Prémio José Manuel Alves para assistente de viagem

Concurso de Teses Académicas, do Turismo Centro de Portugal, premiou dissertação sobre turismo acessível.

(auto.look2010@gmail.com)

“Smart City Concierge” (1.º classificado)

O projecto “Smart City Concierge”, da autoria de Rui Nuno Castro, é o grande vencedor da quinta edição do Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico, iniciativa do Turismo Centro de Portugal. O Concurso de Teses Académicas premiou uma dissertação sobre turismo acessível.

Os concursos de Empreendedorismo Turístico e de Teses Académicas, promovidos anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, procuram detectar e apoiar as melhores ideias de negócios turísticos que são geradas todos os anos na região, assim como valorizar o conhecimento científico que é produzido sobre a actividade turística.

O Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico distingue projectos inovadores no sector do Turismo, com implementação na região Centro de Portugal. O nome homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

“Museu LOAD ZX Spectrum” (2.º classificado)

Foram apresentadas 51 candidaturas a esta quinta edição, das quais foram seleccionadas oito para a fase final. O júri, composto por Miguel Barbosa (Portugal Ventures), Miguel Gonçalves (GesEntrepreneur) e Miguel Mendes (Turismo de Portugal), escolheu os seguintes projectos:

“Smart City Concierge” (1.º classificado), do empreendedor Rui Nuno Castro, em Coimbra. O “Smart City Concierge” é um assistente de viagem virtual. «Pode ser tão simples como só mais um contacto na sua lista de contactos com quem pode conversar, fazer perguntas sobre o que está para acontecer de interessante perto de si ou pedir dicas de viagem numa conversação normal», explica o autor.

“Museu LOAD ZX Spectrum” (2.º classificado), do empreendedor João Diogo Ramos, em Cantanhede. O Museu LOAD ZX SPECTRUM retrata a história daquele que foi para muitos o primeiro computador, o ZX Spectrum. O Museu deverá ser formalmente inaugurado a 26 de Setembro.

“SOUL Speaking Out Loud” (3.º classificado)

“SOUL Speaking Out Loud” (3.º classificado), dos empreendedores Joana Pereira e Fernando Matias, nas Aldeias do Xisto. Trata-se de «uma app que assenta no mesmo princípio de um jogo de tabuleiro tradicional, cujas “casas” para progredir no jogo são casas reais, edificadas, permitindo assim que o visitante/jogador conheça o património, material mas também imaterial, popular e natural, de forma imersa e interactiva, no território das Aldeias de Xisto e toda a envolvente», descrevem os autores.

TURISMO ACESSÍVEL VALE PRÉMIO

NO CONCURSO DE TESES ACADÉMICAS

O Concurso de Teses Académicas, na quarta edição, tem o objectivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a actividade turística e de o aproximar das empresas do sector do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projectos de empreendedorismo turístico.

A quarta edição contou exclusivamente com candidaturas na categoria de Mestrado. O júri, composto por Jorge Rodrigues, Frederico Lucas e Manuel Salgado, distinguiu as seguintes Teses:

Vencedora – “O Papel da Quarta Revolução Industrial no Turismo Acessível: Estudo e Conceptualização de uma Aplicação WEB”, da autoria de Pedro Miguel Beleza Teixeira.

Menções honrosas – “Indicadores de Desempenho Financeiro na Avaliação da Performance Empresarial no Setor do Turismo: O Caso do Alojamento Local” (Cláudia Patrícia Ferraz Correia) e “Design para a Valorização do Enoturismo da Região Centro de Portugal: TWINE” (Liliana Aguiar Eusébio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: