Portugal de Simulação Automóvel arranca hoje

A primeira prova dos Campeonatos de Portugal Endurance eSports (CPEE), realiza-se já este sábado a partir das 15h00, e terá transmissão em direto no canal SIC Advnce disponível nos operadores MEO e NOS, ou no canal Twitch da SIC Advnce.

(auto.look2010@gmail.com)

É incrível a adesão e entusiasmo que se gerou em torno dos Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel. O êxtase da comunidade às competições promovidas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e Sports & You, traduz-se na emissão de 975 licenças desportivas e na inscrição de cerca de 600 pilotos virtuais nas duas competições apresentadas.

As cerca de mil licenças emitidas em tão curto período de tempo é, desde logo, sinónimo do entusiasmo da comunidade nacional de Sim Racing, que pela primeira vez na história, vê o seu hobby reconhecido como modalidade federada. Este número traduziu-se também em listas de inscritos massivas para ambas as competições.

Para o Campeonato de Portugal de Endurance eSports (CPEE) que vai recorrer aos automóveis da Categoria GT3, inscreveram-se cerca de 300 pilotos em representação de 74 equipas e para o Campeonato de Portugal de Velocidade eSports (CPVE), que vai utilizar o monolugar Dallara F3, inscreveram-se 330 pilotos.

Do dia 17 a 21 de Setembro, realizaram-se as pré-qualificações para ambas as competições. O desafio para os inscritos em ambas as competições, era o de realizarem voltas rápidas para assegurarem um lugar na Divisão 1.

Para o CPEE foram completadas com os GT3 umas incríveis 21.434 voltas ao traçado de Oulton Park, o que corresponde a uns incríveis 92 mil quilómetros. O equilíbrio de andamentos foi a tónica dominante e as 50 equipas mais rápidas ficaram separadas por menos de dois segundos, sendo que, os 25 primeiros – os que constituirão a Divisão 1 – ficaram separados por apenas um segundo.

Na pré-qualificação para o CPVE, os números são ainda mais impressionantes e os pilotos concorrentes completaram 42.366 voltas ao traçado de Okayama com o Dallara F3, ou seja, realizaram quase 157 mil quilómetros. No CPVE, a competitividade está ao rubro como comprova o facto dos 50 primeiros estarem separados por menos de um segundo e os 25 apurados para a Divisão 1, terem ficado separados por escasso meio segundo.

Perante estes dados, a expectativa para as competições da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) que são promovidas e organizadas pelo ACP e Sports & You e que têm o apoio da Worten, ISAG, Pirelli, O-Rouge, Thrustmaster, SIC Advnce e Razão Automóvel é enorme e a primeira corrida do CPEE vai realizar-se já este sábado.

Os concorrentes do CPEE vão ter pela frente a desafiante pista Norte Americana de Road Atlanta, um traçado muito rápido e técnico que por certo será palco de uma emocionante corrida durante as 4 Horas de prova. A corrida terá transmissão em directo na SIC Advnce a partir das 14h50, pelo que, quem for assinante da MEO (posição 110) ou da NOS (posição 503), podem assistir através da sua box de televisão. Em alternativa poderão assistir através do Canal Twitch SIC Advnce em: https://www.twitch.tv/advncesic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *