com um preço a partir de 51.521 euros.

PREÇOS DO NOVO AUDI Q2

GASOLINA/ VERSÃO      NÍVEL DE EQUIPAMENTO                POTÊNCIA               PREÇO

30 TFSI                                               Base                                           110 cv                 30.992 €

30 TFSI                                           Advanced                                     110 cv                 32.634 €

30 TFSI                                               S line                                         110 cv                 34.048 €

35 TFSI                                                Base                                          150 cv                 32.403 €

35 TFSI                                           Advanced                                     150 cv                 34.043 €

35 TFSI                                               S line                                         150 cv                 35.456 €

35 TFSI                                          Base S tronic                                150 cv                 34.468 €

35 TFSI                                       Advanced S tronic                         150 cv                 36.100 €

35 TFSI                                          S line S tronic                              150 cv                 37.514 €

DIESEL/VERSÃO               NÍVEL DE EQUIPAMENTO                 POTÊNCIA            PREÇO

30 TDI                                                  Base                                      116 cv                  32.002 €

30 TDI                                             Advanced                                  116 cv                  33.707 €

30 TDI                                                 S line                                      116 cv                  35.113 €

30 TDI                                            Base S tronic                             116 cv                  34.177 €

30 TDI                                        Advanced S tronic                       116 cv                   35.810 €

30 TDI                                          S line S tronic                             116 cv                   37.288 €

35 TDI                                           Base S tronic                              150 cv                  37.402 €

35 TDI                                        Advanced S tronic                        150 cv                 39.035 €

35 TDI                                            S line S tronic                            150 cv                 40.513 €

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *