Regresso das emoções a Idanha-a-Nova

 

Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno volta a aguçar o apetite este fim-de-semana com a Escuderia Castelo Branco a reunir várias dezenas de equipas para a Baja TT Idanha-a-Nova. Alexandre Ré defende liderança na prova beirã.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Lista Inscritos Baja Idanha 2019 Após uma longa pausa de quatro meses provocada pela anulação da Baja TT Rota do Douro Verde, que o Gondomar Automóvel Sport devia organizar, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de volta às pistas de terra das Beiras, para a Baja TT de Idanha-a-Nova, segunda prova organizada pela Escuderia Castelo Branco que, em Março, tinha posto na estrada da Baja TT do Pinhal, prova de abertura da competição.

Alexandre Ré (VW Amarok), vencedor em Reguengos de Monsaraz (Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal), chega à Idanha no comando do Campeonato, com 23 pontos de vantagem sobre Pedro Dias da Silva (Ford MO EXR05 Proto) e, se nada de anormal acontecer deverá sair da prova organizada pelo clube albicastrense na mesma posição.

O campeão em título, João Ramos (Toyota Hilux), que, no incio da temporada, não escondeu a vontade de revalidar o ceptro, chega à quinta prova da temporada a 38 pontos de Alexandre Ré, por ter ganho uma vez (Loulé) e desistido duas (Pinhal e Capital dos Vinhos), o que o obriga a dar tudo por tudo para vencer, na tentativa de adiar a decisão do título para a derradeira prova, a Baja Portalegre 500.

Em situação semelhante está Nuno Matos (Fiat Fullback Proto), que continua à procura do primeiro título, que começou por vencer (Pinhal) mas desistiu nas duas provas seguintes (Loulé e Capital dos Vinhos), pelo que também para ele esta é uma competição decisiva.

Por isso não surpreenderá que João Ramos e Nuno Matos entrem ao ataque, enquanto Alexandre Ré deverá adoptar uma atitude de expectativa, por saber que não tem que arriscar e que pode “tirar as castanhas do lume” e dar um passo importante para inscrever o seu nome na lista dos campeões.

Liderando a Taça Ibérica na categoria T2, Fernando Barreiros está a preparar activamente a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova. Depois de ter marcado presença na Baja Aragón, prova de grande projecção internacional onde participou pela primeira vez, Fernando Barreiros está agora de regresso às competições nacionais e parte para esta prova beirã com o principal objectivo de completar com sucesso a corrida por forma a poder pontuar e fortalecer o primeiro lugar na categoria T2, que assumiu desde a primeira jornada da Taça Ibérica, o Rally Mar de Olivos, disputado em Jaen, Espanha. Aos comandos de uma Isuzu D-Max e acompanhado por Nuno Barreiros, Fernando Barreiros acredita que pode alcançar um bom resultado.

Sete vezes campeão nacional de todo-o-terreno Miguel Barbosa vai disputar a Baja TT Idanha-a-Nova integrado na competição SSV. Numa fase da sua carreira em que disputa regularmente os lugares de pódio das provas o Campeonato de Portugal de Ralis aos comandos do Skoda Fabia R5 inscrito pelo BP Ultimate Vodafone Skoda Team, Miguel Barbosa vai agora pilotar um Can-Am Maverick X3, tendo a seu lado Pedro Velosa, o seu parceiro no título de TT conquistado em 2012.

A Baja TT do Pinhal arranca sábado com um Prólogo (7,03 km) a que se segue, ainda no sábado, um Sector Selectivo (160,62 km), para a competição terminar no domingo, com um segundo Sector Selectivo (167,10 km).

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Alexandre Ré, 68 pontos; 2.º, Pedro Dias da Silva, 45; 3.º, Tiago Reis, 38; 4.º, André Amaral, 38; 5.º, João Ramos, 30; 6.º, Nuno Matos, 27; 7.º, Miguel Casaca, 23; 8.º, João Rato, 21; 9.º, Rui Marques, 17; 10.º, Edgar Condenso, 12. Estão classificados mais 18 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, João Ré, 51 pontos; 2.º, José Janela, 51; 3.º, Valter Cardoso, 42; 4.º, Nelson Ramos, 41; 5.º, Vítor Jesus 33; 6.º, Pedro Tavares, 27; 7.º, Carlos Silva, 15; 8.º, Nuno Silva, 14; 9.º, Paulo Torres, 13; 10.º, Carlos Jorge Mendes, 12. Estão classificados mais 15 navegadores

EQUIPAS – 1.º, Prolama Competição, 82 pontos; 2.º, SGS Car, 70; 3.º, PRK Sport Rally Team, 52; 4.º, ARC Sport, 42; 5.º, MRacing Portugal, 24.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação