Preocupações com o tempo no GP da Rússia

Apesar do dia de sol existe grande preocupação, em Sochi, com as condições atmosféricas que vão verificar-se amanhã e domingo, uma vez que as previsões apontam para chuva intensa antes e durante do Grande Prémio da Rússia.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Se as previsões se confirmarem existe a dúvida de saber como é que o asfalto, num traçado praticamente plano, menos de dois metros de diferença entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo, vai reagir à quantidade de água prevista, pois a chuva não marcou presença na estância turística do Mar Negro.

É por isso que, se amanhã não for possível sair para a pista e no domingo de manhã, antes das corridas de Fórmula 2 e Fórmula 3, não for possível realizar a qualificação, a sessão de treinos livres desta tarde assume particular importância pois, nessas condições, será ela a definir a grelha de partida.

De pé está a possibilidade da repetição do ocorrido em Spa, naquela que foi a maior aberração da história da F1, com os carros cumprirem três voltas atrás do “Safety Car” para haver corrida, serem atribuídos metade dos pontos e não ser preciso devolver o dinheiro dos bilhetes aos espectadores.

A Mercedes dominou a sessão desta manhã, com o finlandês Valtteri Bottas a superar o inglês Lewis Hamilton e com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a cotar-se o terceiro mais rápido.

No entanto, não deixa de ser estranho que o piloto dos Países Baixos tenha dada apenas 13 voltas, quando todos os outros deram mais de 20 e a deixar interrogações quanto às razões que o levaram a ficar tanto tempo na “box”.

Em qualquer dos casos, Max Verstappen sabe que, mesmo que faça o melhor tempo na qualificação, irá partir de quarto, por ter sido penalizado em três lugares, em consequência do acidente de Monza, com Lewis Hamilton.

Em situação semelhante está o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), quarto na sessão, que sabe, qualquer que seja o lugar que ocupe na qualificação, que vai partir da derradeira posição da grelha, por ter trocado, pela quarta vez, a unidade motriz.

Com a confirmação do alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) e dos dois pilotos da Haas, o alemão Mick Schumacher e o russo Nikita Mazepin, ficou apenas um lugar em aberto, o de companheiro de equipa de Valtteri Bottas na Alfa Romeo, para o qual há vários candidatos, havendo que esperar para saber qual será a opção da marca de Arese.

O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), o inglês Lando Morris (McLaren/Mercedes), que bateu à entrada da via das “boxes” no final do treino, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o espanhol Fernando Alonso (Alpine Renault) completarem o lote dos 10 mais rápido. Por sua vez, a Ferrari a levou vantagem sobre a McLaren, no duelo que envolve a luta pelo terceiro lugar do “Mundial” de Construtores.

De referir o regresso à pista do finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo/Ferrari) ausente nas corridas efectuadas nos Países Baixos e em Itália por ter acusado positivo num ao covid-19.

Tempos dos treinos

PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
Valtteri Bottas Mercedes W12 Mercedes 1’34,427″
Lewis Hamilton Mercedes W12 Mercedes 1’34,638″
Max Verstappen Red Bull RB16B Honda 1’34,654″
Charles Leclerc Ferrari SF21 Ferrari 1’35,117″
Sebastian Vettel Aston Martin AMR21 Mercedes 1’35,781″
Pierre Gasly Alpha Tauri AT02 Honda 1’35,794″
Carlos Sainz Ferrari SF21 Ferrari 1’35,811″
Lando Norris McLaren MCL35 Mercedes 1’35,959″
Sergio Perez Red Bull RB16B Honda 1’36,188″
Fernando Alonso Alpine A521 Renault 1’36,225″
Esteban Ocon Alpine A521 Renault 1’36,236″
Lance Stroll Aston Martin AMR21 Mercedes 1’36,522″
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C41 Ferrari 1’36,795″
Daniel Ricciardo McLaren MCL35 Mercedes 1’36,877″
Kimi Raikkonen Alfa Romeo C41 Ferrari 1’36,952″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT02 Honda 1’37,794″
George Russell Williams FW 43B Mercedes 1’38,013″
Nicholas Latifi Williams FW 43B Mercedes 1’38,155″
Nikita Mazepin Haas VF-21 Ferrari 1’38,586″
Mick Schumacher Haas VF-21 Ferrari 1’38,977″

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *