Quatro portugueses no WTCR com Tiago Monteiro

O piloto portuense, que regressa este fim-de-semana à Taça do Mundo de Carros de Turismo, em Marrocos, não é o único português nesta disciplina, havendo outros quatro, afastados dos holofotes, que vão acompanhar a época do WTCR.

(auto.look2010@gmail.com)

Bruno Correia

Além do piloto da Honda, presente no campeonato desde 2007, Bruno Correia vai já para a 11.ª época consecutiva neste campeonato, como dono e senhor do carro de segurança, que entra em pista em caso de acidente para segurar o pelotão. Este ano, o antigo piloto terá nas mãos um Nissan R8 de 680 cavalos e vai ter de se continuar a dividir entre este campeonato e o de Fórmula E, onde desempenha iguais funções.

«É bom ter o Tiago de volta depois do terrível acidente que teve. Vai ser uma temporada muito forte. O Tiago é muito querido no campeonato. Se não tivesse tido aquela infelicidade, teria tido todas as condições para ser campeão», disse o piloto à agência Lusa.

Os compromissos de agenda vão retirar Bruno Correia de três provas do campeonato, que coincidem com a Fórmula E. Pelo menos em duas, o substituto será o compatriota Pedro Couceiro, também antigo piloto, que já conduz o “safety car” no Mundial de Resistência (WEC).

Rui Marques

«Esta actividade representa 20 a 30% da minha no campo profissional. Para mim é uma felicidade estar dentro do meio, como gosto, mas é uma forma diferente de ver as corridas», comentou o antigo piloto de 49 anos, que teve uma carreira de 28 anos.

Além disso, vai desempenhando também as funções de “riders adviser”, uma espécie de conselheiro das organizações para ajudar com a opinião de um antigo piloto em situações mais polémicas.

Pedro Couceiro chegou a este campeonato pela mão de Rui Marques, o adjunto do director de corrida: «São funções menos visíveis» admite este lisboeta, de 46 anos, que em várias situações é chamado a substituir o director de prova. Entre as funções que tem em mãos, uma das mais difíceis é a decisão «de mandar entrar o “safety car” ou parar uma corrida com bandeiras vermelhas».

 

Pedro Couceiro

No ano passado, em Vila Real, contudo, foi «das mais fáceis de tomar», pois o acidente que se produziu após o arranque bloqueou a pista por completo. «Estas são corridas de meia hora, cerca de 16 voltas. Se metermos o “safety car” em pista durante dez minutos, matamos o espectáculo», explica.

Em 2019, pela primeira vez, também estará Carlos Barros a tempo inteiro. O antigo responsável pelo Silver Team da Peugeot nos ralis foi nomeado delegado técnico permanente. É o responsável pelas verificações técnicas aos carros, antes, durante e após as provas, de forma a conferir a legalidade dos mesmos.

«Tenho de ver se os carros estão nivelados, em termos de preparação, e para que não haja nenhuma “marosca”. Se não houver verificações, eles tentam ir sempre além do que é permitido. Mas estamos para tentar fazer cumprir os regulamentos técnicos», explicou o técnico algarvio. Os «pesos, as alturas e larguras de vias» são os aspectos mais problemáticos e mais inspeccionados.

 

Carlos Barros

Os quatro estão a tempo inteiro na Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), acompanhando Tiago Monteiro, o único piloto português a fazer todo o campeonato.

One thought on “Quatro portugueses no WTCR com Tiago Monteiro

  • 5 Abril, 2019 at 20:41
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    Boas . Vão ser pelo menos 6 pois na equipa volkswagen estão mais dois

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