Prémio Solidário TBM ajuda instituições

Instituído em 2014 pelo Clube Escape Livre, o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, que representa a componente solidária do projecto Cápsula do Tempo Guarda 2050, vai ter, este ano, a sua 8.ª edição.

(auto.look2010@gmail.com)

A 28 de Abril, Dia Mundial do Sorriso, ficará a conhecer-se a entidade que se junta ao Refúgio Ana Luísa, ao Centro Cultural e Social do Marmeleiro, à Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, ao Centro de Apoio à Vida/NASCER da Caritas Diocesana da Guarda, ao Centro Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Castanheira, ao Centro de Dia de Pousade da Liga de Amigos de Pousade e à Casa da Sagrada Família, na lista de distinguidos pelo prémio, que tem o apoio da empresa de Transpores Bernardo Marques, sedeada na Guarda.

Nessa data assinalar-se-á, também, o primeiro momento de mais um aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, cujo programa prosseguirá no dia 1 de Julho. As IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por e-mail ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até 10 de Abril, com a indicação do projecto ou necessidade que os 1.000 euros (mil euros) poderiam ajudar a colmatar.

Após a recepção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros da Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, e Transportes Bernardo Marques – seleccionam o projecto vencedor.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, acredita que, «pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, este prémio seja uma ajuda ainda maior às instituições sempre tão carentes de apoio». «Daí os parceiros da Cápsula do Tempo, nomeadamente a empresa de Transportes Bernardo Marques, quererem continuar com esta acção solidária».

SOBRE A CÁPSULA DO TEMPO

Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das acções que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A Cápsula foi enterrada no dia 1 de Julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objectos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região.

A sua abertura deverá acontecer a 1 de Julho de 2050. Até lá, é objectivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São actuais parceiros no projecto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *