Rally Serras de Fafe e Felgueiras quase na estrada

A época de ralis 2020 está prestes a começar e promete abrir com “chave de ouro”, com uma lista de inscritos que engloba equipas campeãs nacionais e do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

(auto.look2010@gmail.com)

Lista de inscritos de luxo, com a Hyundai Motorsport, campeã mundial de Construtores, a trazer o campeão do mundo de Pilotos, Ott Tanak, e o espanhol Dani Sordo, ambos aos comandos de dois Hyundai i20 WRC. A presença de meia centena de equipas, sendo quase duas dezenas estrangeiras e o regresso dos competitivos troços de Felgueiras ao panorama dos ralis nacionais, são os pontos a destacar da próxima edição que tem o centro nevrálgico em Fafe.

O Rally Serras de Fafe e Felgueiras vai para estrada na próxima sexta-feira (dia 28 de Fevereiro) e sábado (dia 29), sendo disputado em seis sectores selectivos, corridos em sistema de rondes, num total de 13 classificativas. De destacar a Fafe Street Stage, uma “super-especial” que é já uma clássica da prova, disputada no centro de Fafe e que normalmente junta largos milhares de espectadores. Desta feita, Fafe Street Stage, tem o especial encanto de trazer os campeões do WRC, em competição ao centro da cidade minhota.

Os reconhecimentos vão decorrer este sábado (dia 22), ou quinta-feira (dia 26), entre as 8h00 e as 18h00. O Rally Serras de Fafe e Felgueiras pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis, Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis e Campeonato de Ralis Norte.

ACESSOS ÀS ZONAS ESPECTÁCULO

ABOIM /LUÍLHAS

ZE 1 – KM 3,63

Há duas formas de chegar à ZE1. Pela EN 205 seguindo no sentido Póvoa de Lanhoso/Cabeceiras de Basto na povoação de Rossas vire à direita para Lagoa/Fafe, percorrendo cerca de 6 Km encontra a PEC pois essa estrada Municipal estará cortada ao trânsito.

A outra alternativa será a partir do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto á capela em direcção a Gontim, 300 metros à frente vire á direita, estacione pois está a cerca de 250 metros da PEC numa passagem asfalto /terra.

ZE 2 – KM 12,89/15,10

Nesta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes. A melhor forma de lá chegar é sair do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto à capela em direcção Gontim, ao chegar á entrada dessa Povoação vire á direita e cerca de 200 metros entra em terra até á Povoação de Luílhas durante cerca de 3,5 km, continua em frente pela esquerda direcção Monte e encontrará essa estrada cortada no local da ZE.

MONTIM

ZE 3 – KM 1,89

Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe pela EN 206 direcção Mondim/Celorico/Arco Baúlhe. Esta estrada também é o acesso dos concorrentes. Por volta do km 61,6 no acesso à direita para Burgueiros a estrada está cortada, PF estacione o seu veículo correctamente na EN 206 e suba a pé em direcção a Burgueiros durante cerca de 600 metros e estará na ZE.

ZE 4 – KM 7,35

A exemplo da ZE 3 siga na mesma EN 206 até ao km 57,2 ai vire á direita numa placa GPL siga, logo de seguida siga em frente pela esquerda até a um entroncamento, vire á esquerda passe por cima da auto-estrada, encontrando de seguida um cemitério, estacione aí, suba a pé cerca de 200 mts estará numa passagem de terra/asfalto/Terra. PF não obstrua essa saída pois trata-se de uma saída de emergência.

ZE 5 – KM 3,53

Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe em direcção a Felgueiras pela EN 207, quase á entrada de Felgueiras deverá virar à esquerda para a EN 207.1 direcção Amarante/Lixa/Celorico passados 2,9 km vire à esquerda e entra na EN 101.4 percorridos mais 2,9 km passe o cruzamento que diz Seixoso 2, estacione e vá a pé até à ZE com o famoso charco, percorra inicialmente cerca de 500 metros em asfalto, vire à esquerda para o caminho de terra e vá sempre com o Muro de pedra do seu lado direito e passados cerca de outros 500 metros está na ZE.

SANTA QUITÉRIA

ZE 6 – KM 0,29

Seguindo na EN 207, à entrada de Felgueiras no cruzamento com a Av. Sarmento Pimentel vire à direita e comece a subir, no fim da subida estará no largo de Sta Quitéria onde estará montada a partida. 200 metros à frente e do lado direito da prova terá a ZE num local de grande visibilidade.

ZE 7 – KM 1,67

Sair do Centro de Felgueiras, junto à Câmara Municipal, pela EN 101, Felgueiras/Guimarães (Avenida com duas faixas) depois de passar o posto da GNR encontra uma rotunda, segue em frente em direcção Guimarães, e logo a seguir antes do Restaurante Zona Verde do lado direito vire á direita estacione e suba a Avenida na direcção de Santa Quitéria. Cerca de 1 km acima encontra a ZE numa passagem terra/asfalto.

ZE 7A – KM 4,05 a 4,43

Sair do Centro de Felgueiras, junto à Câmara Municipal, pela EN 101 Felgueiras/Guimarães, ao km 124,4 vire para Campo de Jogos do Serzedo, 300 metros à frente vire à direita, 300 metros depois encontra o Campo de Jogos, estacione, anda cerca de 100 a 200 metros e está junto à classificativa.

LAMEIRINHA

ZE 8 – KM 4,46 (CONFURCO)

Esta ZE é famoso Confurco. Para lá chegar saia do centro de Fafe em direcção à EN 311 direcção Cabeceiras de Basto, siga sempre esta estrada e depois de passar Moreira de Rei encontrará a estrada, cortada ao trânsito, e está na ZE.

ZE 9 – KM 1,67 (2.º SALTO)

A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Junto ao cemitério virar à direita, estacione e suba a pé, vá sempre pelo seu lado esquerdo até ao Salto.

ABOIM /LUILHAS

ZE 10 – KM 3,18 KM

Partir do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto à capela em direcção Gontim. Ao chegar á entrada dessa Povoação está na ZE.

ZE 11 – KM 4,78

Esta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes. A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Ai siga em frente para Rossas, passa uma estrada de terra à direita, depois outra à esquerda em asfalto para Moinhos de Casca Gontim e passados 200 metros vira à esquerda numa estrada de terra das eólicas, segue sempre essa estrada e vai encontrar a ZE.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação