Raid TT promove Vinhos da Beira Interior

Unir o passeio fora de estrada com a gastronomia e a excelência dos vinhos da região da Beira Interior foi a fórmula de sucesso deste 4.º Raid TT Vinhos Beira Interior que, após dois adiamentos devido à pandemia de Covid-19, foi, finalmente, para a estrada no pretérito fim-de semana.

(auto.look2010@gmail.com)

De mãos dadas com a Câmara Municipal de Pinhel, o Clube Escape Livre resistiu a seguir o caminho mais simples e anular, pura e simplesmente, o Raid TT Vinhos da Beira Interior. Sem o seu ex-libris, a Feira do Vinho de Pinhel, poderiam, os menos atentos, pensar que o evento não teria conteúdo.

Presunção errada, pois o Clube Escape Livre voltou a mostrar resiliência e criatividade e após dois adiamentos, concretizou o evento e, anunciou já que a 5.ª edição do Raid TT Vinhos Beira Interior vai ser realizada na data habitual, no fim-de-semana de 19 a 21 de Novembro, notícia acolhida com imenso entusiasmo pelos participantes.

Na última sexta-feira, o jantar de boas-vindas teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, da vice-presidente Daniela Capelo e, ainda, do vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda e responsável pela candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, momento aproveitado para envolver os participantes neste desiderato do território.

O regresso de um dos mais importantes passeios do Clube Escape Livre foi um sucesso iniciando-se com um dia de sábado nublado e com temperaturas baixas, como se a mãe natureza quisesse oferecer aos participantes o ambiente típico do evento quando disputado na sua data habitual.

Instalados em vários dos qualificados e seguros alojamentos turísticos do concelho – o sucesso do evento obrigou o Clube Escape Livre a, praticamente, esgotar a oferta disponível – os participantes arrancaram para um percurso virado a norte onde passagens a vau e paisagens deslumbrantes os vieram abraçar. A visita à Casa Forte em Cidadelhe foi o ponto alto de uma manhã que acabou no “O Petisco” para o almoço.

A tarde esteve reservada a um passeio a sul onde as vinhas foram companhia ao longo do percurso. Uma vez mais, como sucedeu ao longo de todo o Raid TT Vinhos Beira Interior, o restaurante “O Petisco” e o seu salão de festas foram o palco para o retemperador jantar com a gastronomia local.

O segundo dia do Raid TT Vinhos da Beira Interior amanheceu com sol e temperaturas amenas. O que transformou o passeio domingueiro matinal no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo num estimulante percurso que visitou a excelente Adega Cooperativa.

No almoço foi a hora de desfrutar da gastronomia, da companhia de todos os participantes, sempre cumprindo as regras de segurança sanitárias, desenrolar o novelo das histórias enroladas durante os dois dias e lançar a inscrição na quinta edição do Raid TT Vinhos da Beira Interior.

Destaque para a presença de Rui Ventura, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, que, proferiu as palavras de encerramento e que durante a manhã participara no passeio, com a sua valente Renault 4L com que ganhou o ChallengeMaroc 2019: «A Câmara de Pinhel e todo este território têm o privilégio de ter uma associação como o Clube Escape Livre que é garantia de realização de actividades de excelência que nos promovem. Esperamos voltar a recebê-los em Novembro, nessa altura, já com o enquadramento da Feira de Vinhos e Sabores», sublinhou o autarca.

«Assumimos o compromisso e ele pagou dividendos na forma como todos elogiaram a envolvente deste passeio único na união entre o todo-o-terreno, a vinha e a gastronomia. Todos colaboraram no sentido de manter as regras de segurança sanitária invioladas e isso contribuiu para mais um evento de sucesso do Clube Escape Livre. E se não tivemos a Feira dos Vinhos, tivemos a Adega Cooperativa de Pinhel e os produtores Baraça Wines e Aforista que proporcionaram várias provas de vinhos», sustentou, por seu turno, Luís Celinio, presidente do Clube Escape Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *