Porto é a capital do veículo eléctrico até domingo

As portas do Centro de Congressos da Alfândega do Porto abrem-se esta sexta-feira, às 10h00, ao Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico – Salão da Mobilidade Sustentável, certame que se prolonga até domingo. Durante os três dias, o espaço abre às 10h00 e encerra às 20h00.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Mustang Mach-e

Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar ao Centro de Exposições da Alfândega do Porto, para um certame que terá patente as principais novidades do sector híbrido e eléctrico, entre as quais o renascimento de um ícone das duas rodas.

Trata-se da famosa Famel que vai “renascer” numa versão descarbonizada, sem margem para dúvida o ícone das estradas portuguesas dos anos 70 e 80. O modelo vai ter honras de apresentação ao público na presente edição do Salão do Automóvel Híbrido e Eléctrico (SAHE) – Salão da Mobilidade Sustentável.

Depois, para se entender ainda melhor o projecto, está agendado para domingo a realização do seminário “Famel, electrificar um ícone”, que te ainda o condão de encerrar a quinta edição do SAHE.

Refira-se que os seminários vão decorrer paralelemente com a exposição. Começam logo ao meio-dia desta sexta-feira e vão decorrer de acordo com um programa desenhado para agradar a gregos e troianos.

Stefan Carsten

Stefan Carsten vai ser um dos oradores presentes nesta quinta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, figura de índole internacional que estudou geografia, administração de empresas e cartografia em Berlim e Waterloo (Canadá).

Fez o doutoramento com o tema “Acção sustentável nas regiões urbanas”, tendo recebido o Prémio Friedwart Bruckhaus da Fundação Hanns Martin Schleyer (2001/02). Entre 1997 e 2013 foi gerente de projecto de pesquisa futura e ambiental na Daimler AG em Berlim. De 2007 a 2014 exerceu o cargo de professor visitante na Universidade de Belas Artes de Braunschweig.

Desde 2014 é “futurólogo” independente em pesquisa, consultoria e ensino, ligado ao urbanismo e mobilidade. De 2015 a 2019 foi membro do conselho consultivo de especialistas da área de investigação ExWoSt “Potencial de pequenas cidades em localizações periféricas”.

Actualmente é membro do conselho consultivo do Reallabor Radbahn em Berlim e membro do conselho consultivo de especialistas do Ministério Federal Alemão dos Transportes sobre a estratégia de transporte público 2030+.

Famel

EXPOSIÇÃO E NOVIDADES

Na quinta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável vão estar patentes mais de 50 expositores, entre marcas automóvel, distribuidores de energia e serviços ligados à mobilidade descarbonizada.

Um buggy eléctrico T3EV, vai ser uma das estrelas da quinta edição do SAHE. O todo-o-terreno de competição, um pequeno monstro alimentado por uma bateria de 400 Kw capaz de performances invulgares, vai estar patente no stand da Galp, onde vai também ser possível disfrutar de consolas de jogos eletrónicos e várias ativações dinâmicas. Este vai ser, certamente, um dos pontos quentes da próxima edição.

Nissan Ariya

Pontos quentes não vão faltar e as novidades não se ficam por aqui. Já estão confirmadas as apresentações do Kia EV6, do Mercedes EQS, do Nissan Ariya e do novo Toyota Mirai. A Ford confirmou igualmente a presença e o realce vai para o Mustang Mach-e, que vai ocupar um lugar de destaque no respetivo stand.

OUTRAS ACÇÕES A NÃO PERDER DE VISTA

Além das várias ações de activação de marca a serem desenvolvidas pelos expositores presentes, destaque ainda para o Test Drive Galp, onde os visitantes poderão ter experiências de condução de veículos eléctricos e electrificados.

Relativamente ao programa dos seminários destaca-se, para esta sexta-feira, às 12h00, “Mobility as a Service – Onde, Como e Porquê?”, por André Dias (CTO gowithflow).

Mustang Mach-e

Às 15h00, “Mobilidade Eléctrica: Uma Visão Global”, com José Couto (presidente da AFIA), Manuel Reis (Conselho Directivo da UVE), Maria Helena Braga (professora Investigadora na FEUP) e Rui Vieira (responsável da área de Mobilidade Eléctrica da Galp), aos quais se junta o moderador Pedro Prata (editor da Green Future automagazine).

Às 16h00, “New Mobility Aspirations”, com Stefan Carsten (Futurista e Urbanista), prosseguindo pelas 17h00 com o painel “O Papel do Hidrogénio no Futuro da Mobilidade – Uma Visão Mundial”. Marc Amblard (Sr Exec & Strategic Advisor on the Mobility Revolution); Diogo Almeida (Hydrogen – Head of Business Development at Galp); Pedro Guedes de Campos (Fuell Cell & Hydrogen Joint Undertaking); Nuno Carvalho (CCO da caetanobus) serão os oradores de serviço, moderados por Nicolau Monteiro (coordenador da Green Future automagazine).

Mustang Mach-e

No sábado, a partir das 11h00, vai estar em destaque o painel “Mobilidade Eléctrica em Portugal”, com Pedro Isidoro (vice-presidente da UVE). À tarde, pelas 15h00, vai ser abordado o tema “Zero emissões – abordagem de equilíbrio”, seminário da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), com Aquiles Pinto, responsável de Relações Públicas da Sociedade Comercial C. Santos.

Às 17h00 terá lugar o painel “O papel das redes sociais para o crescimento da mobilidade eléctrica”, por Jorge Farromba (IT Project Manager na Tap Air Portugal).

Para domingo, último dia do certame, está previsto, para as 11h00, a abordagem sobre o tema “O Carro Eléctrico e a Venda Digital”, por Paulo Figueiredo (director do piscapisca.pt). Às 15h00, terá lugar a “Evolução tecnológica dos veículos híbridos e eléctricos”, por José Pedro (director da caracademy) e, às 17h00, o já anunciado tema “FAMEL, electrificar um ícone”, por Joel Sousa (Re-Founder da FAMEL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *