Programa “Escape Livre” celebrou 48 anos

Tudo começou a 13 de Fevereiro de 1973, quando a Rádio Altitude colocou no ar a primeira emissão do programa “Escape Livre”, que festejou o 48.º aniversário no Dia Mundial da Rádio.

(auto.look2010@gmail.com)

O programa “Escape Livre”, que começou por ter a duração de 13 minutos, partiu da iniciativa de Luís Celínio, ainda hoje o seu responsável, passou 16 anos, de 1989 a 2006, na Rádio F e aumentou o tempo de emissão para os 60 minutos.

Viu passar pela equipa inúmeras pessoas, desde Francisco Carvalho, Carlos Bento, Mário Sucena, Luís Ribeirinho, Isabel Coelho, Jorge Antunes, João Lopes, contando actualmente com Pinto Moreira.

Em 1986, por proposta do então presidente da Câmara Municipal da Guarda, Abílio Curto, o realizador do programa e o programa receberam a medalha da cidade e um louvor gravado em acta.

 

A indústria automóvel, a segurança e a competição foram e continuam a ser os temas abordados ao longo dos milhares de emissões transmitida.

O sucesso do programa, verdadeiro embaixador da Guarda, levou à criação do Clube Escape Livre, cujas organizações têm contribuído para divulgar o património do concelho e de outras regiões do país, uma vez que o êxito das suas iniciativas o levou a explorar outros recantos do país.

Actualmente transmitido às quintas-feiras, com a duração de uma hora depois do noticiário das 18h00 na Rádio Altitude, e com reposição ao sábado, a edição desta semana, entre outros temas, recorda sons originais do Programa de 24 de Julho 1986, como o passeio surpresa Escape Livre / Rádio Altitude, o circuito de Vila do Conde ou a decisão da Câmara Municipal que atribuiu a primeira de muitas distinções que o Escape Livre tem recebido ao longo dos anos.

 

Refira-se que o Clube Escape Livre tem sido ao longo de décadas o motor de excelência que estimula o desporto motorizado, uma das apostas de divulgação do clube desde os seus primórdios. Aos 48 anos de programa, o Clube Escape Livre continua a representar para os pilotos tanto uma paixão, como uma batalha ao nível das provas e da conquista de patrocinadores.

Por isso, a “Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos” foi dinamizada pelo Clube Escape Livre e que já vai na sua 22.ª edição – este ano se realiza devido às restrições impostas face à pandemia da Covid-19 – é outro contributo e incentivo para os que continuam a desenvolver esta actividade se sintam acarinhados e mais motivados, independentemente dos resultados. A festa de homenagem é uma das muitas “marcas” que o clube da cidade mais alta de Portugal dispõe e que coloca ao serviço da comunidade da sua área de jurisdição, além, naturalmente, das inúmeras realizações no território nacional e que ultrapassa fronteiras, inclusivamente a acompanhar a mítica prova do Dakar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *