Regresso de Tiago Monteiro ao WTCR em Marrocos

A edição de 2019 do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo arranca este fim-de-semana (6 e 7 de Abril), no circuito citadino de Marrocos, com Tiago Monteiro a regressar ao activo e a tempo inteiro depois do acidente em Setembro de 2017.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Criado o ano passado, como sucessor do WTCC (Campeonato do Mundo de Carros de Turismo), o WTCR (World Touring Car Cup) arranca para o seu segundo ano, com o veterano italiano Gabriele Tarquini (Hyundai i30 N) a iniciar a defesa do título.

De assinalar o regresso à competição, a tempo inteiro, do português Tiago Monteiro (Honda Civic Type R), depois de ano e meio de ausência, em consequência do acidente sofrido numa sessão de testes em Barcelona e que o levou a admitir a hipótese de dar por encerradas a sua carreira desportiva.

Após o regresso esporádico no final da temporada anterior, Tiago Monteiro cumpriu os dias de testes em Barcelona e está pronto para regressar às pistas, com o objectivo que parecia poder alcançar em 2017, a conquista do título, com o piloto a mostrar-se confiante, apesar de reconhecer as dificuldades que vai encontrar.

Em acção vão estar 26 pilotos e sete marcas, com o destaque a ir para o regresso do inglês Andy Priaulx (Link & Co 03) campeão nas três primeiras edições do WTCC (2005, 2006 e 2007), que tem andado por outros lados, mas que volta ao campeonato que o projectou, ao lado do francês Yvan Muller, único com quatro títulos (2008, 2010, 2011 e 2013), e do sueco Thed Bjork, campeão em 2017, numa equipa em que o facto de ser nova pode condicionar o desempenho dos pilotos, por não conhecer os “truques”, mas o contar com a colaboração do francês pode facilitar o seu ingresso ao mais alto nível.

O sueco Johan Kristoffersson (VW Golf GTi), bicampeão mundial de Off Road (2017 e 2018), é um dos estreantes na competição, mas tem talento para surpreender, num campeonato, onde dos seis campeões só o argentino Jose Maria Lopez, envolvido na Fórmula E, está ausente.

Para além do sueco a marca de Wolfsburg conta com o inglês Robert Huff, o marroquino Mehdi Bennani e o alemão Benjamin Leuchter, com o inglês e o marroquino, apostado em ganhar “em casa”, a deverem ser os “pontas-de-lança” da marca, havendo a curiosidade de saber como é que o sueco vai adaptar-se às pistas de asfalto.

Vencedora o ano passado, a Hyundai conta, para além de Gabriele Tarquini, com o húngaro Norbert Michelisz, o brasileirio Augusto Farfus e o holandês Nicky Catsburg, quarteto de pilotos potencial candidato à sucessão do italiano na lista dos campeões.

Com a Honda, para além de Tiago Monteiro, alinham o húngaro Atilla Tassi, estreante, e os argentinos Nestor Girolani e Esteban Guerrieri, qualquer deles, em conjunto com o português, capazes de discutirem as vitórias, nas três corridas de cada jornada.

A Audi confia os RS3 LMS ao holandês Niels Langeveld, outro estreante, ao belga Frédéric Vervisch, ao inglês Gordon Sheeden e ao francês Jean-Karl Vernay, mas nenhum deles parece poder discutir as primeiras posições.

Com os Cupra, sucessores dos Seat, alinharão o francês Aurelien Panis, o sueco Daniel Haglof, estreante, o belga Tom Coronel e o espanhol Mikel Azcona, com o experiente piloto belga a dever ser o que melhores resultados vai alcançar. O chinês Ma Quing Hua, que está de regresso e o italiano Kevin Ceccon, estreante, serão os pilotos da Alfa Romeo, única marca com apenas dois carros em competição.

O arranque do WTCR acontecerá no traçado de Moulay El Hassan, com um perímetro de 2,791 km, desenhado nas ruas de Marrakech, onde as ultrapassagens não são fáceis e onde a entrada em cena do “safety car” é habitual

INSCRITOS

N.º PILOTO EQUIPA CARRO
       
1 Gabriele Tarquini Hyundai N Squadra Corse Hyundai i30 N
6 Norbert Michelisz Hyundai N Squadra Corse Hyundai i30 N
8 Augusto Farfus Hyundai N Lukoil Racing Team Hyundai i30 N
9 Atilla Tassi KCMG Honda Civic Type R
10 Niels Langeveld Comtoyou Team Audi Sport Audi RS3 LMS
11 Thed Bjork Cyan Racing Lynk & Co Lynk and Co 03
12 Robert Huff SLR VW Motorsport VW Golf GTi
14 Johan Kristoffersson SLR VW VW Golf GTi
18 Tiago Monteiro KCMG Honda Civic Type R
21 Aurelien Panis Comtoyou DHL Team Cupra Cupra
22 Frédéric Vervisch Comtoyou Team Audi Sport Audi RS3 LMS
25 Mehdi Bennani SLR VW Motorsport VW Golf GTi
29 Nestor Girolami ALL-INKL.COM Munnich Motorsport Honda Civic Type R
31 Kevin Ceccon Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta
33 Benjamin Leuchter SLR VW VW Golf GTi
37 Daniel Haglof PWR Racing Cupra
50 Tom Coronel Comtoyou DHL Team Cupra Cupra
52 Gordon Shedden Leopard Racing Team Audi Sport Audi RS3 LMS
55 Ma Qing Hua Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta
68 Yann Ehrlacher Cyan Performance Lynk &Co Lynk and Co 03
69 Jean-Karl Vernay Leopard Racing Team Audi Sport Audi RS3 LMS
86 Esteban Guerrieri ALL-INKL.COM Munnich Motorsport Honda Civic Type R
88 Nicky Catsburg Hyundai N Lukoil Racing Team Hyundai i30 N
96 Mikel Azcona PWR Racing Cupra
100 Yvan Muller Cyan Racing Lynk & Co Link & Co 03
111 Andy Priaulx Cyan Racing Lynk & Co Link & Co 03

CALENDÁRIO

Dez provas, uma em África, cinco na Europa, e quatro na Ásia, integram o calendário da segunda temporada do WTCR, com Portugal a continuar a integrá-lo, com uma corrida no traçado citadino de Vila Real que, com os Circuitos de Marrakech (Marrocos) e da Guia (Macau), faz parte dos três traçados desenhados nas ruas das respectivas cidades.

Em relação ao ano anterior, registe-se a entrada de Sepang (Malásia), que substitui Macau como a derradeira corrida do ano e o traçado chinês de Wuhan, que saiu do calendário

DATAS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

DATA PAÍS CIRCUITO
     
7 de Abril Marrocos Marrakech
28 de Abril Hungria Hungaroring
12 de Maio Eslováquia Slovakia Ring
19 de Maio Holanda Zandvoort
22 de Junho Alemanha Nordscheleife
7 de Julho Portugal Vila Real
15 de Setembro China Ningbo
27 de Outubro Japão Suzuka
17 de Novembro Macau Guia
15 de Dezembro Malásia Sepang

CAMPEÕES

Criado em 2005, o WTCC estendeu-se até 2017, ano em que, face ao desinteresse das marcas, foi decidido adoptar o regulamento do TCR, carros que competem em vários países, o que constituiu um inegável sucesso pelo envolvimento de mais marcas, sete esta temporada.

Contando com o primeiro ano do WTCR, que herda o passado histórico do WTCC, são seis os pilotos que conquistaram o título.

ANO PILOTO MARCAS
     
2005 Andy Priaulx BMW
2006 Andy Priaulx BMW
2007 Andy Priaulx BMW
2008 Yvan Muller Seat
2009 Gabriele Tarquini Seat
2010 Yvan Muller Chevrolet
2011 Yvan Muller Chevrolet
2012 Robert Huff Chevrolet
2013 Yvan Muller Honda
2014 Jose Maria Lopez Citroen
2015 Jose Maria Lopez Citroen
2016 Jose Maria Lopez Citroen
2017 Thed Bjork Volvo
2018 Gabriele Tarquini Hyundai

NÚMERO DE TÍTULO POR PILOTO

4 – Yvan Muller

3 – Jose Maria Lopez e Andy Priaulx

2 – Gabriele Tarquini

1 – Thed Bjork e Robert Huff

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *