Rali Dakar 2022 com 19 portugueses inscritos

Competição organizada pela francesa Amaury Sport Organisation (ASO) será o pontapé de saída de um novo Campeonato do Mundo, o de Todo-o-Terreno, que se junta aos de Fórmula 1, Ralis, Resistência, Fórmula E e Ralicrosse como campeonatos com esse estatuto.

(auto.look2010@gmail.com)

A 44.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputa de 1 a 14 de Janeiro de 2022, conta com 19 portugueses inscritos em quatro categorias e marca o início do novo Campeonato do Mundo de TT. A prova terá um prólogo, 12 etapas e um dia de descanso, ligando Há’il a Jeddah, na Arábia Saudita, país que acolhe o Dakar pela terceira vez consecutiva.

Ao todo, de acordo com o site oficial da prova, há 19 portugueses inscritos, sete em motos (Rui Gonçalves, António Maio, Joaquim Rodrigues Jr., Mário Patrão, Alexandre Azinhais, Arcélio Couto e Paulo Oliveira), quatro em automóveis (Felipe Palmeiro, navegador do lituano Benediktas Vanagas, Paulo Fiúza, navegador do lituano Vaidotas Zala, e a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa), quatro na categoria de veículos ligeiros (Rui Carneiro/Filipe Serra e Mário Franco/Rui Franco) e, por fim, outros quatro em SSV (Luís Portela de Morais/David Megre e Rui Oliveira/Fausto Mota).

Em 2022, o percurso terá um total de 8.177 quilómetros, 4.258 dos quais cronometrados, menos 500 do que na edição anterior. O prólogo de 1 de Janeiro terá 19 quilómetros. De acordo com o francês David Castera, director da corrida, a 11.ª etapa será a chave da prova, com a especial «mais dura e com mais areia e dunas».

Segundo antevê, «será aí que se decidirá a corrida», que tem 750 participantes inscritos. Na edição de 2022, as etapas maratonas surgem logo na primeira semana de prova, nas segunda e terceira etapas. O dia de descanso será a 8 de Janeiro e, ao contrário do que aconteceu nas duas edições anteriores, o Crescente Vazio, um deserto na Arábia Saudita, não consta do percurso.

O Rali Dakar será o pontapé de saída de um novo Campeonato do Mundo, o de todo-o-terreno, que se junta aos de Fórmula 1, Ralis, Resistência, Fórmula E e Ralicross como campeonatos com esse estatuto. Ao todo, serão cinco corridas em três continentes (Dakar, Abu Dhabi, Cazaquistão, Andaluzia e Marrocos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *