Provas de Enduro na Lousã canceladas

Comunicado da Comissão de Enduro da Federação Motociclismo de Portugal Montanha Clube argumenta a escassez de combustível no país afecta directamente todo o desenrolar das provas.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Na sequência da rotura de combustível que está a afectar o país, a Comissão de Enduro da Federação Motociclismo de Portugal (FMP) e o Montanha Clube, emitiram um comunicado conjunto a comunicar que as provas de Mini Enduro e Nacional de Enduro agendadas para sexta-feira e sábado (19 e 20 de Abril) foram canceladas. A medida visa escassez de combustível que afecta directamente todo o desenrolar da prova que tria lugar na vila da Lousã.

«Julgamos que não estarão reunidas as condições mínimas para pilotos e meios de socorro se poderem deslocar para a 4.ª ronda do Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2019. Brevemente nova data será anunciada para esta 4.ª ronda do CNE- CFL 2019», adianta o comunicado da FMP e Montanha Clube.

Refira-se que a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) informou que não foi ainda retomado o abastecimento dos postos de combustível, apesar da requisição civil, e que já há marcas «praticamente» com a rede esgotada.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu alargar os serviços mínimos e adiantou que o abastecimento de combustível está «inteiramente assegurado» para aeroportos, forças de segurança e emergência.

Na terça-feira, alegando o não cumprimento dos serviços mínimos decretados, o Governo avançou com a requisição civil, definindo que até esta quinta-feira os trabalhadores a requisitar devem corresponder «aos que se disponibilizem para assegurar funções em serviços mínimos e, na sua ausência ou insuficiência, os que constem da escala de serviço».

No final da tarde de terça-feira, o Governo declarou a «situação de alerta» devido à greve, avançando com medidas excepcionais para garantir os abastecimentos e, numa reunião durante a noite com a ANTRAM e o sindicato, foram definidos os serviços mínimos.

Militares da GNR estão de prevenção em vários pontos do país para que os camiões com combustível possam abastecer e sair dos parques sem afectarem a circulação rodoviária.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação