Proença-a-Nova na rota dos Veículos Eléctricos

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) vai organizar pela primeira vez o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021, uma competição destinada a veículos 100% eléctricos que se desdobrará em quatro provas. A segunda delas realiza-se em Proença-a-Nova com uma Eco Race nos dias 24 e 25 de Julho.

(auto.look2010@gmail.com)

João Lobo

«A descarbonização encontra-se hoje na agenda mediática e faz parte dos próximos anos, consubstanciada no “Green Deal” como referência do próximo quadro de apoio comunitário. Proença-a-Nova, já em 2007 com o conceito carbono zero, dava passos nesta temática e estes territórios são colectores de carbono e geradores de externalidades positivas no equilíbrio ambiental», considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, para quem esta prova é uma forma de dar relevância à preservação do meio ambiente, numa estratégia que a todos deve envolver, quanto mais rápido melhor.

 

Paulo Almeida

Paulo Almeida, do Clássico Clube de Portugal e um dos promotores deste campeonato, esteve envolvido numa visita técnica ao concelho tendo em vista a preparação do percurso da prova. O dirigente albicastrense referiu que a escolha recaiu sobre Proença-a-Nova pois, para além de ter havido interesse por parte do executivo, «estamos a falar de um concelho que produz 10 vezes mais energia verde do que aquela que precisa e tem estradas magníficas para um evento desta natureza». O responsável adiantou igualmente o modelo de evento, com verificações técnicas com exposição dos carros e sessão de estrada com cerca de 100 quilómetros no primeiro dia e nova etapa e entrega de prémios no segundo dia.

«O automobilismo português vai escrever mais uma importante página na sua história com a realização, este ano, de um campeonato nacional 100% eléctrico. O Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021 segue o que já tinha sido começado em 2019 com a Taça de Portugal de Novas Energias e vai disputar, através de quatro etapas, provas na modalidade de regularidade com veículos totalmente descarbonizados», refere a FPAK que pretende, desta forma, inovar e criar condições para uma sociedade sustentável.

Aberto a participantes nacionais e estrangeiros e «orientada pelas denominadas energias limpas, com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle)».

Para além de Proença-a-Nova, o Campeonato de Portugal de Novas Energias vai passar por Oeiras nos dias 18 e 20 de Junho, com a prova “Oeiras Eco Rally-Portugal”, pela Estrada Nacional 2, com a “Rota N2 Electric” a 6 e 7 de Novembro, e terminará com o “Circuito UVE”, a realizar em data ainda por definir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *