RALIS

Rally Spirit “desnorteia” paixões no norte do país

Já está na estrada o Rally Spirit. Com os pilotos a conduzirem várias dezenas de viaturas lendárias de ralis de todos os tempos, a edição deste ano voltou a emoldurar ruas e estradas da sub-região da Área Metropolitana do Porto e da região Norte, bem como Barcelos e Braga. Um convite para acompanhar pilotos e máquinas até amanhã, sábado.

redacao@autolook.pt – Fotos: FRANCISCO ALMEIDA/ESTAGIÁRIO AUTOLOOK.PT)

Nuno Mateus e Francisca Mateus (Citroen Saxo Kit Car)

O Rally Spirit move paixões e a romaria, celebrada anualmente em torno dos automóveis, atrai milhares de pessoas. Esta quinta-feira, a “peregrinação” levou os apaixonados pelos motores a inúmeros locais que alimentam os lendários troços.

Apaixonadas multidões vibraram nas bermas da estrada, enquanto no asfalto, entre cenários urbanos e santuários e igrejas envolvidas, os pilotos entregaram-se à luta pelos melhores registos.

À semelhança de anos anteriores, o espetáculo de adrenalina já começou a ser oferecido pelas equipas participantes na edição que celebra os seus 10 anos, num ambiente único de festa e descontração total. Entre as mais de 100 equipas presentes, não passou despercebida uma verdadeira lenda dos ralis como embaixador: um dos muitos finlandeses voadores, na circunstância Timo Salonen, campeão do mundo de ralis em 1985.

Miguel Couceiro e José Couceiro (Subaru Impreza 555)

A prova idealizada pela XRacing mantém-se fiel aos seus princípios, bastando para isso agrupar as mais lendárias viaturas de ralis de todas as gerações e, o ambiente foi de festa no primeiro de três dias de competição, aliado ao convívio e confraternização. Depois das habituais verificações técnicas no Passeio Alegre, na cidade do Porto, e a respetiva cerimónia de partida no Jardim das Sobreiras, também na cidade Invicta, com o rio Douro e servir de pano de Fundo, seguiu-se a partida para a etapa inaugural rumo à Câmara Municipal de Santo Tirso, local de controlo de passagem.

Estavam lançados os dados para Timo Salonen, e a heterogeneidade de pilotos inscritos no Rally Spirit, tais como Rui Madeira, Fernando Peres, Carlos Fernandes, Hugo Lopes e Paulo Amorim, piloto autolook.pt, entre dezenas alargadas de outros rápidos protagonistas mostraram os seus atributos pelas especiais de Santo Tirso (4,60 km) e Barcelos Sul (14h20).

Adam Marsden e Izzie Holman (Audi Sport Quattro S1 E2)

Refira-se que na prova da XRacing e Clube Automóvel de Santo Tirso, estão ainda presentes muito perto de 40 por cento dos participantes estrangeiros – pilotos e navegadores de 12 nacionalidades diferentes contribuem para um parque automóvel de sonho, que percorre a linha histórica do que se passa nos ralis desde os anos 60 até aos dias de hoje, na melhor tradição do que o evento já habituou.

O RallySpirit vai desenrolar-se numa rota que atravessa o Norte de Portugal. Depois dos participantes terem passado a grande velocidade, deixando um perfume de condução de excelência, pelo Porto, Santo Tirso e Barcelos, segue-se para esta sexta-feira e sábado Esposende, Vila Verde e Terras do Bouro, afirmando-se como um dos eventos de desporto automóvel mais carismáticos disputados em Portugal.

Em termos competitivos, o rali é composto por 13 provas especiais, distribuídas ao longo de três dias, mas o percurso não vive apenas da velocidade pura e dura dos carros lendários presentes. É também capaz de oferecer momentos de emoção únicos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *