Rali de Tábua e Oliveira do Hospital com atributos

Prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, a disputar sábado e domingo, abre o “apetite” para, no próximo ano, apresentar a candidatura ao Campeonato Portugal de Ralis.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOSÉ PINTO / NUNO DINIS PHOTO

Emoção e muito público são os ingredientes para a próxima edição do Rali de Tábua e Oliveira do Hospital, prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis e Desafio Kumho 2019, sábado e domingo nas estradas de floresta e traçado urbano de ambos os concelhos.

A Street Stage de 2 km em Oliveira do Hospital, às 16h30 de sábado, bem como a dupla passagem pela especial de Oliveira do Hospital, no domingo (10h48 e 14h33), são as principais novidades da prova deste ano. A inovação, no entanto, não se fica por aqui, já que foi anunciada uma eventual candidatura, em 2020, ao Campeonato de Portugal de Ralis.

«Se tudo correr dentro do previsto, pretendemos elevar a ambição, passando, naturalmente, pela candidatura ao escalão máximo, em que teremos equipas valiosas», afirmou David Pinto, presidente da MK Makinas.

Este responsável falava em Oliveira do Hospital onde foi apresentada a prova organizada em parceria com a Escuderia Castelo Branco que, percorrerá, sábado e domingo, os dois concelhos ao longo de 185,13 km, 61,46 dos quais disputados ao cronómetro, divididos por uma etapa, três secções e sete provas especiais, com 11 zonas espectáculo em agenda para o público.

Ainda de acordo com David Pinto, «a estrutura organizativa, alavancada com os municípios de Tábua e Oliveira do Hospital, está perante uma prova de enorme dimensão, que privilegia a segurança do público e pilotos».

 

“TROFÉU ANTÓNIO BAPTISTA”

PREMEIA MELHOR NAVEGADOR

Por outro lado, o presidente do MK Makinas destacou «o Troféu António Baptista a ser entregue ao navegador que venha a vencer o Rali de Tábua e Oliveira do Hospital». «Trata-se de um acto de homenagear António Baptista, recentemente falecido, e que, entre muitos outros, foi navegador de Rogério Tavares e dos filhos Armando e Pedro Tavares.

Sublinhando que o Troféu António Baptista tem «grande importância» junto da comunidade dos ralis, David Pinto destacou que a entrega do prémio será efectuado de forma simples, tal como ele era».

Mário Loureiro, presidente da Câmara de Tábua, está confiante no sucesso da prova, regozijando-se de que o município a que preside e de Oliveira do Hospital «têm um enorme historial na vertente desportiva motorizada e nos ralis em particular», destacando que «esta união é um bom exemplo de trabalho e de organização».

«Trabalhar unidos em prol da região é sermos mais fortes e sermos maiores», sublinhou Mário Loureiro, reconhecendo o trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do MK Makinas e Escuderia Castelo Branco, «pois é uma prova que envolve riscos mas queremos que o rali seja ainda maior crescer e crescer no mapa organizativo».

Também José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital que o «território gosta de ralis», razão pela qual os dois municípios uniram esforços para oferecer uma prova com muita emoção e adrenalina que catapulta muita gente».

Além de palavras de incentivo no sentido de reagrupar ainda mais as capacidades organizativas, o também presidente da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, reforçou que «quem nos visita vai sentir o pulsar do território, trazendo valor acrescido para a economia local», destacando, igualmente, «a elevação da fasquia» da referida prova.|

 

 

PROGRAMA

SÁBADO (6 DE ABRIL)

16h30 – Street Stage de Oliveira do Hospital (2 km)

18h00 – Demonstração de UTV’s (Ol. Hospital)

19h00 – Partida do Rali (Largo Ribeiro do Amaral – Oliveira do Hospital)

21h55 – 1.ª PE: Super-especial de Tábua A e B

DOMINGO (7 DE ABRIL)

10h00 – 2.ª PE: S. João da Boavista/Candosa 1 (14 km)

10h48 – 3.ª PE: Oliveira do Hospital 1 (6,5 km)

11h26 – 4.ª PE – Covas/Midões 1 (8,7 km)

13h00 – Parque de Assistência (Pavilhão Multiusos de Tábua)

13h45 – 5.ª PE: S. João da Boavista/Candosa 2 (14 km)

14h33 – 6.ª PE: Oliveira do Hospital 2 (6,5 km)

15h11 – 7.ª PE – Covas /Midões 2 (8,7 km)

15h45 – Cerimónia do Pódio (Pavilhão Multiusos de Tábua

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação