PSP em operação conjunta internacional

A Polícia de Segurança Pública congratula-se pelo reconhecimento da FRONTEX pelos resultados operacionais obtidos em Portugal no contexto da operação internacional “Join Action Days Mobile 3”, que contemplou o roubo e contrabando de veículos.

(auto.look2010@gmail.com)

A operação, liderada pela FRONTEX (Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras), decorreu entre os dias 12 e 23 de Outubro, e visou a investigação do roubo e contrabando de veículos ocorridos no último mês, em toda a Europa. Globalmente, a operação resultou na detenção de 41 suspeitos e apreensão de 350 veículos roubados, 1.000 peças auto, além de 1.679 quilos de droga e 400.000 cigarros em 22 países europeus.

A PSP contribuiu, operacionalmente, com a detenção de seis suspeitos de tráfico de droga e a apreensão de uma tonelada de haxixe e 10 quilos de heroína, cuja acção possibilitou deter, em outros países, 13 pessoas por auxílio à migração ilegal e detectar 2.986 migrantes transportados em reboques e em pequenos barcos.

Estiveram envolvidos na operação JAD Mobile 3 as agências Frontex, Europol e INTERPOL nos países da Albânia, Áustria, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Kosovo, Letónia, Lituânia, Holanda, República da Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia e Espanha.

A operação foi coordenada sob a égide da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminais como parte do Ciclo Político da UE, um plano de quatro anos para a luta contra o crime grave e organizado. Esta plataforma reúne autoridades policiais e outras responsáveis pela aplicação da lei dos Estados-Membros da UE, agências europeias e organizações internacionais para reforçar conjuntamente as fronteiras europeias e a segurança interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: