Rali da Bairrada abre Campeonato do Centro

O Rali da Bairrada, organizado pelo Clube Automóvel do Centro, está programado para ser o primeiro da temporada de 2021, à semelhança do que sucedeu o ano passado. No entanto, desta vez será realizado entre os dias 28 e 30 de Maio, nas estradas asfaltadas de Vagos, destino turístico no Centro de Portugal.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Depois do baptismo imperial em 2020, alguns dias antes do primeiro confinamento devido à pandemia da Covid-19 que paralisou Portugal, o Rali da Bairrada está planeado para voltar este ano à estrada com a chancela do Clube Automóvel do Centro, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vagos e promovido pela Promolafões, o Rali da Bairrada é pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal GT de Ralis e Desafio Kumho Portugal, devendo reunir um vasto leque de participantes, a exemplo do ano passado.

Apesar de ainda estar a ser desenvolvido a régua e esquadro nas estradas de asfalto do território concelhio de Vagos, todos os agentes envolvidos estão unidos para colocar à prova a capacidade de resiliência e de adaptação à situação pandémica. Contudo, as gentes vaguenses, conhecidas por não desarmar nem render às adversidades, estão de alma e coração para receber de braços abertos mais um desafio movimentado e emotivo.

Atendendo a estes importantes factores, a operação Rali da Bairrada vai proporcionar às equipas participantes deleitar-se com os espectaculares recursos naturais de Vagos, entre curvas e contra-curvas. Para o efeito, as especiais de classificação estão a ser milimetricamente “desenhadas” e “redesenhadas” no sentido, único e obrigatório, de defrontarem o asfalto das estradas com as singulares características.

O Rali da Bairrada integra também o projecto “RACE 4 ECO” da FPAK e que tem como objectivo primordial a redução da pegada ecológica resultante da organização de eventos de desporto motorizado, através da sensibilização e acção efectiva junto de praticantes e público.

Recorde-se, por último, que a prova do Clube Automóvel do Centro focou-se, o ano passado, na classificativa nocturna “Vagos Street Stage Travocar” desenvolvida numa das zonas urbanas de Vagos. Tratou-se do aperitivo para a tripla passagem da especial “Rota dos Moinhos” e a dupla abordagem do troço da Zona Industrial de Vagos (ZIV), efectuada no dia seguinte.

Para este ano, o “menu” ainda está a ser “cozinhado”, mas a estrutura organizativa apenas anunciou que os “condimentos” garantem uma “cataplana” de fortes emoções, onde tudo será apurado a gosto e a tempo e a horas para saciar a “fome” de competição. A julgar pelo longo período de “hibernação” no contexto competitivo devido à pandemia, o regresso à actividade das equipas deverá ocorrer com uma lista volumosa de inscritos, até porque a vontade de esgrimir argumentos e, ao mesmo tempo, reencontrar amigos, dentro e fora de estrada, são motivos mais que suficientes para ninguém querer ficar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *