Pierre Gasly bate concorrência no piso molhado

Piloto francês (Alpha Tauri/Honda) foi o mais rápido da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia, marcada pela chuva e com os níveis de aderência a baixaram em demasia.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Se, ontem, o asfalto estava seco, hoje, quando os pilotos chegaram ao traçado de Istambul encontraram o piso molhado e a chuva a cair, o que levou a direcção da prova a fazer sair o “Safety Car” para dar algumas voltas para perceber o estado de aderência da pista.

Como as condições foram consideradas aceitáveis a sessão começou com muitos pilotos a serem surpreendidos e a não efectuarem piões, com a sessão a ser interrompida, durante alguns minutos, em consequência de uma saída de pista do inglês George Russell (Williams/Mercedes), que, por ter deixado o carro num local perigoso, foi preciso retirar.

Com a paragem da chuva, o passar do tempo e a passagem dos carros o asfalto foi secando e nos derradeiros minutos alguns pilotos passaram a usar pneus “slicks”, mas isso não lhes permitiu desalojar o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) do topo da tabela de tempos, apesar do francês ter feito o tempo com pneus intermédios.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) fez o segundo tempo, apesar de na derradeira volta ter utilizado pneus “slicks”, à frente do seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda).

Os tempos desta sessão de treinos livres são consequência dos momentos e dos pneus que cada um esteve em acção, com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) a só ficar à frente dos dois pilotos da Williams, por ter optado por só ter feito cinco voltas, para poupar o carro, uma vez que tudo aponta para que a qualificação seja feita com o asfalto seco.

Recorde-se que o actual campeão mundial, Lewis Hamilton, foi o mais rápido em ambas as sessões de treinos de sexta-feira para o Grande Prémio da Turquia, mas foi penalizado em dez posições por ter colocado um novo motor de combustão interna no seu W12.

Tempos do treino

PILOTO CARRO MOTOR TREINO
Pierre Gasly Alpha Tauri AT02 Honda 1’30,447″
Max Verstappen Red Bull RB16B Honda 1’30,611″
Sergio Perez Red Bull RB16B Honda 1’30,684″
Carlos Sainz Ferrari SF21 Ferrari 1’31,262″
Charles Leclerc Ferrari SF21 Ferrari 1’31,543″
Fernando Alonso Alpine A521 Renault 1’31,545″
Kimi Raikkonen Alfa Romeo C41 Ferrari 1’31,572″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT02 Honda 1’31,981″
Valtteri Bottas Mercedes W12 Mercedes 1’31,996″
Esteban Ocon Alpine A521 Renault 1’32,089″
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C41 Ferrari 1’32,097″
Sebastian Vettel Aston Martin AMR21 Mercedes 1’32,111″
Mick Schumacher Haas VF-21 Ferrari 1’32,228″
Daniel Ricciardo McLaren MCL35 Mercedes 1’32,270″
Lando Norris McLaren MCL35 Mercedes 1’32,314″
Nikita Mazepin Haas VF-21 Ferrari 1’32,425″
Lance Stroll Aston Martin AMR21 Mercedes 1’33,348″
Lewis Hamilton Mercedes W12 Mercedes 1’33,636″
Nicholas Latifi Williams FW 43B Mercedes 1’35,681″
George Russell Williams FW 43B Mercedes sem tempo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *