Rali de Mortágua na estrada de 9 a 11 de Julho

O Azores Rallye e o Rali Casinos do ficaram de fora do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis de 2021, divulgado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). A prova do Clube Automóvel do Centro está marcado para o Verão.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JORGE CUNHA E ALBANO LOUREIRO / AIFA

Composto por oito provas, o Campeonato de Portugal de Ralis começa a 30 de Abril com o Rali Terras d’Aboboreira, na região de Amarante, para terminar em Outubro com o Rallye Vidreiro Centro de Portugal na Marinha Grande. O Vodafone Rali de Portugal está agendado de 20 a 23 de Maio, e o de Castelo Branco, de 18 a 20 de Junho. Segue-se o Rali de Mortágua (9 a 11 de Julho), Madeira (6 a 8 de Agosto), Alto Tâmega (3 a 5 de Setembro) e Fafe (23 a 25 de Setembro).

A prova do Clube Automóvel do Centro foi “deslocado” da Primavera para o Verão, voltando a contemplar aquela região do Centro de Portugal, com o centro operacional de novo localizado nas instalações da Câmara Municipal de Mortágua, local onde funcionará o Secretariado e o Gabinete de Imprensa e, o Parque de Assistência, a exemplo da edição do ano passado, ficará situado no Aeródromo de Mortágua.

O controlo de custos levou à saída dos ralis dos Açores e do Algarve do calendário do Campeonato Nacional da especialidade de 2021, explicou o presidente da FPAK, Ni Amorim. A prova do Grupo Desportivo Comercial não faz parte do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis de 2021, de acordo com o calendário divulgado pela FPAK. Já o Rali Casinos do Algarve (asfalto), previsto para 20 e 21 de Novembro, só vai integrar o calendário caso alguma das outras provas seja cancelada.

O dirigente federativo explicou que «a necessidade de reduzir custos devido aos efeitos nefastos provocados pela pandemia» levou ao encurtamento de 10 para oito provas.

«Tivemos de alterar e adaptar o actual campeonato de ralis à nova realidade económica que decorre da pandemia. Para 2020, estavam programadas 10 provas. Para 2021, após reunião com as associações de pilotos, entendemos que tínhamos de reduzir os custos, entre os quais o número de provas, de quilómetros por rali, de pneus por prova, para fazer um campeonato com dignidade, mas mais barato», destacou.

Ni Amorim explicou que o Rali dos Açores «é o mais caro de todo o campeonato» e que, «havendo um rali com a visibilidade do Rali de Portugal, pelo mesmo preço do dos Açores, mas com visibilidade internacional maior», foi decidido «que a melhor forma de conter custos para 2021 era que o rali dos Açores não pontuasse para o Nacional», pontuando para o Europeu.

«Esperemos que haja condições para que o rali se realize. Ainda há poucos meses fizemos um rali do Europeu sem pontuar para o Nacional (Fafe) e foi viável e um sucesso. Não estou a ver que o Rali dos Açores fique em causa por causa disso (saída do calendário nacional). Se pontuasse, haveria mais uma dezena de carros, no máximo», sublinhou o líder federativo, adiantando, ainda, que «no futuro não está fora de hipótese» regressar aos Açores. Recorde-se que o Rali dos Açores entrou para o Campeonato Nacional em 1968.

Em 2020, Armindo Araújo (Skoda Fabia R5) conquistou o campeonato pela sexta vez na carreira, após a realização de seis das dez provas previstas devido à pandemia do novo coronavírus.

CALENDÁRIO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2021

30 de Abril a 2 de Maio – Rali Terras D’Aboboreira (asfalto), em Amarante

20 a 23 de Maio – Vodafone Rali de Portugal (terra), no norte e centro do país

18 a 20 de Junho – Rali de Castelo Branco (asfalto), em Castelo Branco

9 a 11 de Julho – Rali de Mortágua (terra), em Mortágua

6 a 8 de Agosto – Rali Vinho da Madeira (asfalto), no Funchal

3 a 5 de Setembro – Rali Alto Tâmega (asfalto), em Chaves

23 a 25 de Setembro – Rally Serras de Fafe e Felgueiras (terra), em Fafe e Felgueiras

8 a 10 de Outubro – Rallye Vidreiro Centro de Portugal (asfalto), na Marinha Grande

30 e 31 de Outubro – Data de Reserva (caso de adiamento de uma prova)

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