Rally de Portugal com superespecial em Coimbra

A 55.ª edição do Vodafone Rally de Portugal vai marcar a estreia dos carros híbridos em pisos de terra, entre 19 e 22 de Maio, num percurso com três superespeciais, em Coimbra – conforme o Autolook deu em primeira-mão –, Lousada e Porto, anunciou hoje a organização.

(auto.look2010@gmail.com)

O Vodafone Rally de Portugal, quarta das 13 etapas do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), vai ser novamente disputado no centro e norte do país, mas pela primeira vez pelos carros com os motores a gasolina de 1.6 litros utilizados desde 2011, complementados com motores eléctricos, capazes de dar um impulso extra de 100 Kw (136 cavalos).

O Mundial arrancou no passado fim de semana com o Rali de Monte Carlo, com a vitória do veterano francês Sébastien Loeb (Ford Puma Rally1), prosseguindo nos troços de neve e gelo no Rali da Suécia, entre 24 e 27 de Fevereiro, e no asfalto do Rali da Croácia, de 21 a 24 de Abril, fazendo do rali português o primeiro em terra com as novas motorizações.

Além disso, e depois do tradicional “shakedown” em Baltar, no concelho de Paredes, marcado para dia 19 de Maio, entre as 9h01 e as 14h00, os primeiros dos 343,3 quilómetros cronometrados, divididos por 22 classificativas, vão ser disputados em Coimbra, com a primeira das três superespeciais, a partir das 20h40.

Após o arranque, segue-se o primeiro dia completo de prova, na sexta-feira dia 20 de Maio, com os três emblemáticos troços no centro do país de Lousã, Góis, Arganil, todas percorridas duas vezes, e Mortágua, antes da superespecial de Lousada.

No dia seguinte, sábado dia 21 de Maio, o Vodafone Rally de Portugal ruma ao norte, com as duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto, terminando a jornada com a superespecial do Porto, a segunda da prova em percurso urbano.

O último dia do rali luso contempla as “especiais” de Felgueiras, Montim e Fafe, tendo a segunda passagem pelo troço fafense o estatuto de “power stage”, premiando os cinco primeiros com pontos adicionais.

A 55.ª edição do Vodafone Rali de Portugal tem um percurso total de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,3 cronometrados, num total de 22 classificativas.

O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) venceu a edição de 2021 do Vodafone Rali de Portugal, que tem como recordistas de triunfos o finlandês Markku Alén (1975, 1977, 1978, 1981 e 1987) e o francês France Sébastien Ogier (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017).

Além de integrar a edição comemorativa dos 50 anos do WRC, o Vodafone Rally de Portugal, que volta a ter na Exponor, em Matosinhos, o parque de assistência, integra o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), numa competição para os pilotos lusos encurtada até sábado.

PROGRAMA DA PROVA

QUINTA-FEIRA (19 DE MAIO)

09h01 – Shakedown (Paredes) 4,60 km

20h40 – SS1 Coimbra (3,06 km)

SEXTA-FEIRA (20 DE MAIO)

08h08 – SS2 Lousã (12,35 km)

09h08 – SS3 Góis 1 (19,51 km)

10h08 – SS4 Arganil (18,82 km)

12h31 – SS5 Lousã 2 (12,35 km)

13h31 – SS6 Góis 2 (19,51 km)

14h38 – SS7 Arganil 2 (18,82 km)

16h05 – SS8 Mortágua (18,16 km)

19h03 – SS9 Lousada – SSS (3,36 km)

SÁBADO (21 DE MAIO9)

07h38 – SS10 Vieira do Minho 1 (17,63 km)

08h38 – SS11 Cabeceiras de Basto 1 (22,37 km)

09h54 – SS12 Amarante 1 (37,92 km)

14h38 – SS13 Vieira do Minho 1 (17,63 km)

15h38 – SS14 Cabeceiras de Basto 2 (22,37 km)

16h54 – SS15 Amarante 2 (37,92 km)

19h03 – SS16 Porto – Foz (SSS) (3,30 km)

DOMINGO (22 DE MAIO)

07h08 – SS17 Felgueiras 1 (9,18 km)

07h57 – SS18 Montim (8,75 km)

08h38 – SS19 Fafe 1 (11,18 km)

10h08 – SS20 Felgueiras 2 (9,18 km)

10h57 – SS21 Montim 2 (8,75 km)

12h18 – SS22 Fafe 2 – Power Stage (11,18 km)

14h20 – Cerimónia do Pódio – Matosinhos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.