Rali Dakar reduzir potência nas motos

Para evitar acidentes mortais, a próxima edição vai sofrer alterações. Este ano, na prova francesa Amaury Sport Organization disputada na Arábia Saudita faleceram dois pilotos, entre eles o português Paulo Gonçalves.

(auto.look2010@gmail.com)

A potência das motos utilizadas para correr provas de todo-o-terreno, como o Rali Dakar, vai ser limitada, com o objectivo de reduzir acidentes mortais, anunciou a Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Serão realizadas alterações às entradas de ar das motos para reduzir a potência e a velocidade, com um período de testes até Junho.

Segundo o documento, o objectivo é reduzir o número de acidentes mortais como o que vitimou o português Paulo Gonçalves em 2019, durante a 42.ª edição do Dakar, oito dias antes de outra morte, a do holandês Edwin Straver, ambos na sequência de quedas na prova, na Arábia Saudita.

A reunião envolveu a FIM e a Amaury Sport Organization (ASO), que organiza a corrida, bem como representantes dos pilotos e das equipas, em que foi decidido, também, melhorar o “road book” que orienta as etapas. Outra das medidas planeadas prende-se com o uso de um colete de segurança por pilotos e melhoramentos aos dispositivos de navegação.

«Vamos testar estas soluções no arranque da temporada e estabelecer um plano no final (do período de testes), que leve em conta os ajustamentos necessários», explicou o presidente da FIM, o português Jorge Viegas, citado em comunicado.

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